Dicas
Animais em transporte público: tudo o que você precisa saber
Salve, passageiro! Viajar com seu animal de estimação pode ser uma experiência enriquecedora e divertida, mas também exige planejamento e […]
Por: Redator DOK
Publicado em 01 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 21 de dezembro de 2023
Salve, Motorista! Tudo certo por aí? Dirigir na penumbra exige habilidade, seja na reação ou em uma ação planejada, certo?
Mas, você sabe o que é penumbra no trânsito, e quais são seus impactos e consequências? Não? Então, leia este artigo para saber tudo isso e muito mais!
Penumbra é uma condição adversa de luz, mas o que isso significa exatamente?
Você lembra das aulas da auto escola? Imagino que lá foi a primeira vez em que entrou em contato com o termo: condições adversas.
Condições adversas nada mais são que um conjunto de fatores que têm potencial de complicar a vida dos motoristas nas vias de trânsito.
Elas são divididas por categorias e a luz é uma delas. Entenda mais sobre o tema nos tópicos abaixo.
As condições adversas de luz são elementos luminosos no trânsito, que podem interferir na direção. Suas formas são variadas, podendo agir de forma direta ou indireta.
O farol de um carro que está em sentido oposto ao seu, por exemplo, pode te causar um ofuscamento, essa é uma ação direta.
Já uma ação indireta, acontece quando, por exemplo, a luz do sol é refletida por uma superfície espelhada e também lhe causa ofuscamento.
Mas afinal, qual é o tipo de luz da penumbra? A palavra “penumbra” deriva do latim “paene” (quase) e “umbra” (sombra).
Mas o que quer dizer uma “quase sombra”? Significa que a maior fonte de luz da via láctea – o sol – é a maior condição adversa de luz no trânsito.
Mas Victor, você está dizendo que uma “quase sombra”, no trânsito, é gerada pelo sol? Sim, mas não é tão simples assim. Entenda mais no próximo tópico.
Lusco-fusco e penumbra são sinônimos, mas o primeiro tem mais haver com o que vemos e o segundo com o fenômeno.
A foto abaixo, mostra o lusco-fusco, ou crepúsculo como é mais conhecido. Na imagem, vemos um dégradé entre céu e terra na medida em que a luz do sol, que estava presente no ambiente, vai diminuindo.
Já na próxima imagem, podemos ver o fenômeno físico da penumbra, no qual o sol ilumina um lado da terra e nos limites verticais tem-se a penumbra.
Essa “quase sombra” que ocorre com o sol indo embora, nada mais é do que a rotação natural do planeta terra.
Observe que o que vemos é a luz incidente do sol, diminuindo na medida em que a rotação da terra acontece.
O dégradé (lusco-fusco) que está no céu, faz parte da formação do efeito penumbra, o momento no qual a luz que nos iluminava se desvai em um clarão e abre um curto intervalo de tempo para uma “quase sombra”.
Apesar de lindo, o fenômeno da penumbra também é muito perigoso.
Os olhos humanos possuem uma defasagem no tempo de adaptação a um ambiente mais ou menos luminoso em relação ao anterior.
No trânsito, por exemplo, o ofuscamento acontece de forma contínua e confortável, uma vez que nossos olhos estão acostumados com a presença da luz.
Contudo, quando essa luz vai embora e ficamos em um ambiente mais escuro, é normal que vejamos “manchas escuras” por alguns segundos, isso ocorre até que a pupila ajuste sua dilatação e, portanto, a luminância que passa por nossas retinas.
Esse ofuscamento também acontece quando entramos e saímos de túneis e tempestades, por exemplo.
Diante do potencial perigo, resolvi separar algumas dicas. Mas, antes disso, repare que durante um lusco-fusco, existem dois problemas:
Ao saber que terá que dirigir em um lusco-fusco ou na penumbra, o condutor do veículo deve:
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
A direção defensiva é uma prática que motoristas conscientes adotam com o objetivo de melhorar a segurança no trânsito.
Existem dois tipos principais de direção defensiva, uma corretiva e outra preventiva. No começo deste artigo mencionei que para dirigir na penumbra você pode esperar reagir bem ou se planejar.
Um motorista que aplica o método corretivo de direção, usa a própria habilidade ao volante para lidar com as situações que aparecem durante o trajeto.
Já os motoristas que usam a abordagem preventiva, são aqueles que se planejam.
No último exemplo, os motoristas procuram conhecer o trajeto, as condições climáticas, o horário em que pegarão estrada, mantêm a revisão em dia, sabem quantos passageiros vão levar etc.
Tudo para ter as melhores condições para lidar com as vias de trânsito, demais motoristas e pedestres.
Estar apto ao uso da direção defensiva é:
Não me entenda mal, não é que a direção defensiva corretiva seja ruim, afinal, tais condutores sabem muito bem sobre os pontos que mencionei acima.
Acontece é que a direção preventiva é mais cautelosa. Mas, o tipo de direção não é uma regra e varia de acordo com cada motorista.
Para evitar acidentes, sejam eles causados pelo lusco-fusco, pela penumbra ou ainda outro fator, é importante que os motoristas:
Em 2017, os acidentes de trânsito representaram a maior causa de morte de crianças entre cinco e 14 anos, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Ainda segundo o Instituto, estima-se que anualmente, 45mil pessoas morrem no trânsito no país. Tal realidade não pode ser tolerada. Por isso, é cada vez mais importante cada motorista fazer sua parte.
Dirigir na penumbra, apesar de ser apenas por um momento curto, deve ser feito com cautela e atenção. As condições adversas de luz e seus efeitos, não são brincadeira e podem causar graves abalroamentos.
Ou seja, períodos de ofuscamentos, mesmo que se tratem de poucos segundos, podem ser mais que suficientes entre a vida e a morte.
Por isso, é sempre importante que os motoristas respeitem as leis de trânsito, a sinalização, as regras das vias e dirijam defensivamente.
TAGS: efeito penumbra/ ao dirigir na penumbra/ o que é ofuscamento no trânsito/ penumbra trânsito
Caso fique atordoado por uma forte e extensa fonte de luz, é importante manter a calma e não fazer movimentos bruscos. Diminua a velocidade gradualmente para não causar nenhuma colisão traseira.
Controle de ofuscamento é nome dado a uma prática da direção defensiva, seja preventiva ou corretiva, na qual o motorista age para lidar com o clarão de luz que o atingiu.
Penumbra, na física, é uma região de sombra que recebe luz de alguns pontos da fonte. Já a umbra é uma região de sombra total. No trânsito, esse fenômeno acontece ao amanhecer e pôr do sol, no qual partes da terra estão “no escuro”, enquanto outras estão sendo parcialmente iluminadas.
O Redator é a equipe de produção do DOK, formada por redatores especialistas em marketing, jornalismo, letras e outras áreas. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil. Em nossos artigos, também é possível conhecer todos os serviços disponibilizados pelo DOK Despachante, como consultas e pagamentos facilitados para licenciamento, IPVA, multas, entre outros.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1