Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Todos sabemos que o IPVA é um dos impostos que deve ser pago para que o veículo tenha permissão para circular pelas cidades.
No entanto, pode acontecer do cidadão perder o prazo para realizar o pagamento às vezes por esquecimento ou por falta de condições financeiras de paga-la na data estabelecida e ficar com o IPVA atrasado.
Esses são alguns dos motivos que levam várias pessoas a deixarem o IPVA atrasado. Quando isso acontece e elas pretendem regularizar essa situação não sabem como fazer. Isso não é um procedimento difícil de ser feito, mas é preciso que o cidadão esteja preparado para pagar alguns valores a mais.
O primeiro passo a ser dado para pagar o IPVA atrasado é acessar o site da Secretaria da Fazenda a fim de encontrar e imprimir a guia que permite que o pagamento desse imposto seja realizado.
Também é possível emitir esses valores nos sites de alguns banco como o Banco do Brasil, Itaú e Caixa, por exemplo. No entanto, essas taxas e o pagamento do IPVA não está disponível em todos os bancos.
Assim, se faz necessário verificar quais são os bancos que são parceiros do estado para que o imposto seja pago. Para verificar a lista basta entrar no site da Secretaria da Fazenda.
Após encontrar a lista, se o cidadão tiver conta no banco pode utilizar o internet banking para que o pagamento seja realizado. Se não tiver, será preciso ir a uma agência mais próxima para a realização do pagamento.
Outra opção que o cidadão possui para realizar o pagamento do IPVA atrasado é se dirigir a um dos postos de atendimento que a Secretaria da Fazenda possui a fim de pegar a guia e pagar o imposto. Na internet consta o endereço dos postos, basta procurar o que estiver mais próximo da residência para ter mais comodidade.
Quando o IPVA está dentro do prazo o mesmo pode ter desconto quando for pago à vista ou parcelado em até 3 parcelas. No entanto, se o IPVA estiver atrasado não existe a possibilidade de fazer o parcelamento. Nesse caso, o contribuinte terá de pagar totalmente o imposto ou parcelar, com juros, o seu pagamento conforme as condições que são dadas nesse ato.
Quando o IPVA está atrasado a multa de mora corresponde a 20% do valor original e pode chegar a 1% por cada mês que esteja em atraso. Esses valores não são cabíveis de negociação.
Qualquer veículo e condutor precisam portar alguns documentos que são obrigatórios para a sua circulação. Tanto o IPVA quanto o DPVAT não são documentos obrigatórios. No entanto, em alguns estados é preciso que esses dois sejam pagos para que a vistoria do veículo seja realizada antes que o CRLV seja emitido. Por isso, o melhor a ser feito é verificar junto ao Detran estadual sobre essa necessidade.
Para resolver facilmente essa questão basta entrar no site do DOK Despachante ou no nosso sistema de licenciamento online. Assim, tudo será resolvido com mais praticidade.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1