Case DOK: Vencedor do Prêmio Reclame AQUI 2023 com mais de 30 mil votos

Por: Redator DOK

Publicado em 29 de dezembro de 2023 | Atualizado em 04 de setembro de 2024

Capa Artigo Case DOK Vencedor do Prêmio Reclame AQUI com 30 mil votos | DOK
banner da campanha "comece 2025 sem débitos" que oferece desconto de 30% para pagar débitos veiculares de 10 a 12x | DOK

Salve, Motorista! Sabia que o DOK foi um dos vencedores do Prêmio Reclame AQUI 2023? Esta é a primeira indicação e vitória na história da empresa, que conquistou mais de 30 mil votos populares! 

No mês em que o DOK completa 17 anos, essa conquista veio para reafirmar ainda mais a história que a empresa está construindo no mercado e estabelecê-la como um grande case de sucesso.  

Se você quer conhecer um pouco mais sobre nossa história e como foi a jornada para vencer o prêmio, então continue a leitura! 

As origens do DOK

Motorista, a trajetória do DOK iniciou-se faz um bom tempo! Para ser específico, há 17 anos, quando a internet ainda dava seus primeiros passos aqui no Brasil. 

Gostou do que viu sobre o DOK?

Tudo começou em 2006, quando Beth Pontes, que trabalhou a vida toda com despachantes, decidiu começar o seu próprio negócio. Então, em um pequeno imóvel alugado em Sorocaba, interior de São Paulo, o DOK nasceu. 

Nos anos seguintes, o despachante lutou muito para conseguir espaço no mercado e se destacar dos concorrentes. Até que, em 2011, Gregory Packs, filho de Beth e atual CEO da empresa, idealizou e desenvolveu um sistema online para consultas de débitos veiculares. 

Já estabelecido de maneira totalmente digital, após 2019, durante a pandemia de COVID-19, o negócio cresceu de forma exponencial. Os serviços online otimizados do DOK foram essenciais para todos os motoristas que não podiam sair de casa devido ao isolamento social. 

Hoje, o DOK também é corretor de seguros e possui até seu próprio aplicativo para celular. Além disso, o pioneiro dos despachantes online investiu no seu atendimento ao cliente e é vencedor da categoria “Serviços Online” no Prêmio Reclame AQUI, a maior premiação de reputação do Brasil. 


Saiba mais sobre as novidades do DOK

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Jornada do DOK até o Prêmio Reclame AQUI 2023

Apesar de reconhecer a sua importância, até o ano passado, o DOK não tinha um foco muito grande no Reclame AQUI. Porém, tudo mudou quando a empresa montou uma força-tarefa dedicada exclusivamente a atender as reinvindicações nas redes sociais e outras plataformas.  

“Eu sempre fui usuário do Reclame Aqui e gosto bastante de como ele me ajuda a resolver problemas pessoais. Porém, para ter certeza de que ele também é importante para os nossos clientes, fizemos uma pesquisa e então conseguimos confirmar isso.”

— Alexandre Queiroz, Gestor de Marketing.

Nessa época, Luana Gomes, atual Gestora de Customer Experience (CX), assumiu a liderança do time e decidiu investir no site do Reclame AQUI. Com a equipe pesquisando, conversando, ouvindo e analisando os clientes, o resultado não poderia ser melhor. 

Em dezembro de 2022, a nota do DOK na plataforma era de 8.3/10 e, hoje, um ano depois, já chegou em 9.3/10. Além disso, a empresa recebeu o Selo RA1000, distribuído para aqueles que possuem excelentes índices de atendimento.  

Em 2023, em uma surpresa muito positiva, o DOK foi indicado no Prêmio Reclame AQUI. Em sua estreia na premiação, venceu na categoria “Serviços Online” com mais de 30 mil votos populares e cerca de 60 mil pontos na competição, o dobro do segundo colocado. 

“A nossa primeira conquista foi a indicação; era algo que a gente nunca tinha conseguido! […] E depois deu tudo certo, ganhamos dois troféus, o de indicados e o de vencedores!”

— Luana Gomes, Gestora de CX.

