Desconto no IPVA: como conseguir?

Por: Gregory Packs

Publicado em 27 de janeiro de 2016 | Atualizado em 21 de dezembro de 2021

Como conseguir desconto no IPVA?

O começo do ano é época de se pensar no pagamento de tributos, como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores — o famoso IPVA. E você sabe como obter o desconto no IPVA? Vamos explicar nesse post o que é esse tributo e como diminuir o valor de pagamento. Confira:

O que é o IPVA?

O IPVA é um imposto instituído pelos estados; portanto, o valor e as porcentagens de cobrança podem variar conforme a localidade do país. Esse tributo incide sobre a propriedade de veículos automotores. Do total da arrecadação do IPVA, 50% vai para o estado e 50%, para o município de residência do proprietário do veículo.

Como é feito o cálculo do IPVA?

Pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um dos requisitos para se obter o licenciamento anual. Por isso, o motorista deve ficar atento às datas de vencimento do tributo. Os valores variam conforme o ano de fabricação, a marca e o modelo do veículo. De modo geral, os preços para a base de cálculo do IPVA são relacionados aos valores médios observados na Tabela FIPE

Os valores oficiais para a base de cálculo são divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda (SEF), no ano anterior ao da cobrança, por meio da Tabela de Valores Venais.

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

No caso do estado de São Paulo, esses preços médios de cada veículo podem ser consultados no site da Imprensa Oficial.

Além disso, a alíquota do imposto também varia de acordo com a categoria do veículo, por exemplo, de 1,5% para caminhão a 4% para automóveis, em São Paulo. Vale lembrar que essas porcentagens podem mudar conforme o estado da federação. Para se encontrar o valor do IPVA, deve-se multiplicar a base de cálculo pela alíquota correspondente.

Como obter desconto no IPVA?

Você sabia que é possível conseguir desconto no IPVA? Sim, desde que o pagamento do imposto seja feito em cota única, na primeira parcela. Isso porque o imposto pode ser pago em até três parcelas. O calendário de pagamento varia conforme o número final da placa do veículo.

Em São Paulo, o proprietário tem a opção de quitar o tributo em cota única, no mês de janeiro, com desconto de 3%. Também é possível pagar o imposto só em fevereiro, também em cota única, mas sem desconto. Além dessas duas alternativas, existe a opção de dividir o IPVA em três parcelas (sem desconto), que seriam pagas em janeiro, fevereiro e março.

Ainda não pagou o IPVA? | DOK

Quem tem direito a isenção do IPVA?

Alguns proprietários não precisam pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores; por exemplo, quem possui carro com mais de 20 anos de fabricação. Além desse caso, pessoas com deficiência, taxistas, ônibus e micro-ônibus urbanos, veículos de entidades sem fins lucrativos e veículos oficiais são isentos ou imunes de IPVA.

Você vai aproveitar o desconto no IPVA esse ano ou vai pagar parcelado?

Lembre-se de que, como já dissemos, a quitação do IPVA é necessária para a obtenção do licenciamento. Caso o parcelamento em apenas 3 vezes não seja o suficiente, nós do DOK Despachante oferecemos o parcelamento em até 12 vezes com até 6 cartões diferentes.

Pague seu IPVA e mantenha seu licenciamento em dia. Fale conosco ou acesso o site do DOK Despachante.

Prêmio Reclame Aqui 2024 DOK


Posts relacionados