Como recuperar o vidro trincado de seu automóvel

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de maio de 2017 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Como recuperar o vidro trincado de seu automóvel

Ter um vidro trincado é um inconveniente para os proprietários dos automóveis e muitos pensam que o conserto é bastante complicado ou com alto preço. Na realidade, conseguir essa recuperação é simples e existem diferentes preços para que o proprietário decida. Assim, veja como recuperar o vidro trincado do seu automóvel.

vidro trincado trocando vidro do carro

Primeiro: como o motorista pode guardar seus vidros de ser trincados?

Normalmente, os vidros dos automóveis são trincados enquanto o proprietário está dirigindo e, dessa forma, as chances do trinco ocorrer são maiores quando o veículo é utilizado com grande frequência. Porém, não é necessário deixar de conduzir para evitar trincar: escolher onde ficar no trânsito já é uma ajuda.

A maioria dos automóveis que têm o vidro trincado estava atrás de algum veículo de grande porte, como os caminhões, quando o trinco aconteceu e a razão é que os pneus desses grandes veículos acabam espalhando pedras, sendo que elas batem no vidro com boa força e o trincam. Por isso, manter-se distante dos caminhões já é uma forma de preservar os vidros do veículo.
 

ipva 2024

As consequências do vidro trincado

Quando o proprietário não recupera o vidro trincado, existem duas consequências e as duas estão relacionadas a gastos. A primeira é o vidro acabar quebrando por completo e, além de haver um enorme gasto para o conserto, ainda pode trazer ferimentos a quem estiver no automóvel.
A segunda consequência é que, se algum policial notar que o veículo está andando com o vidro trincado, poderá haver multa de R$ 127,69, pois é uma infração grave. É importante lembrar que a infração grave traz 5 pontos à habilitação. Quando essa multa ocorre, o veículo ainda pode ser levado ao pátio e o proprietário, além de consertar o vidro trincado, ainda arcará com a diária.
 

ipva 2024

Como é o conserto do vidro trincado?

Existem muitas oficinas que consertam os vidros trincados dos automóveis e, além das oficinas, o proprietário pode buscar uma companhia que seja especializada nesses vidros. Importante dizer que o reparo no vidro do automóvel é bastante rápido e leva, no máximo, meia hora.
Para que o vidro do automóvel fique livre do trinco, o mecânico passará uma espécie de resina e, além de não se ver mais aquele trinco, ainda se acaba com o risco de o vidro quebrar. Mais um ponto que deixa os proprietários de automóveis nessa condição mais sossegados é que o valor é bem acessível: R$ 70,00 para essa resina, sendo que pode-se ter de arcar com a mão de obra.
É importante uma ressalva: se o vidro for do tipo temperado, a recomendação é trocá-lo para evitar o estilhaçamento. Assim, a resina apenas é colocada em vidros laminados.
Reparar o vidro trincado é fundamental, inclusive para aqueles que pretendem comercializá-lo. Além de ter os vídeos reparados, é necessário o licenciamento online e os proprietários devem ir ao Despachante Dok, que é experiente nesses licenciamentos.



Posts relacionados