IPVA
Golpe do IPVA: saiba como identificar e evitar fraudes!
Salve, Motorista! Você sabia que existem pessoas aplicando golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)? […]
Salve, motorista! Você sabe como funciona o sistema de marchas de um carro? Este artigo é para te ensinar o uso correto e as funcionalidades.
Afinal, esse é um assunto que poder trazer muitas confusões e dúvidas, e por isso fizemos da maneira mais simples e fácil para que você saia entendendo como funciona uma marcha de carro.
Em resumo, pode-se dizer que a marcha é o que mantém o carro no equilíbrio entre a velocidade e a força que o motor precisa fazer para manter o veículo em movimento.
As marchas são reguladas pelo câmbio do carro, e por meio dele, o motorista determina em qual potência o automóvel vai andar. Dessa maneira, o motor é “comunicado” sobre o quanto precisa se esforçar no trajeto que está percorrendo.
O sistema de câmbio, responsável pelas marchas, tem início na parte interna do carro, ao lado do motorista, sendo uma espécie de alavanca formada por um conjunto de embreagens (de 5 a 7) que desse modo, regulam a potência que o motor mandará para as rodas durante o trajeto.
Ou seja, quanto maior a marcha, menos o motor se esforça, mantendo o trabalho no desgaste das rodas.
Além do câmbio, o sistema é formado pela caixa de transferência e de câmbio, também conhecida como caixa de marcha, a qual é responsável por estabilizar e transmitir os comandos.
De antemão, é de saber geral que os carros populares manuais têm cinco marchas. Mas, nos últimos anos, os carros com seis marchas estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil.
Além disso, é possível encontrar modelos com câmbios de até nove marchas no mercado, os quais não são comuns, mas também falaremos sobre eles para que você possa entender como funcionam. Por fim, um outro modelo diferente é o câmbio CVT, que não possui um número fixo de marchas.
Normalmente, os carros têm cinco principais comandos que se dividem em: marcha baixa (1-3) e marcha alta (4-5).
Os nomes já indicam que, nas “baixas”, o veículo precisa de pouca potência (baixa velocidade) e, nas altas, um desempenho maior (maior velocidade).
Existem modelos com mais de cinco marchas, mas são casos especiais e que vamos comentar separadamente nos trechos a seguir. Acompanhe!
A primeira marcha é utilizada para “esquentar” o carro. Então, para colocar o carro em movimento, essa é a marcha que será usada. Por se tratar de uma marcha de força, pode ser utilizada em subidas dependendo da necessidade.
A segunda marcha também é de força, mas sua resistência à velocidade é maior, chegando até 40km/h. Geralmente usada em ladeira, engarrafamentos e congestionamentos de fila lenta.
Esta é a mais utilizada no trânsito urbano, quando a velocidade máxima é entre 50km/h, a transferência acontece quando o carro começa a ganhar velocidade. E é a marcha mais fácil de controlar, pois o carro fica mais pesado e relativamente rápido.
Esta é a primeira marcha considerada alta, pois é mais pesada do que as anteriores por ser de velocidade. Dessa maneira, é possível usá-la até atingir 60 km/h.
A quinta marcha é a mais alta nos carros convencionais, normalmente utilizada em estradas e rodovias, porque se a velocidade for menor que 60 km/h, ela faz com que o carro perca a potência.
Os carros de seis marchas estão cada vez mais populares. Dessa forma, os modelos de entrada já começaram a vir de fábrica com essa novidade.
E o aumento das marchas só traz benefícios ao consumidor final, diminuindo os ruídos dos motores, afinal, ele fará menos esforço para colocar o carro em movimento, o que leva a redução no consumo de gasolina.
Com o preço do combustível, os gastos estão aumentando, não é? Pensando nisso, separamos para você um artigo para ajudar a economizar gasolina.
Tal como os novos carros de seis marchas, os de sete são um passo a mais na inovação veicular. Abaixo, separamos alguns modelos de carros de sete marchas automáticas:
Esses carros têm um valor consideravelmente alto na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Portanto, se você se interessa por algum modelo, recomendamos que leia nosso artigo sobre carros seminovos ou usados.
Sempre que uma novidade chega no mercado, o custo de manutenção tende a ser mais alto, por isso, os modelos mais comuns costumam não implementá-la. Assim, continuam com os produtos tradicionais.
