O que se pode fazer quando o seu carro não é aprovado na vistoria?

Por: Gregory Packs

Publicado em 08 de julho de 2017 | Atualizado em 27 de abril de 2021

O que se pode fazer quando o seu carro não é aprovado na vistoria?

Muitos se preocupam na hora de levar o carro na vistoria, pois é um processo obrigatório para todos aqueles que desejam renovar a documentação dele. Existem alguns itens que são verificados na hora que são: A documentação do veiculo onde eles confiram as informações do condutor e a placa do veiculo.

Logo em seguida a sinalização, para ver se as lanternas, estão funcionando e se não foram alteradas. Olham os faróis para ver se a iluminação está funcionando corretamente. Analisam os freios, e esse é um dos fatores mais importantes, pois o freio é a segurança do seu carro, caso ele não esteja funcionando direito pode te trazer muitos riscos.

O que é verificado na vistoria?

Observam também os eixos e as suspensões para ver o funcionamento deles se as molas estão em bom estado, junto com isso os pneus e as rodas, são avaliadas porque precisam estar em ótimo estado por causa da segurança. E claro são checados também os equipamentos obrigatórios como, para-choques, os espelhos, a buzina, limpadores de para-brisa, cinto de segurança, e estepe.

Depois de tudo perfeitamente verificado, é emitido um lado de comprovação das condições do veiculo na referente da de inspeção, então se previna para não ser reprovado, faça o agendamento de forma correta, porte a documentação em dia, sempre mantenha a originalidade do veiculo e esteja de olho constantemente nos equipamentos que são vistoriados para estarem sempre em perfeitas condição de uso, pois é sempre melhor prevenir qualquer acidente de transito do que arriscar em sofre um.

ipva 2024

O que fazer se foi reprovado?

Pode ocorrer se seu veiculo venha a ser reprovado, então o DETRAN orienta que o motorista deve solicitar um novo teste de vistoria, caso mais uma vez o problema venha a persistir, então realmente seu veiculo será reprovado e terá somente 30 dias de poder regularizar a situação dele e fazer uma nova vistoria, importante saber caso haja defeito em qualquer um desses equipamentos que são obrigatórios ou que tenha a falta de um deles, o dono terá seu veiculo retido até que ele regularize a situação do mesmo, lembre-se também que só se pode fazer a vistoria de seu veiculo se o IPVA dele estiver em dia.

ipva 2024

Manter seu carro em dia é importante para você e para os outros também, pois evitar acidentes é uma obrigação de cada cidadão, a vida é um bem precioso que possuímos e cuidar dela é nossa responsabilidade.

Claro que você não precisa se desesperar caso seu veiculo seja reprovado, calma faça tudo conforme é obrigatório, para colocar seu veiculo em dia e poder usá-lo para onde você desejar ir, e assim também evitando muitos outros problemas, pois veículos de locomoção são de extrema importância, pois qualquer erro neles, ou falta de cuidado podem gerar perigoso, nos quais podemos evitar e passar bem longe disso.

Vistorie seu carro frequentemente, mesmo que não seja para a vistoria obrigatória, faça isso por você, para que vire um habito, e assim no dia em que for obrigatório saberá que está tudo perfeito.

Verifique também se o seu licenciamento está em dia! Confira aqui!

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados