Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Muitas pessoas acabam esquecendo-se de que o farol é fundamental para a segurança. Contudo, com algumas discussões que ocorreram há pouco sobre o uso dele, os motoristas passaram a ficar confusos a respeito de quando e como usar a lanterna, o farol baixo e farol alto e entender essa distinção é essencial.
A lanterna é a ferramenta que o veículo tem para que outros o enxerguem e, diferente do que alguns motoristas pensam, isso também é necessário na luz do dia. Para compreender como a lanterna e esses faróis são relevantes, deve-se considerar os dias de neblina: sem eles, como alguém veria os outros veículos.
É claro que os automóveis em si são visualizados na luz do dia. Entretanto, de acordo com o ângulo e com a estrada, o motorista pode ter alguma dificuldade para estabelecer a direção daquele automóvel e também a distância, sendo que a lanterna e os faróis funcionam como guia para que esse condutor oriente-se e não haja acidentes.
O farol alto é indicado para a noite ou então para locais onde não existe iluminação. Existe uma regra de etiqueta para usar o farol alto: se outro condutor vier de frente, é necessário abaixá-lo para não impedir a visão do outro e também não machucar os seus olhos.
Se o motorista para o seu veículo porque algum indivíduo vai entrar, é preciso que ele utilize a lanterna. Assim, os condutores que estão atrás podem desviar. Há outra ocasião em que a lanterna é usada: quando há cerração. É conhecido que a cerração impossibilita a visão e a lanterna mostra se existe outro veículo e permite considerar a distância.
Se o motorista está em algum túnel ou em alguma rua não iluminada (ainda que durante o dia), é indicado que ele use o farol baixo. Contudo, é rotineiro empregar o farol baixo à noite também, inclusive intercalando com o farol alto.
O emprego da luz baixa está relacionado à interação entre os motoristas. É bem comum ver um condutor piscando algumas vezes a sua luz baixa para perguntar se pode passar. Também há condutores que usam a luz baixa para agradecer porque outro condutor permitiu que ele passasse.
O pisca alerta é uma forma de sinalização específica para quando os condutores estão em alguma emergência. Outro emprego do pisca alerta é quando os motoristas desejam avisar que existe algum problema na pista e que, por isso, uma freada repentina pode ocorrer.
Todos esses faróis e lanternas devem estar conservados para que o proprietário comercialize o veículo. Para ajudar, o recomendado é o Despachante Dok, que faz o licenciamento online também.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1