O câmbio de nove marchas (automáticas) é um sistema produzido pela multinacional alemã, ZF. O modelo ZF 9HP48, está presente em alguns carros bem conhecidos, como os da Honda (Civic 2014/2015), Fiat Toro, Doblo e entre outros.
Como citado acima, o aumento nas marchas contribui para a economia de gasolina, mas você sabe “quais são os carros mais econômicos?”. Se a resposta é não, então segue o link e confira aqui.
A única que está presente em todos os tipos de câmbio (automático e manual) é a marcha ré, isto é, como o próprio nome diz, utilizada somente para fazer com que o carro ande para trás.
Ela também não tem um lugar padrão como as demais. Com isso, a posição da marcha ré no câmbio pode variar conforme o fabricante.
Para trocar a marcha, o condutor vai precisar tirar o pé direito do acelerador, pisar com o pé esquerdo na embreagem até o fundo, engatar a marcha escolhida e puxar na direção indicada. Confira, a seguir, todas as etapas:
Pode parecer um pouco confuso. Por isso, confira a imagem a seguir, para visualizar todas as etapas citadas:
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
O modelo automático chegou para facilitar a vida dos motoristas. Desse modo, esse estilo de câmbio dispensa a necessidade de trocar de marcha, pois ele troca sozinho. Muito legal, não é?
O processo interno do câmbio foi fabricado para que o próprio veículo regule a necessidade de torque e velocidade e faça a mudança automática da marcha.
Mesmo com toda a facilidade da marcha automática, será preciso mexer nela em alguns momentos, como:
A resposta é sim, os carros elétricos possuem câmbio, mas seu sistema é diferente. A marcha no carro elétrico é mais semelhante ao do automático em aparência.
Entretanto, a troca não é necessária ao mudar a velocidade do carro, o motor é ligado direto ao eixo diferencial. Assim, quando o motorista acelera, as rodas também trabalham.
A estrutura é muito semelhante ao câmbio automático e também é formado por, drive, neutro e ré, como mostrado na imagem abaixo.
Os carros sem embreagem ou carros sem marcha têm ocupado cada vez mais o espaço nas fabricantes automobilísticas, então cada uma tem pelo menos um carro com essa característica.
Alguns dos carros sem marcha mais vendidos em 2022:
Os carros com esse diferencial exigem um investimento maior para sua aquisição, mas costumam ter uma frequência de manutenção menor em relação aos tradicionais de câmbio manual. Então, esse é um ponto a ser analisado antes de comprar um veículo.
E como o tema deste artigo é sobre marcha de carros, você sabia que transitar em ré é uma infração grave com multa no valor de R$195,23, conforme o Código de trânsito brasileiro (CTB)?
Portanto, se você acha que levou multa por andar em marcha ré, faça uma consulta com o DOK Despachante. Para isso, basta seguir o tutorial abaixo:
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Depois de conhecer um pouco mais a fundo sobre o que é marcha de carro e suas peculiaridades, concluímos que o mercado vem trazendo ainda mais conforto para os motoristas, ao otimizar esse mecanismo essencial.
Afinal, até os mais modernos automóveis elétricos contam com as marchas para funcionar, mesmo que não seja preciso trocá-las manualmente.
A tendência para os próximos anos é que o ato de dirigir se torne ainda mais prazeroso aos condutores. Sendo assim, as fabricantes estão buscando a melhor experiência possível aos seus consumidores.
Não só os fabricantes de veículos estão buscando inovar neste setor, como os prestadores de serviços veiculares também, como o DOK, que é o primeiro despachante online do Brasil, e ainda oferece diversas formas de pagamento como o parcelamento de multas, licenciamento e IPVA em até 12x.
Portanto, o DOK é tecnológico e rápido, o DOK é on!
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Para descer ladeiras, é aconselhado utilizar a primeira e a segunda marcha, mas vai depender do ângulo na aldeia. Dessa forma, o motorista avaliará qual das duas será mais eficiente.
Primeira marcha: até 20km; segunda marcha: 30km; terceira marcha: até 40 km; quarta marcha: até 60 km; quinta marcha: até 100 km (dependendo do modelo do carro).
A marcha do carro é o conjunto de embreagens que regulam a velocidade e potência do carro.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
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