Como providencio os documentos do carro zero por conta própria?

Por: Gregory Packs

Publicado em 05 de julho de 2017 | Atualizado em 19 de dezembro de 2023

capa documentação carro zero- DOK

 
Salve, Motorista! Comprar um carro zero quilômetro é um momento emocionante na vida de qualquer pessoa. No entanto, o processo de providenciar os documentos do carro zero pode parecer um desafio.  

Mas não se preocupe, nos do DOK, estamos aqui para tornar esse processo mais claro e acessível. Neste artigo, mostraremos como obter os documentos essenciais para o seu carro zero, economizando dinheiro ao fazê-lo por conta própria.

Continue lendo para descobrir como preparar a documentação do seu veículo.

Como preparar a documentação do carro zero?

Antes de nos aprofundarmos no processo, é importante entender que, quando falamos de documentação de carro zero, estamos nos referindo principalmente a dois documentos: o Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM) e o emplacamento. 

ipva 2024

Embora muitos considerem o licenciamento como parte desse processo, não é necessário fazê-lo nos primeiros 12 meses após a aquisição do veículo. 

Por que preparar a documentação por conta própria?

A principal razão para os proprietários de carros zero quilômetro cuidarem da documentação por conta própria é a economia.

Outras opções podem envolver custos adicionais, e como já investiram na compra do veículo, essa é uma maneira de economizar dinheiro no processo. 

Como obter o RENAVAM?

O RENAVAM é essencial e pode ser obtido de forma presencial ou online no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), localizado no município ou estado onde o veículo foi adquirido. Essa informação geralmente consta na Nota Fiscal (NF) do veículo.

Em SP, o atendimento presencial é realizado nos Postos Poupatempo Alesp, Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Sé, Santo Amaro, Canindé (Shopping D) ou Cidade Tiradentes. Veja endereços aqui. 

Porém, para garantir a regularização do seu carro, é importante observar o prazo de 30 dias após a emissão da nota fiscal.  Nesta etapa, você precisará apresentar os seguintes documentos: 

  • Documento original e uma cópia do RG, CPF e CNH do proprietário do veículo;
  • Via original e uma cópia do comprovante de residência dos últimos três meses;
  • Nota fiscal original com o decalque do chassi. Vale lembrar que o chassi do veículo é composto por 17 caracteres e geralmente está localizado do lado direito, próximo ao banco do passageiro. Para saber mais sobre como fazer o decalque do chassi clique aqui;
  • Contrato original do financiamento do veículo (caso tenha ocorrido financiamento), que deve estar assinado por todas as partes envolvidas.

Após isso, é necessário prosseguir com o pagamento da documentação do seu carro novo, que normalmente é efetuado em uma agência do Banco do Brasil, utilizando um cartão de débito ou dinheiro em espécie.

No estado de SP o valor da taxa referente ao primeiro registro do veículo é de: R$ 419,03. 


Saiba mais sobre DOCUMENTAÇÃO

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira: 


Como fazer o emplacamento?

Para concluir o emplacamento, é necessário visitar uma seção do DETRAN conhecida como “lacração”. Certos documentos são fundamentais nesse momento, incluindo o RENAVAM, comprovante de residência e cópias do RG e CPF, além dos documentos originais. 

É importante observar que as exigências do DETRAN podem variar de estado para estado, portanto, verifique com a unidade local para garantir que você tenha todos os documentos necessários.

ipva 2024

Em SP, consulte uma empresa estampadora de placas e pague o serviço à própria empresa. Consulte aqui as empresas credenciadas pelo Detran.SP. 

Infográfico sobre documentação para emplacamento| DOK Despachante
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK Despachante

Custos do emplacamento?

Embora a economia seja uma vantagem ao fazer o emplacamento por conta própria, ainda é necessário pagar algumas taxas.

Certifique-se de conhecer as taxas específicas do DETRAN do seu estado, ou das empresas credenciadas, pois elas podem variar. 

Agendando o emplacamento

Para evitar a perda de tempo, é recomendável verificar se o DETRAN da sua região oferece serviços de agendamento para o emplacamento.

Dessa forma, você não corre o risco de chegar à seção de lacração e descobrir que não pode prosseguir por falta de agendamento. 

Escolha da placa

Alguns proprietários desejam personalizar a placa do veículo com datas especiais ou iniciais. Felizmente, o DETRAN permite essa escolha, mas há um custo adicional associado a isso.

Além das taxas usuais de lacração, em SP, você deverá pagar uma taxa de R$ 132,65 para escolher a placa desejada e também terá que fazer um agendamento prévio clique aqui para saber mais.

Dirigindo sem emplacamento

Uma informação importante é que, ao se dirigir para a seção de lacração do DETRAN para obter o emplacamento, você não será penalizado, mesmo que a condução sem placa seja normalmente uma infração gravíssima. 

 Isso é permitido no contexto da obtenção da placa para o seu veículo. Essa medida visa simplificar o processo de registro e emplacamento do seu veículo, permitindo que você o faça de forma tranquila e dentro da legalidade.

Mantenha a documentação sempre atualizada com o DOK!

Agora que você está com um carro novo, é essencial manter a documentação sempre atualizada e acessível. Com o aplicativo DOK, você terá a facilidade de consultar débitos, baixar documentos e garantir que tudo esteja em conformidade com as leis de trânsito.  

Não deixe a burocracia atrapalhar sua experiência com o seu carro zero. Baixe o aplicativo agora e mantenha tudo sob controle, sempre que precisar.

Conclusão

Neste artigo, vimos que a obtenção dos documentos para o seu carro zero pode inicialmente parecer desafiadora, porém, com o conhecimento adequado e um bom planejamento, é possível economizar dinheiro e concluir o processo com êxito.

Não se esqueça de verificar as exigências específicas do DETRAN do seu estado e de agendar o emplacamento quando for possível.  Com essas informações em mãos, você estará pronto para desfrutar do seu carro zero de forma legal e segura.

Gostou desse conteúdo? Não quer perder nenhuma novidade? Então acesse nosso blog para ler outros artigos e siga nossas redes sociais: InstagramFacebook, YouTube e LinkedIn

separador | DOK Despachante

Perguntas Frequentes sobre DOCUMENTAÇÃO DO CARRO ZERO

Quais são os documentos essenciais para registrar um carro zero?

Os documentos essenciais incluem RG, CPF, CNH do proprietário, comprovante de residência recente, nota fiscal com decalque do chassi e contrato de financiamento, se aplicável.

Como faço para agendar o emplacamento do meu carro novo?

Você pode agendar o emplacamento diretamente no DETRAN do seu estado, geralmente online, seguindo as instruções disponíveis no site oficial.



Posts relacionados