Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Salve, Motorista! Você é daqueles condutores que sempre busca economizar na hora de abastecer o veículo e se pergunta: etanol vale mesmo a pena?
Para te ajudar a saber tudo sobre esse combustível, suas vantagens e desvantagens, trouxemos os principais tópicos relacionados ao tema, incluindo a fórmula do etanol, como é feita a combustão e se essa opção realmente compensa.
Quer saber todos os detalhes sobre o combustível etanol? Então, acompanhe este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Quando você vai ao posto abastecer o veículo, com certeza, já viu a opção “etanol” na bomba e, provavelmente, também já abasteceu o veículo com álcool. Mas, você sabe o que é esse combustível e como ele funciona?
O etanol é um tipo de álcool produzido a partir de plantas, principalmente da cana-de-açúcar aqui no Brasil. Esse combustível é considerado um biocombustível, ou seja, renovável que não vem do petróleo.
Conforme dito anteriormente, o etanol é produzido a partir de plantas, principalmente da cana-de-açúcar. E, para sua elaboração, há um processo feito em quatro principais etapas:
A princípio, existem dois tipos de combustível, um deles é o etanol hidratado (opção mais utilizada em veículos leves). Existe ainda o anidro, usado na composição da gasolina. Veja, a seguir, a principais características de cada um:
O etanol hidratado é um combustível produzido a partir da cana-de-açúcar, misturado com água para reduzir o seu teor alcoólico para 95%. Essa mistura é chamada de gasolina E25.
Além disso, o etanol hidratado é o tipo mais comum de etanol combustível no Brasil. Ele é usado para o abastecimento de carros, motos e outros veículos leves.
Já o etanol anidro não é misturado com água, sendo usado como aditivo da gasolina para melhorar sua octanagem e reduzir a emissão de poluentes.
Desse modo, seu teor alcoólico é maior: 99%, sendo mais puro em comparação ao hidratado.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Sim, o etanol é um combustível renovável. Isso significa que ele é produzido a partir de recursos naturais que podem ser replantados ou reflorestados, como é o caso da cana-de-açúcar.
A fórmula química do etanol é C2H6O. Isso significa que o composto é formado por dois átomos de carbono (C), seis átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O).
O etanol tem características tanto polares quanto apolares, decorrente de sua estrutura molecular. A presença do grupo hidroxila (-OH) em sua molécula confere propriedades polares à substância, o que significa que ela pode interagir com outras matérias que tenham essa mesma característica, como a água.
No entanto, a cadeia de carbono e hidrogênio na molécula do etanol é não polar. Isso implica que o etanol também pode interagir com substâncias apolares, como óleos e gorduras.
A combustão do etanol é um processo que acontece quando esse combustível entra em contato com o oxigênio. Esse fenômeno é uma reação química exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor, dando início à combustão.
Mas para a combustão acontecer, é necessário que a temperatura do combustível esteja acima do ponto de ignição que, no caso do etanol, é de 13 °C.
A decisão entre etanol e gasolina depende principalmente do preço desses combustíveis. E para saber qual opção é mais vantajosa no momento, basta fazer um cálculo simples.
Divida o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado for menor ou igual a 0,7, o etanol é a melhor escolha para o seu bolso! Veja um exemplo abaixo:
Preço da gasolina | Preço do etanol |
R$ 7 o litro | R$ 5 o litro |
Cálculo | |
5,00 (preço do etanol) ÷ 7,00 (valor da gasolina) = 0,71 |
Como 0,71 é um pouco maior que 0,7, nesse caso, a gasolina seria mais vantajosa na hora de abastecer.
Alguns carros, inclusive econômicos, são mais eficientes com etanol do que com gasolina. Isso significa que eles conseguem percorrer mais distância com a mesma quantidade de combustível.
Se você dirige em velocidades mais altas ou em trânsito pesado, o etanol pode não ser a melhor opção.
Isso porque esse tipo de combustível tem um menor poder calorífico do que a gasolina, o que significa que ele gera menos energia por unidade de volume.
Em algumas situações, é possível misturar gasolina com etanol, como os veículos flex, feitos para abastecer com ambos os combustíveis (desde que a quantidade esteja dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante).
Vale lembrar que, em sua composição original, a gasolina comum também já apresenta uma pequena quantidade de álcool adicionado. E, no caso dos carros flex, essa mistura pode ser de até 27% de etanol.
Ao ultrapassar a porcentagem indicada, o desempenho do combustível pode ser afetado, podendo até mesmo prejudicar o funcionamento do motor do veículo.
Motorista, como você pôde perceber, o etanol é um biocombustível derivado principalmente da cana-de-açúcar, representando uma fonte renovável em contraste com combustíveis fósseis.
A escolha entre etanol e gasolina depende dos preços, sendo vantajoso o etanol quando seu valor é até 70% do preço da gasolina. Veículos flex permitem a mistura, mas ultrapassar os limites pode afetar o desempenho e prejudicar o motor.
Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn. Acesse também o site do DOK.
Tags: álcool combustível, esalq etanol, etanol preço, densidade do alcool, alcool etanol, etanol de segunda geração, por que o etanol é miscível em água
O etanol é um biocombustível obtido de fontes vegetais, usado como combustível automotivo devido a suas propriedades energéticas e renováveis.
O etanol é um biocombustível derivado da cana-de-açúcar.
Na prática, não há diferença, pois ambos referem-se ao mesmo composto químico (C2H6O).
Em geral, o etanol é mais vantajoso em termos de custo quando seu preço é até 70% do valor da gasolina.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1