Nada Consta PRF

Por: Redator DOK

Publicado em 06 de dezembro de 2019 | Atualizado em 14 de fevereiro de 2024

nada consta
banner de blog anunciando a campanha Acelera Black Friday que oferece 25% de desconto nas taxas de 10 a 12 vezes no cartão | DOK

Sempre que se pretende comprar um veículo usado, é preciso pedir o nada consta PRF. Que é um documento que irá alegar para o comprador que não constam multas em aberto para serem pagas registradas naquele veículo.

Por isso, é um documento muito solicitado por compradores mais experientes, visando evitar problemas futuros após a aquisição do veículo desejado.

Se você quer saber como emitir o nada consta PRF ou mais informações referentes a este documento, continue lendo! Separamos um dossiê completo sobre tudo que você precisa saber sobre o nada consta PRF.

O que é o nada consta PRF?

Como o próprio nome já sugere, o nada consta PRF é um documento que alega que não consta nenhuma pendência daquele veículo na PRF.

Além do fato de atestar que o motorista não deixou nenhuma multa em aberto naquele veículo, o nada consta também afirma a inexistência de pendências com relação ao licenciamento do veículo.

Tendo isso em vista, é sempre interessante obter esse documento antes de comprar um veículo. Visando que ele tenha boa procedência e não seja fonte de dores de cabeça futuras. Como a necessidade de realizar o pagamento de dívidas que não eram suas antes da compra do carro.

Não lembra se pagou

O comprador deve estar atento

Somente o comprovante de nada consta da PRF não é suficiente para ter certeza de que o carro está livre de multas.

Quando o vendedor emitir um anda consta, é preciso emitir vários! Um nada consta do Detran do estado, um nada consta da PRF e um nada consta do DNIT.

Visando verificar que o carro está realmente em dia com os impostos e tributos e totalmente livre de multa.

Dessa forma, a compra passa a ser um pouco mais segura. Visando não adquirir juntamente com o carro o valor da dívida do dono anterior em relação a multas ou até mesmo IPVA em aberto.

Nada Consta da PRF é apenas um instrumento de verificação

É importante saber que o nada consta PRF não é uma garantia de que você não levou uma multa quando trafegava em alguma BR.

Se a sua pesquisa do nada consta tem o objetivo de verificar alguma multa da semana passada ou até mesmo dos últimos 15 dias, é importante saber que o seu veículo pode sim ter sido multado e não constar no site.

Não lembra se pagou

Quando ocorre a suspeita de ter sofrido uma multa, o melhor a fazer é aguardar. O que acontece é que o site pode demorar até 30 dias para que a multa seja registrada.

Portanto, a melhor forma de ter certeza sobre multas é esperando a notificação ser entregue pelo correio. Visando que a partir dessa notificação você possa recorrer ou simplesmente realizar o pagamento da multa.

As infrações de trânsito que não são recorrentes são passíveis de serem recorridas, visando garantir que o condutor seja alertado sobre a infração a partir da autuação, mas não precise realizar o pagamento do valor.

Quando o motorista é multado e acredita não ter merecido essa multa, recorrer da autuação é fundamental. Para isso, é importante manter o documento da multa que foi enviado para a sua casa.

Em algumas localidades o correio não chega. Por isso, se o motorista tem a suspeita de que existe uma multa em aberto é interessante acessar o site para fazer a verificação do nada consta.

Dessa forma será possível ter a tranquilidade de que não há nenhum débito em aberto. Afinal, se você for parado em uma blitz precisa estar com toda a documentação do veículo em dia.

Não lembra se pagou

E caso exista alguma multa em aberto e que não chegou em seu endereço, é possível também recorrer dessa multa, mesmo sem o documento ter chegado em seu imóvel.

Qual a importância do nada consta?

No cenário de compra e venda do veículo o nada consta PRF é importantíssimo. Ele é um documento que atesta a inexistência de débitos, tornando a compra mais segura.

Uma vez que o novo condutor poderá passar o veículo para o seu nome sem estar adquirindo as dívidas do vendedor por ter sido enganado na negociação.

Portanto, o nada consta se torna uma segurança extra ao comprar um carro de segunda mão. O nada consta não é emitido quando existe um IPVA em aberto ou qualquer outro problema com o veículo.

Por isso, se um vendedor está colocando muita dificuldade para emitir esse documento, é interessante suspeitar dessa compra! Pode ser que por saber das pendências o vendedor esteja colocando dificuldades para não te dar o documento.

Afinal, ele não será emitido com as pendências em aberto e por isso, o vendedor coloca tanta resistência.

Não lembra se pagou

Como dito anteriormente, o anda consta pode ser emitido por diferentes órgãos, por isso, o ideal é se certificar de que o veículo está legalizado em todos eles.

Se mesmo com o nada consta você tem alguma dúvida com relação a procedência do veículo que deseja comprar, pode consultar os órgãos responsáveis do seu estado. Garantindo informações seguras sobre o veículo.

Como recorrer de multas?

Todo condutor tem direito de recorrer caso tenha recebido uma multa que acha injusta. Portanto, o condutor pode recorrer sozinho ou contratar o serviço de alguém que o auxilie nesse processo.

Se o seu objetivo é consultar as multas em aberto no seu veículo o DOK Despachante pode te auxiliar.

As multas de carros do estado de São Paulo podem inclusive serem pagas de forma parcelada com o apoio do DOK, que resolve toda a parte burocrática para que a sua documentação esteja sempre em dia.

Ofertando para você toda a tranquilidade de poder dirigir pelas ruas sem precisar se preocupar com documentos em aberto.

Não lembra se pagou

Está com algum problema na documentação do seu carro? Então entre em contato com o DOK Despachante! O serviço de despachante online desburocratiza a sua vida!

Todos os documentos pendentes podem ser resolvidos pelo DOK que irá cuidar do seu caso com apenas alguns cliques. De modo que seus documentos cheguem em sua residência e você possa andar tranquilo pela cidade com seu veículo.



Posts relacionados