Freios ABS e airbags, para que servem?

Freios ABS e airbags, para que servem?

Sabemos que conforme os anos passam muitas coisas mudam em questão de segurança em um veiculo, hoje em dia com um transito caótico buscamos cada vez mais carros que possam nos oferecer uma segurança a mais, há alguns anos atrás os airbags não era item básico de um veículo de passeio e nem tinham freios ABS no Brasil, foi em 2009 que visando ter um transito com veículos mais seguro que esses itens se tornaram obrigatório.

Esse modelo de freio ABS mudou todo um conceito de direção defensiva, já que eles não travam as rodas e permite fazer manobras eficazes em situação de risco. Já os airbags amortecem o impacto do ocupante com o veículo durante um acidente, este é acionado por pequenos sensores em questão de milésimos de segundos. Mas no Brasil só a partir de 2014 que veículos passaram a ser fabricados com os airbags e os freios ABS, e desde então sua eficiência vem sendo posta a prova e ganhando mercado cada vez mais, afinal quanto mais seguro o transito for melhor.

freios-abs-e-airbags-para-que-servem

Em alguns países a obrigatoriedade desses itens já vinha a tempo antes do Brasil em questão do airbag:

  • Nos Estados unidos é item obrigatório desde 1998;
  • Na União Europeia é considerado item básico desde 2007;
  • A argentina acompanhou o Brasil e desde 2014 tornou obrigatório;

 Freios ABS

Os freios ABS são um sistema de frenagem que é uma estrutura antitravamento instalado nas rodas do carro, esse tipo de equipamento irá reduzir a distância de frenagem e aumentar a performance de travamento do veículo. Esse tipo de freio é considerado mais seguro e confiáveis, com os freios ABS a roda não é bloqueada, mas é tirado proveito do atrito estático que irá impedir a derrapagem e consequentemente o descontrole da direção.

Existem dois modelos de Freios ABS, simples que possui dois canais e o completo que irá atuar nas quatro rodas. Esse sistema eletrônico do ABS utiliza sensores, monitora a rotação de cada roda e irá comparar com a velocidade do veículo, por exemplo em uma frenagem de emergência a força da frenagem que será aplicada pelo motorista poderá ser maior que o pneu possa suportar. Cada vez mais é comprovada a eficiência dos freios ABS hoje em dia em carros e motos.

Benefícios de freios ABS

Alguns benefícios proporcionados a veículos com freios ABS são:

  • Tem maior prevenção a acidentes;
  • Possui novas funções de segurança por meio de conexão de rede de sistema e seus componentes;
  • Possui sistemas de segurança modulares
  • Tem sinergia devido a sua tecnologia de desenvolvimento de sistema e conexão em rede;

Airbags

Os airbags são componentes de segurança obrigatório em veículos e um dos mais importante, já é mais do que comprovado que os airbags ajuda a salvar vidas. Mas o sistema de airbags é bem complexo, para sua funcionalidade na hora de um acidente ele deve ser acionado em milésimos de segundos.

Os veículos possuem airbags na parte da frente do painel de instrumentos, mas há carros que possuem airbags nas laterais também. Eles são acionados através de pequenos sensores que são projetados para identificarem quando que o veículo foi danificado. São dois os tipos de sensores utilizados em veículos que tem airbags, mecânicos e elétricos, pode haver mecanismo que misture os dois utilizando os eletromecânicos e até acetômetros para disparar o sensor. Os sensores de impacto é quem determina o sucesso do sistema airbag, pois trabalham com precisão e de forma extremamente rápida.

 

Comentários

Gregory Packs
Gregory Packs

Um jovem de Sorocaba, interior de São Paulo, descobriu na prática o que é estratégia multicanal – e como ela pode revolucionar o negócio de sua família. Gregory Packs tinha 3 anos de experiência no ramo de Sistemas de Informação quando percebeu que o escritório despachante da mãe enfrentava problemas. A Dok Despachante havia sido criada no início de 2006 por Beth Pontes que começou sua carreira de Despachante há 20 anos, depois de uma longa carreira em escritórios da cidade. “Quatro ou cinco anos depois começamos a concluir que, nesse mercado de despachantes, numa cidade como Sorocaba, os grandes reinam e havia poucas chances para os pequenos, mesmo com experiência”, conta Gregory. Foi quando ele decidiu empregar o que havia aprendido com a experiência digital sozinho e na faculdade.

Related Posts