Como emitir segunda via de CRV

Por: Gregory Packs

Publicado em 03 de abril de 2017 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), também é conhecido como “recibo de compra e venda”, é um documento essencial para os veículos. Ele é diferente do CRLV, que é o documento de licenciamento. 

Embora não seja necessário carregá-lo diariamente, é preciso cuidar dele para evitar complicações futuras. A falta do CRV pode resultar em problemas na transferência de titularidade do veículo.  

Se o CRV for perdido, será necessário obter a segunda via para prosseguir com a compra e venda. Quer entender melhor como esse documento funciona?  

Neste artigo, você aprenderá o que é o CRV, onde consultar, qual a diferença entre o CRLV e como emitir a segunda via do mesmo. Continue a leitura!

ipva 2024

O que é CRV?

Ao comprar um veículo zero quilômetro, o CRV é expedido com base na nota fiscal do fabricante ou revendedor. O documento é atualizado toda vez que o veículo muda de proprietário. 

O Certificado de Registro do Veículo é um documento indispensável para qualquer proprietário, sendo necessário para vender ou comprar o automóvel. 

No CRV constam algumas informações como: 

  • Código do RENAVAM;
  • Nome do proprietário;
  • Número da placa e do chassi;
  • Marca/ modelo do veículo;
  • Ano de fabricação.

Desde janeiro de 2021, a emissão do CRV impresso foi substituída pela versão digital. Com isso, foi instituído também o ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital), que consiste no comprovante de transferência de propriedade.  

Como consultar informações do CRV atual do veículo? 

Se você deseja consultar o CRV de seu veículo, o primeiro passo é realizar o login no Portal do Senatran via gov.br, localizado no canto superior direito da sua tela. 

Após o login, você deve localizar no menu da página a seção “Veículos” e então clicar em “Validar CRV”.  

Nesta página, você deverá informar o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo, a placa, o código RENAVAM do veículo e o código de segurança do CRV (exclusivo para documentos emitidos a partir de dezembro de 2006).  

Por fim, basta clicar em “prosseguir” e serão exibidas as informações do CRV mais recente do veículo. 

Como emitir segunda via de CRV?

A segunda via do Certificado de Registro deve ser solicitada em casos de perda ou extravio do documento, bem como no momento da transferência do veículo. 

A solicitação pode ser feita pelo Detran em que o veículo está registrado, por meio de despachantes credenciados e, no caso de São Paulo, pelo Poupatempo. 

Para a emissão da segunda via do CRV, é preciso que todos os débitos e impostos do veículo estejam pagos. E em alguns estados, como Minas Gerais e Rio de Janeiro, é necessário preencher o formulário de perda e extravio. 

Normalmente, o Certificado de Registro do Veículo fica pronto em até cinco dias úteis, mas esse prazo pode variar de acordo com a situação e com o local em que a emissão foi solicitada. 

Infográfico sobre como emitir segunda via de CRV-DOK Despachante
Infográfico feito por Bruna Florentino – DOK Despachante.

Documentos para emissão do CRV

É necessário apresentar alguns documentos tanto para a primeira quanto para segunda emissão do CRV. Listaremos cada um deles a seguir. Confira! 

Primeira emissão

A solicitação do CRV, que pode ser feita direto no Detran, exige os seguintes documentos: 

  • Nota fiscal do veículo;
  • Documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Número do chassi do veículo.

Se preferir realizar o procedimento pela internet, é só acessar o site do Detran do seu estado, preencher a solicitação de registro e anexar os documentos solicitados em PDF.   

A análise da documentação enviada pode levar até cinco dias úteis. Após esse prazo, serão encaminhadas ao proprietário as guias de pagamento do IPVA, do DPVAT, bem como da taxa de registro. 

Existe também a possibilidade de realizar a emissão do CRV presencial do Detran. Nesse caso, o formulário do RENAVAM será preenchido após a verificação da documentação. 

As mesmas guias de pagamento serão emitidas. Após a regularização dos valores, o Detran emitirá o código de segurança do CRV, o qual deverá ser utilizado para fazer o licenciamento do veículo. 

Lembre-se: para fazer o processo presencial no Detran, é necessário agendar um horário pelo site.  

Ademais, a solicitação de registro do novo veículo deve ser feita em até 30 dias após a emissão da nota fiscal. Caso contrário, o proprietário poderá ser multado por atraso na regularização da documentação. 

