Veja como realizar o licenciamento de carro

Apesar de possui um automóvel ser algo muito bom, existem detalhes que os proprietários não pode esquecer e um deles é o licenciamento, que pode acontecer pela Internet. Assim, veja como realizar o licenciamento de carro.

 

Licenciamento: o que é?

Na verdade, o licenciamento é um tipo de imposto. Além disso, ele também é uma forma de o Estado saber quais são os automóveis que estão regulares. No entanto, esse é um imposto um pouco diferente, pois o documento que ele fornece precisa estar absolutamente sempre com o automóvel.

Como realizar o licenciamento?

O automóvel precisa ser licenciado a cada ano e é o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) que o licencia. Para isso, o proprietário precisa ir ao endereço eletrônico do DETRAN e seguir as orientações. Importante: cada Estado tem a sua unidade do DETRAN e as páginas são diferentes.

Realize seu licenciamento aqui!

 

Os documentos para o licenciamento de carros

No geral, o DETRAN solicita três documentos para licenciar o carro: licenciamento do ano anterior, comprovante de residência e Certificado de Segurança Veicular (CSV). Esse último, porém, é apenas para os automóveis que usam gás natural.

Uma opção para quem não estiver com o licenciamento do ano anterior é apresentar o Certificado de Registro de Veículo (CRV). No caso desses dois documentos, é pedido o original. Com relação ao comprovante de residência, deve-se mostrar tanto a cópia quanto o original. O CSV também precisa ser original.

 

E depois do licenciamento?

Quando o DETRAN libera o licenciamento, o proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Entretanto, mesmo que o licenciamento seja pago, o documento somente será dado se outras dívidas, como IPVA, forem quitadas. Depois, é só o proprietário aguardar o DETRAN encaminhar o CRLV pelo correio.

 

Quanto é o valor do licenciamento?

Os Estados cobram quantias diferentes pelo licenciamento, sendo que o mais caro é R$ 100,00. Para quitar o licenciamento, o proprietário pode, normalmente, escolher dentre vários bancos.

 

Licenciamento direto no DETRAN

Apesar de muitos proprietários optarem pelo licenciamento feito virtualmente, há quem prefira ir à unidade do DETRAN. Licenciando na unidade, o proprietário do automóvel pode, inclusive, solucionar dúvidas. A ressalva é observar o horário em que o DETRAN atende.

 

Problemas nos valores do licenciamento

Quando o proprietário, ao realizar o licenciamento, vê que existem pendências que, na realidade, ele já quitou, ele precisa procurar a Ciretran ou o DETRAN.

 

Sem licenciamento: o que ocorre com o veículo?

Se o automóvel não estiver licenciado, ocorre a apreensão e o proprietário fica com 7 pontos na habilitação, o que significa tê-la suspensa. Andar sem licenciamento também afeta o bolso, já que a multa é de R$ 191,54.

Vale dizer que, ocorrendo a suspensão, o motorista precisará obter nova habilitação e o caminho para isso é um curso de reciclagem. No caso de o carro ser licenciado, mas o motorista estar sem o CRLV, também há apreensão, mas a infração é considerada leve.

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts