Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Qualquer espécie de furto ou roubo que envolva automóveis é bastante desagradável para os seus proprietários e isso inclui a roubo das placas dos veículos. Afinal, são as placas que promovem a identidade do veículo e elas não devem ser iguais. Ocorreu a perda ou o furto da sua placa? Veja como você pode resolver.
Antes de falar de como o proprietário pode resolver o furto ou a perca da placa, é importante falar do que pode ocorrer. Já que a placa equivale à identidade do veículo, se um criminoso a furta, ele a usará em outro veículo e começará a ter um automóvel com a mesma identidade policial do proprietário.
Assim, qualquer ato criminoso que ocorrer com a placa furtada pode ser cobrado do proprietário do veículo com a placa original.
A situação de furto da placa é um crime e, dessa maneira, é imprescindível que o proprietário realize o boletim de ocorrência. Na realidade, esse é o primeiro ato de um indivíduo que descobre que não encontra a sua placa.
Quando esse proprietário vai realizar o boletim de ocorrência, ele deverá apresentar aos policiais os documentos do seu automóvel e é recomendado apresentar fotos, especialmente do local vazio na lataria, onde a placa estaria.
Estando com o boletim de ocorrência registrado, a polícia saberá que todos os atos que o criminoso realize com aquela placa não têm relação com o proprietário. Uma comodidade para os proprietários de veículos que precisam comunicar que houve o furto ou o roubo da placa é usar a Delegacia Eletrônica.
Importante citar que cada Estado tem uma página eletrônica para que esses boletins de ocorrência ocorram. Se o que ocorreu com a placa foi uma perda, também é fundamental que o boletim de ocorrência seja realizado, já que isso também mostrará à polícia que o proprietário não participa de nenhum ato fora da lei envolvendo o automóvel.
Para que o proprietário consiga uma nova placa, ele precisará ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mostrando alguns documentos específicos, como vistoria original, CRV, pedido da nova placa, CPF, boletim de ocorrência e, se o proprietário possui os restos da sua placa ou então a placa que está avariada. Importante dizer que o proprietário do automóvel precisa falar com o Detran para saber se o pedido de nova placa requer horário marcado.
Além do licenciamento online, solicitar uma nova placa depois do furto ou então do extravio também pode ser realizado pelo despachante. O proprietário do veículo precisa buscar o despachante, como o DOK, com toda a documentação que ele deveria mostrar ao Detran.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1