Mais de 50% das casas brasileiras possuem carro e moto, segundo IPEA

Por: Gregory Packs

Publicado em 14 de maio de 2017 | Atualizado em 30 de janeiro de 2023

Mais de 50% das casas brasileiras possuem carro e moto, segundo IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, fez um levantamento relacionado ao meio de transporte dos brasileiros e comprovou que 54% dos domicílios dispõem de carro ou moto para que os seus moradores se desloquem pelas cidades.

Esse estudo tem como base os dados do Pnad, Pesquisa Nacional por Domicílio, realizado em 2012 pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Essa é a primeira vez que mais da metade dos domicílios brasileiros possui um veículo próprio.

Segundo o Ipea, os dados apontam que esse aumento ocorre principalmente por causa do transporte público. Afinal, é fato que os grandes congestionamentos, passagem mais alta e a quantidade de gente espremida em um único lugar não agrada a ninguém. Com isso, muitos brasileiros optaram por ter seu próprio meio de transporte para se livrar de todos esses transtornos.

Quantidade de veículos

São 62,8 milhões de domicílios no Brasil. Dessa quantidade, cerca de 33,4 milhões possuem pelo menos uma moto, um carro ou ambos. Os carros estão presentes em 21,3 milhões de casas. Já as motos estão nos lares de 7,2 milhões. A quantidade de domicílios que possuem tanto o carro quanto a moto são 5,3 milhões. Nisso, 28,9 milhões de residências no Brasil não possuem carro nem moto.

ipva 2024

De acordo com os dados do Ipea, as famílias possuem os carros como veículo principal, sobretudo nas cidades. Quando se analisa os números das áreas urbanas tem-se que 45% das casas possuem carro, já na área rural esse percentual cai para 28%. No entanto as motos estão presentes em 33% das residências da área rural. Isso é quase o dobro do que a zona urbana apresenta.

Veículos por estado

De acordo com os dados desse estudo, os estados brasileiros que mais possuem veículos são Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. A quantidade de casas em Santa Catarina que possui carro ou moto é de 75%. No Paraná, 67,7% dos lares possui ao menos um desses dois veículos enquanto que no Distrito Federal é 64,1%. O estado de São Paulo aparece com 63,7% das residências com um desses veículos na garagem e no Rio de Janeiro a cada dez lares quatro possuem uma moto ou um carro.

ipva 2024

Os menores índices aparecem nos estados pertencentes a região Norte e Nordeste do país sendo que o estado de Alagoas é o que possui o percentual menor entre todos, 32,4%. No estado do Amazonas esse número é de 33,8%.

Faixa de renda

Com relação a faixa de renda, das famílias que recebem, por pessoa, até um quarto do salário mínimo, 28,2% possuem carro ou moto. O crescimento na quantidade de veículos que essa parcela da população apresenta nos últimos anos é de dez pontos percentuais de 2008 para 2012.

Quanto mais alta é a renda familiar menor é a quantidade de motos que as famílias possuem e maior é a quantidade de carros, de acordo com os dados do Ipea. Já nas residências que a renda por pessoa é entre um e dois salários, 11,4% possuem carro e moto, 10,6% possuem moto e 39,6% possuem carro.

Já nos lares que cada pessoa tem uma renda maior que 5 salários mínimos, 10,8% possuem ambos os veículos, 1,2% possuem apenas moto e 76,6% possuem somente carro.

Acesse o site http://www.despachantedok.com.br/licenciamento-online e regularize o seu licenciamento sem sair de casa. Para demais serviços acesse http://www.despachantedok.com.br/.

Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:



Posts relacionados