IPVA atrasado: Você sabe como pagar?

Por: Gregory Packs

Publicado em 08 de maio de 2017 | Atualizado em 13 de dezembro de 2023

IPVA atrasado saiba como pagar

Todos sabemos que o IPVA é um dos impostos que deve ser pago para que o veículo tenha permissão para circular pelas cidades.

No entanto, pode acontecer do cidadão perder o prazo para realizar o pagamento às vezes por esquecimento ou por falta de condições financeiras de paga-la na data estabelecida e ficar com o IPVA atrasado.

Esses são alguns dos motivos que levam várias pessoas a deixarem o IPVA atrasado. Quando isso acontece e elas pretendem regularizar essa situação não sabem como fazer. Isso não é um procedimento difícil de ser feito, mas é preciso que o cidadão esteja preparado para pagar alguns valores a mais.

IPVA atrasado: Como fazer o pagamento?

O primeiro passo a ser dado para pagar o IPVA atrasado é acessar o site da Secretaria da Fazenda a fim de encontrar e imprimir a guia que permite que o pagamento desse imposto seja realizado.

ipva 2024

Também é possível emitir esses valores nos sites de alguns banco como o Banco do Brasil, Itaú e Caixa, por exemplo. No entanto, essas taxas e o pagamento do IPVA não está disponível em todos os bancos.

Assim, se faz necessário verificar quais são os bancos que são parceiros do estado para que o imposto seja pago. Para verificar a lista basta entrar no site da Secretaria da Fazenda.

ipva 2024

Após encontrar a lista, se o cidadão tiver conta no banco pode utilizar o internet banking para que o pagamento seja realizado. Se não tiver, será preciso ir a uma agência mais próxima para a realização do pagamento.

Outra opção que o cidadão possui para realizar o pagamento do IPVA atrasado é se dirigir a um dos postos de atendimento que a Secretaria da Fazenda possui a fim de pegar a guia e pagar o imposto. Na internet consta o endereço dos postos, basta procurar o que estiver mais próximo da residência para ter mais comodidade.

O IPVA atrasado pode ser parcelado?

Quando o IPVA está dentro do prazo o mesmo pode ter desconto quando for pago à vista ou parcelado em até 3 parcelas. No entanto, se o IPVA estiver atrasado não existe a possibilidade de fazer o parcelamento. Nesse caso, o contribuinte terá de pagar totalmente o imposto ou parcelar, com juros, o seu pagamento conforme as condições que são dadas nesse ato.

Valor da multa

Quando o IPVA está atrasado a multa de mora corresponde a 20% do valor original e pode chegar a 1% por cada mês que esteja em atraso. Esses valores não são cabíveis de negociação.

É possível dirigir o veículo com o IPVA atrasado?

Qualquer veículo e condutor precisam portar alguns documentos que são obrigatórios para a sua circulação. Tanto o IPVA quanto o DPVAT não são documentos obrigatórios. No entanto, em alguns estados é preciso que esses dois sejam pagos para que a vistoria do veículo seja realizada antes que o CRLV seja emitido. Por isso, o melhor a ser feito é verificar junto ao Detran estadual sobre essa necessidade.

Para resolver facilmente essa questão basta entrar no site do DOK Despachante ou no nosso sistema de licenciamento online. Assim, tudo será resolvido com mais praticidade.



Posts relacionados