Segunda via de CRV

No caso de perda, furto, má conservação ou qualquer outro motivo que invalide a primeira via do documento, você pode solicitar uma segunda via de CRV. 

Entretanto, para isso, o veículo não pode ter pendências financeiras (como multas ou IPVA atrasado), ou restrições, ou bloqueios administrativos e judiciais. 

O pedido do novo CRV precisa ser feito no município de residência do motorista solicitante e no estado em que o veículo está registrado. 

Caso esteja tudo em dia, para emissão de um novo documento CRV – ou seja, a segunda via -, faz-se necessário apresentar tais documentos: 

  • Cópia do comprovante de endereço do proprietário;
  • Cópia do documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou passaporte);
  • Laudo veicular ECV, realizado em uma empresa credenciada pelo Detran;
  • Boletim de ocorrência, em caso de roubo ou furto;
  • Declaração de extravio do CRV, em caso de perda (nesse caso, é necessário reconhecer firma por autenticidade).

Será necessário pagar uma taxa para a emissão em qualquer banco ou em agências credenciadas. Depois de cumprir todas as etapas, o documento fica disponível para download em até quatro dias uteis. 

Quando é preciso emitir uma segunda via de CRV? 

Embora não tenha data de validade, segundo o Artigo nº 123 do CTB, a emissão de um novo CRV é obrigatória nas seguintes situações: 

  • Quando for transferida a propriedade;
  • O proprietário mudar o município ou residência;
  • Quando houver mudança de categoria;
  • Caso seja alterada qualquer característica do veículo.

Tanto no caso do CRLV como para o CRV, é necessário estar com todos os débitos do veículo em dia para que uma nova via seja emitida.  

Se você está com o IPVA atrasado ou multas pendentes, não deixe para depois! Regularize seus débitos veiculares aqui no DOK Despachante em até 12 vezes. 


Saiba mais sobre Documentação! 

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, temos outros artigos que podem te interessar. Confira:


Diferença entre CRV e CRLV

Diferentemente do CRV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) é o documento que comprova que o veículo cumpriu com as obrigações legais, como pagamento de impostos e multas, para circular nas vias públicas.  

Ele também é conhecido como licenciamento e precisa ser renovado anualmente para evitar a apreensão do veículo.  

A falta do CRLV impede a circulação legal do veículo. O processo de licenciamento pode ser feito online, em que o motorista paga as taxas e tributos estaduais como IPVA, DPVAT e multas. 

É importante entender a diferença entre CRV e CRLV para garantir que ambos os documentos estejam em dia,  evitar complicações legais e a circulação irregular do veículo. 

Quanto custa a segunda via de CRV? 

Para a segunda via do CRV, caso o licenciamento do veículo esteja em dia, é necessário pagar uma taxa de emissão de R$ 246,17 (ou de R$ 391,03, se o licenciamento estiver pendente). 

ipva 2024

Conclusão

Se você não quer lidar com as burocracias das leis de trânsito, saiba que é possível fazer a solicitação da segunda via do CRV com o DOK Despachante! 

Além de confiável, o DOK oferece uma solução completa para consultas, pagamentos e parcelamentos de débitos veiculares, tornando o processo mais prático e seguro. 

Pensando sempre no cliente, o DOK disponibiliza as melhores formas de pagamento, podendo parcelar em 12 vezes com até seis diferentes cartões de crédito. 

Gostou do conteúdo? Em nosso blog temos uma diversidade de conteúdo para todas as suas dúvidas! Também confira os conteúdos das nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

separador | DOK Despachante

Perguntas frequentes sobre CRV 

Eu posso ser multado(a) se não estiver portando o CRV? 

Não. O porte do CRV não é obrigatório em território nacional. Por isso, caso seja parado, o agente ou policial não pode exigir que você apresente esse documento.  
Mas, apesar de não ser necessário portar o documento, é importante reforçar que ele deve estar em dia, de todo modo.

O CRV é obrigatório? 

Sim. O CRV é obrigatório para todos os veículos brasileiros. Caso não registre o automóvel, você será proibido de circular em vias públicas. O mesmo se aplica às motos ou quaisquer outros meios de transporte rodoviários.

O que é o CRV digital? 

O CRV digital é a versão eletrônica do Certificado de Registro de Veículo, permitindo que as informações do veículo sejam acessadas online, agilizando processos e reduzindo o desperdício de papel.



Posts relacionados