A importância de Customer Experience

Motorista, você sabe o que é Customer Experience (CX)? Trata-se de um conjunto de ações que visa melhorar a percepção de uma empresa e estreitar a relação com os consumidores. É um passo além do atendimento ao cliente, já que abrange toda a jornada do usuário, do pré ao pós-venda. 

No DOK, há um time inteiro dedicado à CX! Como já mencionado, essa divisão surgiu após ser percebido o enorme potencial para melhorar processos internos com base no que os clientes tinham a dizer, seja elogios, feedbacks, reclamações, etc. 

“Devido ao feedback dos usuários e à coleta que a Luana fez dessas informações, tivemos uma boa base para nos aperfeiçoarmos.”

— Gregory Packs, diretor executivo do DOK.

Todo o trabalho do time de CX nos últimos 12 meses foi recompensado com a vitória no Prêmio Reclame AQUI 2023. O resultado obtido na campanha foi expressivo, com mais de 30 mil votos orgânicos vindos de redes sociais, site e blog, e 60 mil pontos, mais que o dobro do segundo colocado, que terminou com 29 mil pontos. 

Considerando o histórico da premiação, a conquista na primeira indicação também é impressionante. Há grandes nomes do mercado que concorrem ao prêmio há anos e sonham com a estatueta dada aos vencedores.  

“Foi muito marcante para mim; é algo que eu sempre quis desde que entrei no DOK! Eu sempre quis participar dessa premiação e ser reconhecida de alguma forma pelo meu trabalho!”, comentou Luana Gomes, Gestora de CX. 

“Era um sonho distante que ficou muito próximo. Atingimos uma marca histórica em questão de votos, e quando recebi o prêmio até chorei! Trazer essa conquista para a empresa foi muito importante!”

— Luana Gomes, Gestora de CX. 

Vetor sobre a jornada do DOK até o Prêmio Reclame AQUI 2023 | DOK
Vetor elaborado por Bruna Florentino | DOK

O futuro do DOK

Pode ficar animado para o futuro, Motorista! O DOK tem muitos planos e projetos que ainda vão surpreender seus consumidores. Para começar, o despachante online já se inscreveu para o Prêmio Reclame AQUI de 2024 em mais categorias. 

“Os planos para o futuro são que, cada vez mais, a gente consiga fazer o usuário ter a melhor experiência possível, sendo ouvido quando necessário e tendo prazer em consumir os nossos serviços”

— Matheus Packs, diretor financeiro do DOK. 

Além disso, o DOK pretende expandir-se por todo o país. Hoje, a empresa tem foco em alguns estados, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, e está trabalhando em otimizações para Minas Gerais e Rio Grande do Sul. 

Conclusão

Motorista, nesta matéria, você conheceu um pouco sobre a nossa jornada e evolução nos últimos 17 anos. Também viu sobre o Prêmio Reclame AQUI 2023 e como o time de Customer Experience desempenhou um papel imprescindível para sua conquista. 

Hoje, o DOK pode ser absolutamente considerado um case de sucesso. Por isso, procuramos sempre entender os nossos clientes, de modo que tenham uma ótima experiência consumindo um produto que já é de excelência. 

Gostou do conteúdo? Conheça o nosso blog, temos muitos outros artigos para tirar todas as suas dúvidas! Também confira as nossas redes sociais, estamos no InstagramFacebookYouTubeTikTok e LinkedIn.

Tags: dok despachante é confiavel, dok despachante reclame aqui, dok despachante é seguro, prêmio reclame aqui votação


Perguntas frequentes sobre o DOK

O que é DOK Despachante?

O DOK é o primeiro despachante online do Brasil. Quando o assunto é documentação veicular, a empresa é autoridade na prestação de serviços e satisfação. Recentemente, o DOK foi um dos ganhadores do Prêmio Reclame AQUI 2023.

O site DOK Despachante é seguro?

O DOK é um parceiro credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que atua no mercado de despachantes há mais de 17 anos. Apenas em São Paulo, já atendeu mais de 200 mil motoristas.



Posts relacionados