IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido pela sigla IPVA, é um dos custos obrigatórios que deve ser assumido a partir do momento que se adquire um veículo automotor, seja ele carro, motocicleta, aeronave ou até mesmo embarcação.

Entretanto, mesmo sendo um dos mais famosos, ainda existem diversas dúvidas que giram em torno deste imposto. Saiba mais sobre ele!

O que é IPVA?

Este tributo, que deve ser pago anualmente pelos proprietários de veículos automotores, tem um valor variável. Ele é calculado com base no preço do veículo e, por ser um imposto estadual, a alíquota é instituída de acordo com cada estado brasileiro, além do Distrito Federal.

Mas para que ele serve? O IPVA deve ser quitado para que o veículo seja licenciado e legalizado. E qual é o destino do dinheiro arrecadado? A quantia é dividida: 50% é recebida pelo governo estadual e 50% fica com o município no qual o veículo foi emplacado.

Como pagar o IPVA?

Primeiramente, o proprietário deve receber o Aviso de Vencimento do imposto, que chega em casa. Ele traz informações sobre o veículo, valores, datas, parcelas e formas de pagamento disponíveis. Apenas com ele é possível realizar o pagamento deste tributo.

Caso você não tenha efetuado o pagamento, sua situação no órgão responsável fica como “Dívida Ativa”. A cada dia de IPVA atrasado, são acrescidos juros, o que torna o valor ainda maior. Por isso, é essencial que você mantenha em dia o pagamento.

Para regularizar o seu veículo sem sair de casa, a DOK Despachante proporciona a possibilidade de realizar seu licenciamento online parcelando o valor do seu IPVA em até 12 vezes no cartão. Sua documentação é enviada pelos Correios e em pouco tempo a situação do seu veículo estará regularizada.

Consultar IPVA

Se você está em dúvida sobre sua situação, vale a pena fazer uma consulta de IPVA. Com a DOK Despachante, basta informar os dados do seu veículo (placa ou RENAVAM) para que o sistema envie todas as informações para o seu e-mail. Aproveite!

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts