Como Fugir do Calor no Trânsito?

Por: Gregory Packs

Publicado em 16 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 26 de novembro de 2020

Como Fugir do Calor no Trânsito?

A combinação calor e trânsito pode trazer problemas bem mais graves que o estresse. Quando se passa muito tempo no trânsito quando está fazendo calor isso pode levar a pessoa a ficar desidratada causando fadiga, sonolência, tontura e eventualmente pode causar até desmaio. O individuo também perde o poder de concentração e o raciocínio rápido o que aumenta as chances de causar um acidente.

O ambiente de trânsito ajuda a aumentar o calor ainda mais, mesmo quando se está no verão. Isso acontece por causa da sensação térmica que se tem quando se está dentro do veículo que pode ter a temperatura 5ºC a mais que a temperatura real. Esse aumento é causado pelo motor quente e o ambiente fechado.

Além de todos esses problemas a irradiação solar ainda pode causar queimaduras de primeiro grau no corpo e levar o individuo a ter câncer de pele. Nessas situações não é incomum que o individuo tenha alguma lesão ocular, por isso, o recomendado é usar óculos escuros.

Calor no Trânsito ligando o ar

Evitando problemas mais cotidianos

Os problemas mais cotidianos podem ser evitados com soluções simples como, por exemplo:

  • Se hidratar o máximo que conseguir fazendo a reposição de sódio e potássio. Beber bastante água e comer alguma fruta é o recomendado em qualquer situação e isso também é válido quando se está no trânsito. Se preferir os isotônicos eles também podem ser ingeridos.
  • Além da desidratação há o risco de queimaduras de primeiro grau que podem ser ocasionadas nessa situação. Um problema simples também pode acabar gerando um câncer de pele, por isso, o uso do filtro solar é indispensável.
  • Quando o calor estiver muito forte o recomendado é usar roupas mais leves como regatas e bermudas e no lugar do sapato uma boa sandália. O terno e a gravata devem ser evitados e a cabeça protegida por um chapéu.
  • O trânsito deve ser evitado entre as 10 horas e as 16 horas que é o horário que há uma exposição maior dos raios ultravioletas.
  • Estacionar o veículo numa vaga que tenha sombra é outra recomendação. Afinal, quando se estaciona embaixo do sol, mesmo que seja por um período curto de tempo, o carro fica muito quente. Se não tiver outra opção o melhor a fazer ao retornar ao veículo é deixar as portas abertas para que o vapor quente que está ali dentro saia. Isso não leva mais que 5 minutos. Ligar o ar condicionado também ajuda nesse processo.
  • Se o carro estiver em movimento os vidros podem ser fechados e o ar condicionado ficar ligado.
Prêmio Reclame Aqui 2024 DOK


Posts relacionados