Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Olá, Condutor! Você sabe como funciona a dívida ativa de IPVA?
É comum que muitas pessoas percam a data de pagamento do imposto. Porém, esse atraso pode trazer muitas consequências, como multas, juros, impossibilidade de fazer o licenciamento e inscrição em dívida ativa.
Para saber o que é dívida ativa, quais são suas consequências e como regularizar a situação, leia este artigo até o final!
Divida ativa é um cadastro que os governos municipal, estadual e federal fazem de todos os contribuintes que deixaram de pagar algum imposto. Ou seja, se alguém não quitar o IPTU, por exemplo, no prazo determinado, ele pode ter seu CPF ou CNPJ inscrito em dívida ativa.
Os débitos do cadastro podem ser contas tributárias, como IPVA e Imposto de Renda, ou não tributárias como multas e taxa de ocupação. Dependendo do imposto, o nome é inscrito em órgãos diferentes, entenda:
Independente do cadastro, os órgãos oficiais realizam esse processo para ter uma base legal que possibilita a cobrança de dívidas.
A sigla Cadin significa — Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Municipal, Estadual ou Federal. Trata-se de um banco de dados no qual estão registrados os nomes de pessoas físicas e jurídicas que possuem dívidas com entidades oficiais.
A partir do momento em que a tarifa cai na dívida ativa, também é feito a inscrição do contribuinte no Cadin. Assim como a dívida ativa, também existe um banco de dados para cada órgão, ou seja, tem existe o Cadin municipal, estadual e federal.
Ter o nome inscrito no cadastro pode trazer alguns impedimentos como:
O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um tributo estadual, desta forma o condutor que não pagar sua taxa corre o risco de ter o débito inscrito na dívida ativa do estado e o nome cadastrado no Cadin Estadual.
Além das consequências gerais, quando se trata da dívida ativa de IPVA os condutores normalmente também perdem eventual crédito referente a Nota Fiscal Paulista.
Geralmente, o calendário de IPVA se concentra nos meses de janeiro, fevereiro e março, dependendo da placa do veículo e forma de pagamento escolhida pelo condutor.
O proprietário que não pagar o imposto no prazo estabelecido, fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Depois de 60 dias, a multa fixa-se em 20%. Se ainda assim, o débito não for quitado ele será inscrito em dívida ativa.
Desta forma, podemos dizer que a partir de 60 dias a taxa pode ser inscrita em dívida ativa.
A partir da inscrição do débito, a dívida ativa não ajuizada prescreve em 5 anos, caso não existam impedimentos como pagamento parcial, parcelamento, depósito judicial, ordem judicial de suspensão de exigibilidade, etc.
Entretanto, a dívida ativa ajuizada ou protestada prescreve somente por decisão judicial.
Por este motivo, o método mais eficaz para dar baixa na dívida e inscrição no Cadin é pagando a tarifa. Ao quitar o prazo é de 5 dias para que o nome do contribuinte saia do banco de dados.
Ainda tem outras dúvidas sobre IPVA ou dívida ativa? Nós temos alguns artigos que podem te ajudar. Confira:
Existem diversas formas de pagar a dívida ativa, a primeira é por meio de consulta na página da Secretaria da Fazenda do seu estado, outra é por meio de um despachante online, como o DOK.
Apesar de cada região estabelecer diferentes formas para o pagamento do débito, nós separamos um guia de como realizar o procedimento no estado de São Paulo, confira:
Em São Paulo, o IPVA é de responsabilidade da Secretariara da Fazenda e Planejamento, porém quando ele passa para a dívida ativa, a Procuradoria Geral do Estado assume controle.
Sendo assim, para consultar a tarifa é preciso acessar o site do contribuinte e informar o Renavam do automóvel.
Agora para parcelar a taxa é preciso seguinte o passo a passo:
Caso você seja de outro estado ou queira uma forma mais prática de quitar sua dívida, é possível pagá-la aqui no site do DOK mesmo.
Parcele sua dívida ativa com o DOK! Além de se livrar das burocracias, conosco você também consegue parcelar a tarifa em até 12x e com 6 cartões diferentes. Veja como fazer:
TAGS: divida ativa da união/ quando o ipva entra em divida ativa/ como recorrer divida ativa ipva sp
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1