Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Salve, Motociclista! Se você é entusiasta do mundo do motociclismo vai adorar saber mais sobre as motos antigas que marcaram história. Continue a leitura e conheça as motocicletas clássicas e inesquecíveis.
Motos antigas são todas as motocicletas que foram fabricadas há mais de 20 anos. Elas também podem ser consideradas clássicas, caso o modelo em questão tenha algo em sua engenharia ou design que marcou a história do motociclismo mundial.
Circular com uma moto antiga pode ser motivo de muito prestígio, afinal, existem muitos colecionadores e amantes de motos por aí, mas também pode ser motivo de muita dor de cabeça.
Por isso, é muito importante lembrar sempre de manter a revisão da sua moto em dia para garantir que ela segure o tranco de rodar por muitos quilômetros e anos pela frente.
Assim como os carros, também é possível ter uma moto placa preta, desde que o veículo possua 80% da sua composição original.
Vale lembrar que a circulação de veículos antigos pelas ruas é livre, desde que devidamente regularizados e emplacados. Por isso, nada de pilotar por aí com moto sem placa, viu, motociclista?
Para verificar a situação da sua motocicleta, basta acessar o site do DOK para consultar a placa e puxar o documento da moto.
As motos são o veículo preferido de muita gente e encantam desde crianças até aqueles que já têm um pouco mais de idade. Afinal, quem curte motociclismo sempre vai continuar tendo a alma indomável da juventude que aspira à liberdade.
Por isso, para trazer um pouco de nostalgia e também adrenalina ao blog do DOK, separamos uma lista com algumas das motos clássicas mais inesquecíveis que já rodaram pelo asfalto. Confira:
Talvez a Honda antiga que mais marcou história no Brasil seja a famosa Sete Galo, apelido carinhoso dado à Honda 750.
Uma curiosidade sobre essa moto é que seu apelido vem do jogo do bicho. Quando desembarcou no Brasil, o número 50 de seu nome – Honda 750 – foi trocado por “Galo”, tal qual esse número é conhecido no jogo de azar, enquanto o sete permaneceu.
Lançada em 1946, a Vespa conquistou o mundo com seu design, praticidade e charme únicos. Ideal para se locomover na cidade com agilidade e para passeios urbanos, a italiana Vespa se tornou um ícone da cultura pop e um símbolo da liberdade.
A Yamaha RD 350, apelidada de “Viúva Negra” em 1998, era conhecida por seu desempenho e visual marcante, com linhas fluidas e um visual que remete às motos esportivas dos anos 70 e 80. Ela foi um sucesso de vendas e deixou saudades entre os fãs de motociclismo.
Hoje em dia, a RD 350 é considerada uma moto clássica e cobiçada por colecionadores.
Uma das pioneiras no segmento de modelos de moto trail, as BMW R da série GS, foram fabricadas entre 1980 e 1996, fazendo história por meio de robustez, tecnologia e capacidade off-road.
A BMW sempre foi pioneira na introdução de novas tecnologias em suas motocicletas, desde o motor boxer bicilíndrico até o sistema ABS e o controle de tração e amplia as fronteiras do motociclismo até hoje.
Falar de uma clássica e inesquecível Suzuki é, com certeza, falar da Hayabusa.
A Suzuki Hayabusa, também conhecida como GSX-1300R, foi lançada em 1999 com tecnologia de ponta e diversos recursos inovadores, se tornando a moto mais rápida do mundo ao ser a primeira a ultrapassar os 300km/h, chegando a impressionantes 312km/h.
Considerada uma lenda do motociclismo, a Hayabusa impressiona por sua potência e velocidade até os dias de hoje.
As motocicletas Harley-Davidson definem todo um estilo de vida. Com seu design clássico norte-americano, elas conquistam o coração de quem esbanja rebeldia e irreverência na busca pela liberdade. Conheça abaixo duas versões clássicas e inesquecíveis da custom:
Lançada em 1990, a Harley-Davidson Fat Boy do “Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” é uma moto antiga e icônica que se tornou um símbolo cultural após sua aparição no filme de 1991.
Com motor V-Twin Evolution de 1340cc e transmissão manual de 5 velocidades, a moto rugia como um verdadeiro leão pelas estradas.
A Harley-Davidson FLH Electra Glide 1976 de Elvis Presley é uma das motocicletas mais famosas da história. Elvis comprou a moto em 1976, um ano antes de sua morte, e a personalizou com detalhes únicos que a tornaram ainda mais especial.
A Electra Glide em questão fez parte da primeira geração de motos com partida elétrica, contava com um motor V-Twin Evolution de 1340cc e transmissão manual de 4 velocidades.
Independentemente da versão, as Lambretas antigas são apreciadas por colecionadores e entusiastas do mundo todo por sua beleza, história e estilo único.
