Salve, Motorista! Além da Permissão para Dirigir (PPD) e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), todo condutor terá o registro Renach, que ainda causa certa dúvida quanto à sua relação com os principais órgãos de trânsito.
O Renach apresenta todas as informações sobre o motorista dentro de um sistema unificado. Para entender a sua importância, continue a leitura e saiba tudo o que é registrado em seu cadastro.
O que é Renach?
O significado de Renach é o Registro Nacional de Condutores Habilitados. Esse registro é um banco de dados com todo o histórico de cada motorista, que contém informações como:
Resultados dos exames que o candidato é submetido para tirar a habilitação;
Informações pessoais, como mudança de endereço e estado civil;
Informações da CNH;
Penalidades e pontos.
Assim que o motorista dá entrada no processo de CNH, ele já recebe um número de registro, e as informações sobre o processo de primeira habilitação começam a ser computadas.
Para que serve o Renach?
O Renach serve para que os órgãos responsáveis pelo perímetro – Detran, Polícia Federal etc – tenham acesso rápido a todo histórico do motorista e possam consultá-lo em um único lugar.
Desse modo, qualquer atualização no cadastro do motorista é automaticamente atualizada e unificada aos dados já existentes.
É por meio do Renach que o condutor pode ter sua CNH suspensa, pois o órgão autuador terá acesso a todas as infrações cometidas.
Quem pode ter acesso ao Renach?
Confira a lei do Código de Trânsito Brasileiro sobre os órgãos e entidades responsáveis pelo acesso ao Renach:
“Art. 7º Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades:
I – o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo;
II – os Conselhos Estaduais de Trânsito – CETRAN e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal – CONTRANDIFE, órgãos normativos, consultivos e coordenadores;
III – os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
IV – os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
V – a Polícia Rodoviária Federal;
VI – as Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal; e VII – as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações – JARI.”
Vale destacar que as informações do Renach não podem ser apagadas ou alteradas por nenhum órgão de trânsito, nem mesmo pelo próprio Senatran, tampouco pelos condutores.
Onde fica o Renach na CNH?
Achar o número do Renach na nova CNH é bem simples. Ele está localizado no verso do documento, abaixo da data de emissão, seguindo o formato:
01234567890 (11 números) SP123456789 (UF e nove números)
Na CNH digital, a localização do número Renach é a mesma. Ao acessar o aplicativo CNH digital, basta ir até a segunda imagem, onde constam as informações do verso.
Em geral, o número Renach será de maior importância para os órgãos fiscalizadores do que para os próprios condutores. Seu registro diz respeito à legalidade do condutor em dirigir.
É possível consultar o Renach pelo CPF?
Infelizmente, a consulta online pelo CPF ainda não é possível.
Se o motorista quiser conferir algum dado referente ao seu registro, o Renach pode ser consultado com o código da CNH e outras informações diretamente pelo site do Detran de cada estado.
Porém, a consulta do Renach online não está disponível para todos os estados, sendo necessário ir até a unidade do Detran para solicitar os dados presencialmente.
Para saber se é possível fazer a consulta online no seu estado, siga as recomendações a seguir:
Acesse o site do Detran onde seu veículo está registrado;
Na barra de serviços clique em “CNH” e, em seguida, em “Habilitação;
Vá em “Consultar as informações disponíveis” e faça o login.
Por se tratar de informações de importância das autoridades de trânsito, muitos dados do Renach ficarão ocultos para as consultas feitas pelo motorista.
Saiba mais sobre DOCUMENTAÇÃO VEICULAR
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Posso consultar licenciamento e o IPVA pelo Renach?
O Renach trata de informações referentes ao motorista e não ao veículo.
Portanto, não é possível consultar dados de licenciamento ou IPVA, bem como valores de multas recebidas.
Estarão documentadas no Renach as penalidades aplicadas ao motorista, a quantidade de pontos e infrações cometidas, que também ficam registradas e são integradas ao Renach por meio do RENAINF (Registro Nacional de Infrações de Trânsito).
Para acessar documentações pendentes e valores de multa, basta fazer uma consulta grátis com o DOK.
Em nosso site, preencha o número da placa do veículo ou Renavam, informe seu e-mail e pronto! Todos os débitos relacionados ao veículo estarão disponíveis na sua tela, inclusive as pendências em atraso.
Perdi o meu Renach, e agora?
Outra dúvida frequente em relação ao Renach é quando há perda da CNH, pois é comum que os motoristas pensem que é necessário fazer um novo Renach.
O Renach não é um documento, mas sim um registro de banco de dados. Nesse caso, o número Renach não é perdido.
Cada condutor possui um único registro. Ao tirar a segunda via da sua carteira de habilitação, constará o mesmo número.
Segunda via do Renach
Conforme já citado, Motorista, o número do Renach não é perdido, portanto, não precisa de segunda via.
O Renach será utilizado pelo motorista para as exigências do processo da CNH, como o exame psicotécnico e início das aulas teóricas.
Se por algum motivo o Renach impresso for danificado ou perdido, ele pode ser novamente solicitado para o atendente da autoescola, que precisará de apenas algumas informações para emitir a segunda via.
Como dar baixa no Renach?
O cancelamento do Renach é dado apenas em casos específicos, por exemplo, ao reiniciar o processo de primeira habilitação em outro estado ou no caso de falecimento no condutor, para evitar problemas com a utilização indevida do documento.
A solicitação deve ser feita presencialmente no Detran, mediante um agendamento prévio online. Na maioria dos casos, o solicitante deverá preencher um requerimento e anexar com a cópia da CNH para dar entrada ao processo.
Conclusão
O Renach é um sistema inteligente que unifica todas as informações de cada motorista, sendo um meio de consulta muito importante para as autoridades de trânsito.
Por meio dele, é possível comprovar um bom histórico e consultar qualquer informação que poderá ser necessária no futuro.
Além disso, existe a segurança de que as informações não podem ser alteradas propositalmente por nenhum agente ou instituição, garantindo a transparência dos dados.
Gostou das informações, Motorista? Fique sempre informado sobre documentações e atualizações dos assuntos auto acompanhando as nossas redes sociais: YouTube, Instagram, Facebook e TikTok.
O formulário Renach é o documento entregue pelo Detran quando o indivíduo inicia o processo de obter ou renovar a CNH, sendo necessário apresentá-lo para realizar o exame médico e a avaliação psicológica.
Como saber o meu Renach da primeira habilitação?
O número Renach pode ser consultado na autoescola do candidato ou pelo site do Detran, caso a consulta seja disponibilizada no estado do cadastro. Ao receber a PPD ou a primeira CNH, o número Renach estará impresso no verso do documento.
Como consultar a CNH pelo Renach?
Não é possível fazer a consulta da CNH pelo Renach. Você pode acessar a CNH por meio do aplicativo CNH digital, cadastrando-se no site gov.com.
Como consultar o Renach no Detran?
Se o Detran estadual disponibilizar a consulta virtual, vá até a sessão “CHN”, depois em “Habilitação”, preencha os campos com seus dados e, em seguida, tenha acesso ao seu Renach. A consulta também pode ser feita presencialmente junto ao órgão.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.