Guia completo do óleo da caixa de marcha

Por: Matheus Packs

Publicado em 22 de maio de 2024 | Atualizado em 22 de maio de 2024

Capa Artigo Confira tudo sobre o óleo da caixa de marcha no nosso guia completo | DOK

Salve, Motorista! Pouco falado e muito confundido com o óleo do motor, os problemas relacionados ao óleo da caixa de marcha existem e podem ser extremamente caros para consertar. 

Por isso, continue a leitura deste guia e confira tudo o que você precisa saber sobre o óleo da caixa de marcha, Motorista!

Para que serve o óleo da caixa de marcha?

O óleo da caixa de marcha, muitas vezes ignorado, é um componente crucial para o bom funcionamento do seu veículo.

Ele garante a lubrificação adequada das engrenagens e outros componentes internos, prevenindo o desgaste prematuro e garantindo trocas de marchas suaves e precisas.

Suas principais funções são:

  • Lubrificação;
  • Refrigeração;
  • Limpeza;
  • Proteção contra corrosão.

Câmbio manual vs automático: a manutenção do óleo da caixa de marcha é a mesma?

Fundamental em todos os tipos de direção, mas com necessidades que variam conforme cada uma delas, o óleo da caixa de marcha exige cuidados específicos em caso de câmbio automático.

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Confira as principais diferenças de manutenção do óleo da caixa de câmbio em veículos manuais e automáticos na tabela abaixo.

Óleo da caixa de marcha em câmbios automáticos e manuais
Carro manualCarro automático
Precisa trocar o óleo conforme o tempo?NãoSim, a recomendação mais comum dos fabricantes é substituí-lo a cada 5 anos ou mais.
Precisa trocar o óleo conforme a quilometragem?NãoSim, a recomendação mais comum é de troca a cada 50 mil km, em alguns modelos.
Sujeito a vazamentos?SimSim
Precisa checar o nível do óleo com que frequência?Em caso de sintomas de óleo baixo, suspeita de vazamentos e nas revisões periódicas. Em caso de sintomas de óleo baixo, suspeita de vazamentos, nas revisões periódicas. É indispensável a cada 20 mil km.

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Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Sintomas de óleo da caixa de marcha baixo

Tanto em câmbios CVT, automáticos e manuais, os níveis de óleo na caixa de marcha podem baixar devido a vazamentos, causando uma série de problemas que possuem custos de manutenção bastante elevados. 

No entanto, antes da situação ficar crítica, o carro dará uma série de sinais de alerta. 

Confira a lista dos principais sintomas de óleo da caixa de câmbio baixo:

Infográfico sobre principais sintomas de óleo da caixa de câmbio baixo | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Consequências da falta de óleo na caixa de câmbio

Ignorar os sinais e deixar faltar óleo na caixa de marcha, pode trazer uma série de problemas que têm um custo de manutenção bastante alto, Motorista. 

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Confira as principais consequências a seguir:

  • Desgaste prematuro de peças e da caixa de câmbio;
  • Superaquecimento da transmissão;
  • Gripagem da caixa de marcha;
  • Perda de potência;
  • Inoperância da caixa de marcha;
  • Gastos altíssimos com manutenção.

Como ver o nível do óleo da caixa de marcha?

Como a caixa de marcha opera completamente selada, sem contato com gases de combustão ou compressão a altas temperaturas, é necessário levar o seu veículo a uma oficina para verificar os níveis de óleo da caixa de marcha.

Portanto, não há um jeito caseiro confiável para verificar os níveis do óleo de transmissão por conta própria. Você precisará recorrer ao auxílio de centros especializados. 

Quando completar o óleo da caixa de marcha?

Não tem muito segredo, Motorista, só é preciso completar o óleo da transmissão quando ele estiver baixo, o que geralmente só acontece em caso de vazamentos.

Nos carros com câmbio manual, o óleo da caixa de marcha dura a vida toda e só precisa de verificações periódicas para assegurar que está tudo certo no sistema de transmissão. 

Já nos veículos automáticos, além de seguir as recomendações do manual do carro, que geralmente indicam verificar o nível a cada 20 mil km, é preciso estar atento às luzes de  painel relacionadas ao sistema de transmissão do veículo. Confira o guia completo das luzes do painel neste outro artigo.

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Quando e como trocar o óleo da caixa de marcha?

Conforme mencionado anteriormente, em carros manuais não é necessário trocar o óleo da transmissão. No entanto, caso você realmente queira substituí-lo, o carro não será prejudicado por essa escolha.

Já em veículos com transmissão automática, é preciso seguir as recomendações do fabricante descritas no manual do proprietário. A orientação mais comum é de realizar essa troca a cada cerca de 50 mil km rodados. 

Em todos os casos, é preciso procurar mão de obra especializada e capacitada para trocar o óleo da caixa de câmbio, ou até mesmo completá-lo, uma vez que demanda maquinário adequado e é um serviço trabalhoso. Nada de inventar moda tentando trocar em casa se você for inexperiente, viu, Motorista?

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre o óleo da caixa de marcha: funções, diferenças na manutenção do óleo em câmbios automáticos e manuais, como verificar o nível, quando completar, sintomas do óleo de transmissão baixo, como e quando trocar e mais. 

Motorista, se você procura cuidar do seu carro em sua totalidade – e também do seu bolso, evitando multas e dívida ativa –, o ideal é manter a documentação em dia. Para isso, regularize a situação do seu veículo com o DOK e parcele IPVA, multas e licenciamento de maneira prática, fácil e sem burocracias.

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Perguntas frequentes sobre óleo da caixa de marcha

Como saber se o óleo da caixa de marcha está baixo?

Quando o nível de óleo do câmbio está baixo, o carro costuma dar alguns sinais, como vibração no câmbio, arranhões ao engatar a marcha, barulho de grilo, marchas escapando com o carro em movimento, movimento de alavanca durante o arranque.

Quanto tempo dura o óleo da caixa de marcha?

Em carros manuais, o óleo da caixa de marcha dura por toda a vida útil do carro, desde que não haja vazamentos.

O que acontece se faltar óleo na caixa de câmbio?

Se faltar óleo na caixa de marcha, pode acontecer o superaquecimento da transmissão, desgaste prematuro de peças, perda de potência e gripagem da caixa de marcha, que resultam em custos altíssimos de manutenção.

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