Dívida Ativa
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Sabemos que o valor de um seguro pode pesar no bolso, mas já ouviu falar da franquia reduzida de seguro automotivo? Optar por esse tipo de franquia é uma boa saída para quem quer garantir a segurança do veículo e ter um amparo caso ocorra um sinistro, mas não tem muita verba para investir em um seguro auto.
Porém, é importante estudar bem as propostas, pois uma franquia com valor menor pode cobrir menos sinistros do que uma franquia com valor normal.
É sabido que existem alguns processos essenciais para contratar o melhor seguro para carros. O principal é se certificar que a seguradora está devidamente cadastrada na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.
No infográfico abaixo, listamos mais algumas dicas para contratar um seguro auto. Confira:
Para entender tudo sobre a franquia reduzida de seguro, continue lendo o texto até o final!
Antes de entrarmos no assunto de franquia reduzida, é preciso entender o que é a franquia de seguro auto.
A franquia é o valor acordado entre o proprietário do automóvel e a seguradora, que deve ser pago caso o automóvel se envolva em um sinistro.
Ou seja, se um veículo se envolver em uma batida leve, é necessário entrar em contato com a seguradora e pagar o valor da franquia para que, então, o veículo tenha os danos reparados.
Se o valor do prejuízo for igual ou inferior à franquia estabelecida na apólice, o segurado será responsável por pagar a totalidade dos danos.
Já, se o valor do prejuízo for superior à franquia, a seguradora arcará com o valor excedente, até o limite máximo da cobertura contratada.
Por exemplo, suponha que o segurado tenha uma franquia de R$ 1.500 em seu seguro auto e sofra um sinistro com danos de R$ 5.000. Nesse caso, a seguradora será responsável por indenizar o segurado em R$ 3.500 (R$ 5.000 – R$ 1.500).
A franquia tem a finalidade de evitar acionamentos desnecessários do seguro para pequenos prejuízos, além de incentivar os segurados a dirigirem com prudência, uma vez que quanto menor a frequência de sinistros, menores tendem a ser os valores dos prêmios.
Existem quatro diferentes tipos de franquias de automóvel, basicamente o que muda de um tipo para o outro é o valor cobrado quando um veículo sofre um sinistro.
Sendo assim, para saber qual é o melhor tipo de franquia para você, o mais recomendado é entrar em contato com um profissional da área de seguros.
Os tipos de franquia são:
Procurando mais informações sobre seguro e franquia? Caso deseje saber mais sobre seguro automotivo confira os artigos abaixo:
Como citado anteriormente, a franquia reduzida é uma ótima maneira de proteger o veículo sem apertar o bolso, isso porque é possível reduzir o custo da contratação do seguro em até 50%, em relação ao modelo comum.
Não existe um valor fixo para a franquia, ele é estipulado na apólice do seguro no momento da contratação, e é determinado pela seguradora conforme o perfil do condutor e modelo do carro.
Nesse caso, o prêmio do seguro é um pouco mais caro e a franquia mais barata. Ou seja, você paga mais pelo valor da apólice em troca de um conserto do carro mais em conta.
A franquia reduzida funciona basicamente da mesma forma que uma franquia normal, o que muda é o valor que o segurado irá pagar e o valor do prêmio.
Sendo assim, se a franquia normal do seu seguro é de R$ 1.000,00, caso ocorra um acidente em que o veículo sofreu perda parcial e os reparos ficariam em R$4.000, você arca com R$1.000 e a seguradora com R$3.000.
No entanto, se você contratou a franquia reduzida, o valor da sua participação obrigatória nos custos do conserto pode cair para metade. Nesse caso, você arcaria com R$500 e a seguradora R$3.500.
Esse tipo de franquia é recomendado para condutores inexperientes, com pouco tempo de carteira de habilitação, e também para aqueles que correm altos riscos de envolvimento em sinistros.
Algumas vantagens da franquia reduzida são:
Existem dois tipos de indenização de seguro de carros, podendo ser classificadas como integral ou parcial, o que difere uma da outra é o grau de sinistro que o veículo se envolveu.
Por exemplo, quando um sinistro resulta em danos no veículo cujo os reparos sejam maiores que o números pago pela franquia, a indenização será parcial. Isto é válido desde que o prejuízo não ultrapasse 75% do valor do automóvel.
Ao acionar a indenização parcial, o proprietário pode escolher entre fazer os reparos em um mecânico credenciado ou de sua escolha. Todavia, é sempre recomendado que os reparos sejam feitos nas oficinas credenciadas.
Já a indenização integral ocorre quando o prejuízo causado pelo sinistro ultrapassa 75% do valor do veículo, isso pode acontecer em um roubo ou furto ou até mesmo em uma colisão grave em que o veículo tenha perda total.
Nesses casos, o segurado deve receber o valor total do veículo de acordo com a tabela FIPE no mês que ocorreu o sinistro. O prazo para o pagamento é de 30 dias a partir da data em que o proprietário entregar os documentos solicitados pela seguradora no processo.
Antes de tomar decisões, é importante compreender como funciona o seguro auto, analisar as opções disponíveis, comparar cotações e entender os detalhes das coberturas antes de escolher o seguro ideal para suas necessidades.
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Caso uma seguradora recuse o seguro ao veículo, o melhor a se fazer é buscar outra seguradora que esteja disposta a prestar o serviço. Se o seguro continuar a ser negado, é preciso tentar entender o motivo da recusa.
A apólice é um documento emitido quando você contrata os serviços de uma seguradora para proteger algum bem, ou seja, o contrato.
Existem vários, mas os tipos mais comuns são: seguro DPVAT (obrigatório); seguro de cobertura básica; contra roubos e furtos; seguro RCF e contra desastres naturais. Para entender melhor leia: Seguro auto: tudo o que você precisa saber!
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
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