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SUSEP corretores: como encontrar uma corretora de seguro confiável
Salve, Motorista! Buscar um seguro confiável e adequado às suas necessidades pode ser um desafio, não é mesmo? Afinal, com […]
Salve, Motorista! O tempo todo estamos sujeitos a imprevistos, e para evitá-los, usamos a análise de risco, mesmo que de forma inconsciente. Assim, calculamos o melhor trajeto, evitamos perdas e conseguimos mais rápido o que precisamos.
Da mesma maneira, a análise de riscos é indispensável para manter a organização e o funcionamento dos setores de uma empresa em que é possível prever e evitar problemas de diversas origens.
No DOK, o sistema de análise de riscos está diretamente ligado às transações financeiras, garantindo a transparência dos pagamentos e segurança dos nossos clientes. Confira, a seguir, como o DOK trabalha para a segurança dos dados e da empresa.
A análise de riscos consiste em identificar e calcular os riscos envolvidos no negócio, a fim de evitar desvios de um plano já elaborado.
Por exemplo, se a empresa quiser mudar sua comunicação interna, corre o risco de não ser bem aceita pelos funcionários ou então ser mal interpretada.
Isso também vale para o lançamento de um novo produto, em que existe o risco de não ser bem aceito pelos clientes por causa do modelo, cor ou funcionalidade.
A partir dessas análises, a empresa poderá criar estratégias conforme o nível do risco identificado:
Os riscos estão presentes em todos os momentos e nenhuma organização está imune de imprevistos.
Portanto, toda empresa que deseja manter seu crescimento e reputação positiva, precisa se precaver dos riscos para poder agir com inteligência.
Em algumas áreas, a análise de riscos é obrigatória por lei, como na área da saúde e em indústrias. Nos demais setores, cabe a cada estabelecimento estudar e identificar os perigos dentro do seu mercado de atuação e em seus setores internos. São alguns exemplos:
Aqui no DOK, manter a transparência com os dados do cliente e a segurança durante todas as etapas das transações é a nossa prioridade.
A classificação dos riscos no setor financeiro nos ajuda a melhorar o atendimento e faz com que as solicitações sejam resolvidas com mais agilidade, pois já temos as ferramentas para prever e corrigir erros de várias origens.
No baixo nível de risco, estão as transações mais simples. Ao consultar a veracidade dos dados informados durante a solicitação do serviço, é possível identificar se as informações estão corretas para dar continuidade aos processos.
No risco de nível médio, o cliente já cadastrado pode apresentar algum problema quanto a autorização de algum pagamento, mesmo tendo informado todos os dados corretamente.
Para que seja autorizado o processo, são feitas reanálises em busca de possíveis erros e o cliente é contatado para ficar ciente sobre tudo o que acontece com a sua solicitação.
O nível alto de risco acontece quando o sistema nega todas as etapas anteriores. Neste caso, as chances de fraude são altas e é necessário fazer uma análise mais precisa.
Sob qualquer suspeita de fraude neste nível, a solicitação é interrompida e o cliente é contatado sobre os motivos do cancelamento.
Em nenhum caso os dados são compartilhados. O sistema é protegido com sua própria tecnologia antifraude, que mantém as informações guardadas de forma confidencial.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
De acordo com o gestor da equipe Antifraude do DOK, Jefferson Castro, a análise de risco na empresa é feita por meio de um sistema integrado que identifica, desde o primeiro momento, se as informações passadas pelo cliente são verdadeiras e corretas.
Com isso, é possível evitar cobranças indevidas e transtornos futuros, para que o motorista fique tranquilo com seus débitos e pague apenas o que deve. – comenta o especialista.
Se depois da primeira análise ainda acontecer algum erro, o problema é identificado em até 24h, e o motorista é orientado sobre como resolver a situação e ficar livre de pendências.
Como dito anteriormente, a ferramenta de análise de risco do DOK é o sistema integrado que consegue identificar as informações reais de forma bem rápida.
A tecnologia tem ajudado em todos os processos antifraude, garantindo a confidencialidade das informações e o acesso apenas por pessoas autorizadas.
Devido à agilidade do sistema, o motorista consegue ter seu pedido aprovado em até 24h, quando não existe cadastro de dívida ativa, e em até sete dias se constar no registro de devedor. – destaca Jefferson Castro.
Além do sistema integrado, a revisão também passa pelo time de analistas, para entender o motivo de um possível bloqueio e poder finalizar o pedido de um documento ou pagamento, conforme veremos a seguir.
Atualmente, a equipe é formada por três analistas e um especialista em antifraude.
A função dos analistas é fazer com que a transação seja finalizada, identificando possíveis falhas de autorização de pagamento e informando ao cliente sobre o que ele precisa providenciar para dar andamento na solicitação.
Ou seja, não é porque um bloqueio foi identificado no sistema que isso indica um golpe. Pode ocorrer uma falha de comunicação de pagamento com o banco ou até mesmo uma simples atualização no cadastro.
O analista identificará o equívoco para finalizar o quanto antes a solicitação do cliente, sempre com transparência e segurança.
Já o especialista identifica e organiza as etapas de risco conforme a gravidade e orienta a equipe nos casos em que existe a fraude confirmada.
Graças à equipe de Análise de Risco do DOK, as solicitações são finalizadas com eficiência e rapidez, sempre pensando em facilitar a vida dos clientes.
Hoje, 90% dos pedidos feitos para o DOK são aprovados sem nenhuma inconsistência. Entre os 10% dos pedidos com algum imprevisto, metade deles é aprovado pelos analistas.
Com isso, o DOK se mantém seguro e confiável para os mais de 200 mil clientes atendidos em todo o Brasil.
Como vimos, o DOK está sempre preocupado com a segurança das informações, para impedir qualquer dor de cabeça para os seus clientes.
A análise de risco aplicada foi desenvolvida a partir de muito estudo, principalmente sobre a questão de pagamentos online, pensando na praticidade e tranquilidade do motorista.
Mesmo com o sistema integrado – e bastante efetivo – o DOK faz questão de manter uma equipe humana para tornar o processo ainda mais eficaz e não permitir que ninguém seja prejudicado.
Motorista, agora você tem mais um grande motivo para confiar no DOK. Tenha a certeza de que trabalhamos para melhorar sempre e que os seus pedidos estarão seguros conosco.
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As quatro etapas da análise de risco são: a identificação do risco, avaliação da gravidade, controle e revisão.
No primeiro momento, a análise é feita por meio de um sistema integrado que verifica as informações do cliente, do veículo, do pagamento e, em seguida, é aprovada pelos analistas.
O objetivo da análise de risco é avaliar possíveis ameaças vindas de dentro e fora da empresa para se prevenir contra elas e manter o funcionamento da instituição conforme o planejamento.
A APR é uma etapa anterior da análise de risco, que identifica possíveis riscos em todos os setores de uma empresa, faz a classificação e desenvolve medidas preventivas para evitá-los.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
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