Consultas de débitos e restrições agora podem ser feitas por aplicativo do Detran

Por: Gregory Packs

Publicado em 11 de abril de 2017 | Atualizado em 28 de novembro de 2023

Consultas de débitos e restrições agora podem ser feitas por aplicativo do Detran

Através da evolução da tecnologia inúmeros serviços passaram a ser prestados de forma mais simples e rápida, afinal, basta baixar um aplicativo ou acessar o site que se deseja para ter a solicitação atendida. Essa comodidade também faz parte do Departamento de Trânsito (Detran), que atualmente possibilita consultas de débitos 100% online.

Ao utilizar o aplicativo no tablet ou smartphone, o cidadão em geral pode consultar se determinado veículo tem alguma restrição e/ou débito. Afinal, fazer essa checagem sempre é importante na hora de comprar um veículo seja de um lojista ou diretamente com o proprietário atual do mesmo.

Verificar as condições do veículo e a sua documentação é a melhor forma de garantir que o negócio será realmente muito bom. Apesar do DETRAN disponibilizar em seu portal consultas de débitos, o departamento resolveu se aproximar mais do cidadão se fazendo presente em seus aparelhos celulares e tablets. A ferramenta é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Quando o usuário faz a consulta pelo aplicativo ele pode descobrir quais as infrações que foram cometidas com aquele veículo, se ele tem alguma restrição e os possíveis problemas que ele apresenta em seu cadastro. Além do mais, manusear esse aplicativo é muito simples e isso facilita demais na hora do usuário fazer alguma busca.

ipva 2024
ipva 2024
Consultas de débitos consultando por celular

Por que a Consulta de restrições e débitos do veículo deve ser feita

Inúmeras pessoas sonham com o dia que vão comprar seu carro próprio, independentemente de onde ele seja comprado o consumidor deve sempre checar se o automóvel está regularizado e se não tem nenhuma pendência a ser paga.

Consultas de débitos em veículos com pendências

Quando o veículo tem algum tipo de pendência como multa a ser paga, por exemplo, o seu proprietário acaba oferecendo-o por um preço menor que o do mercado. Quando isso acontece, é fundamental que o consumidor busque informações sobre o carro. Essa verificação sempre deve ser feita a fim de evitar comprar gato por lebre.

Como o Detran é o melhor lugar para se fazer essa verificação e ele tem de atender aos demais consumidores que desejam fazer vistoria veicular no veículo, tirar a CNH entre outros serviços, tudo ficaria muito complicado. Por isso, foi criado o aplicativo do Detran. Com ele, o cidadão pode verificar qual a situação do veículo e comprá-lo sabendo que ele tem ou não algum tipo de pendência.

Caso ele compre um veículo mais barato sem fazer essa verificação, ele acaba correndo o risco de ter que desembolsar um valor muito mais alto para poder livrar as responsabilidades do veículo e, assim, poder circular livremente com ele por aí. A grande vantagem de usar esse aplicativo é que ele pode ser baixado tanto no smartphone quanto no celular. Com isso, é possível acessar todas as informações de onde estiver.



Posts relacionados