No entanto, um dos modelos mais vendidos da marca foi a Lambretta Li 125/150. Conhecida por sua confiabilidade e robustez, foi uma das primeiras motocicletas italianas, lançada em 1950, e se tornou um ícone da marca.
Outra Lambreta extremamente popular, foi a Lambretta LD 150. Ideal para uso urbano, esse era um modelo mais simples e econômico e se tornou popular entre o público jovem.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Sonho de muitos entusiastas, pesadelo de outros, ter uma moto antiga é algo que divide opiniões e reúne prós e contras. Confira a tabela de vantagens e desvantagens de ter uma moto clássica:
Motocicleta antiga: vale a pena ter a sua? | |
Prós | Contras |
Estilo, charme e originalidade do veículo. | Nem sempre é possível encontrar peças originais para reposição, o que pode afetar a originalidade da moto. |
Muitas motos antigas são modelos raros e difíceis de encontrar, o que as torna exclusivas e especiais. | As motos antigas geralmente têm um desempenho inferior ao das motos modernas. |
Exemplares raros e bem conservados podem ter um valor significativo no mercado de colecionadores. Por isso, pode ser um bom investimento. | As motos antigas geralmente consomem mais combustível. |
Experiência de pilotagem mais pura e mecânica. | Geralmente, são menos confortáveis do que as motos mais novas. Podem ter assentos menos confortáveis, suspensão menos eficiente e ergonomia menos adequada. |
Por serem mais mecânicas e menos tecnológicas, as motos antigas geralmente são mais fáceis de consertar do que as motos modernas. | Podem ser menos seguras do que as motos modernas, pois geralmente não possuem os mesmos recursos de segurança. |
Clássico, vintage e retrô. Termos que vira e mexe sempre escutamos por aí. Mas, afinal, você sabe a diferença entre eles? E quando se trata de motos, saberia diferenciar cada estilo?
Chegou o momento de acabar de vez com todas as suas dúvidas. Confira na tabela o que significa cada um desses conceitos no universo do motociclismo:
Diferenças entre motos antigas | |||
Moto Clássica | Moto Vintage | Moto Retrô | |
Definição | Fabricada há mais de 20 anos (e menos de 80 anos), sendo considerada um marco histórico por seu design, tecnologia ou desempenho. | Inspirada em modelos clássicos, mas fabricada recentemente. | Estilo que reinterpreta elementos de design de diferentes épocas. |
Características | • Design original e autêntico da época em que foi fabricada; • Tecnologia e componentes originais da época; • Valorização ao longo do tempo, item de colecionador. | • Design que imita modelos clássicos, mas com tecnologia e componentes modernos; • Peças e acessórios novos com estética vintage; • Opção mais acessível do que uma moto clássica original. | • Combina elementos clássicos e modernos em um design único; • Tecnologia e componentes modernos com estética retrô; • Tendência moderna que busca mesclar nostalgia com inovação. |
Exemplos | Harley-Davidson Shovelhead (1966-1984), Honda CB750 (1969-1978) | Royal Enfield Classic 350, Yamaha SR400. | BMW R nineT, Triumph Speed Twin |
Além disso, é bastante comum que motociclistas customizem motos modernas para dar a elas um ar vintage ou retrô. Acessórios de moto como baús, alforjes e até mesmo capacetes personalizados ou guidões diferenciados, também são recursos bastante usados pelos pilotos a fim de conquistar mais personalidade e um toque clássico às suas motos.
As motos antigas clássicas e inesquecíveis representam muito mais do que simples meios de transporte. Elas são símbolos de uma época, de uma cultura e de um estilo de vida. São máquinas que marcaram a história e que continuam a inspirar e a emocionar pessoas de todas as idades.
Ao longo deste artigo, exploramos a história e as características de algumas das motos antigas mais famosas no motociclismo, bem como diferenças entre modelos de moto clássicos, vintage e retrô, além das vantagens e desvantagens de possuir uma máquina dessa antiga.
Vale destacar que o DOK é o parceiro ideal para regularizar a situação da sua moto, seja nova ou antiga, uma vez que oferece pagamento e parcelamento de multas, IPVA, licenciamento, Dívida Ativa e outros débitos veiculares de forma prática, fácil e livre de burocracias. Acesse o site do DOK e redescubra a tranquilidade.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: original motos, motocicleta anos 60
A primeira moto lançada no mundo foi a Daimler Reitwagen, em 1885, inventada por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.
As motos foram criadas em 1885, com a invenção da Daimler Reitwagen por Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. A Daimler Reitwagen não tinha assento, o piloto precisava se segurar em um guidão e correr ao lado da moto para fazê-la funcionar.
A primeira moto vendida no Brasil foi a Peugeot Type A, um modelo simples com motor monocilíndrico de 115cc, em 1897. Já a primeira motocicleta totalmente fabricada no Brasil foi a Monark em 1951.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1