IPVA
Golpe do IPVA: saiba como identificar e evitar fraudes!
Salve, Motorista! Você sabia que existem pessoas aplicando golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)? […]
Salve, Motorista! Sabia que o barulho de carro pode ser um sinal muito importante que seu automóvel está comunicando? Saberia dizer o que está acontecendo apenas pelo som diferente?
Leia este artigo para entender melhor os sinais que o seu carro te passa!
Quando o assunto é carro, sabia que nem sempre o barulho é algo negativo?
Diferente de um bebê, que chora porque está com fome, frio, calor ou com a fralda suja, o barulho no carro nem sempre indica um problema.
Existe uma série de barulhos que são normais, como alarme de porta aberta, motorista e passageiro do banco da frente sem cinto de segurança, além de muitos outros.
Por outro lado, alguns sons indicam que algo não está certo, principalmente em veículos antigos. Batidas de metal colidindo, barulho agudo ao frear e som de estalo são alguns dos barulhos mais comuns que você deve se preocupar.
Acompanhe esse artigo até o final que falarei tanto dos barulhos positivos, quanto dos negativos.
Os barulhos normais, ou seja, aqueles que são previstos, geralmente indicam que algo está errado, mas não geram nenhum problema que exija conserto.
Nesses casos, basta saber o que cada barulho significa, assim, solucioná-lo será mais fácil.
Confira, abaixo, alguns dos barulhos mais comuns que, normalmente, não precisam que o carro seja levado ao mecânico.
Os barulhos normais de segurança, em um carro, são mais como alarmes. Eles apontam alguma coisa que possa prejudicar a sua segurança e a do seu veículo e, por consequência, a dos demais motoristas das vias de trânsito.
Em modelos mais recentes, as luzes do painel e os símbolos do visor mostram algumas dessas sinalizações de segurança que seu carro te faz.
Dois desses barulhos são das portas (laterais, capô e porta-malas) e dos cintos de segurança dos bancos frontais (motorista e passageiro que senta ao seu lado).
Ao perceber o problema, seja pela luz ou pelo sinal sonoro, basta fechar as portas ou colocar o cinto de segurança para resolver.
Caso a luz de porta aberta ainda esteja acesa, mesmo após todas estarem fechadas, uma boa dica é dar uma olhada no sistema de fecho.
Uma por uma, observe se o fecho do batente está bem encaixando com o das portas (onde se encontra o sensor). É possível fazer a higienização e manutenção sozinho com uma chave torque, ou, de todo modo, um mecânico pode fazer isso com mais propriedade.
Outros dois barulhos de carro que são de fácil solução dizem respeito à sinalização. Apesar de nem todos possuírem, é inegável que cada vez mais veículos possuem essa tecnologia.
São elas: a câmera de ré e o sensor de proximidade, ambas podem ter visor, porém, é mais comum que apenas a câmera tenha.
Ao engatar a ré, seja no carro de câmbio CVT, automático ou manual, é normal ouvir um “pipipipipipipipi” que vai se intensificando conforme o sensor traseiro percebe que a distância até o objeto que está observado diminui.
O mesmo acontece com o sensor de proximidade, contudo, este é lateral. Da mesma forma que a câmera, ele apita mais forte ou mais fraco conforme a distância entre objeto e sensor varia.
Não é exatamente o barulho no carro que gera multa, mas sim uma desregularização que venha a causar algum ruído.
Segundo o Art.230 inciso XVIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado dirigindo com veículo “em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído”, será autuado.
Essa infração é grave e gera uma multa de R$195,23, além disso, são somados cinco pontos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e seu veículo será retido (ficará parado até que a situação seja regularizada).
Diferente da ocasião citada, existe uma multa veicular que pune os motoristas pelo som de seus veículos.
A multa de som automotivo diz que se o barulho do carro passar de 80 decibéis (unidade de medida mundial para os níveis de som), o motorista pode ser autuado.
Essa multa é administrada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e, segundo sua resolução 958/22 e o que está regulamentado no Art.228 do CTB, as penalidades aplicadas são as mesmas das citadas acima:
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Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Na falta da revisão de carros, todo automóvel tem uma inclinação maior a ter problemas.
Porém, não se trata apenas da revisão. Os barulhos e ruídos de carros também aparecem devido à forma com que cada motorista dirige e como lida com os imprevistos do trânsito.
Direção defensiva preventiva é nome do conceito que engloba as boas práticas de direção, além das condições adversas encontradas nas vias e como lidar com elas.
Abaixo, vou falar de alguns dos barulhos de carro mais comuns que geram problemas de difícil solução e que poderiam ser amenizados ou até totalmente evitados a partir de uma direção mais segura. Confira!
Um dos casos mais comuns quando se trata de barulho no motor de carro é a batida de pino.
Isso significa que na prática está ocorrendo a pré-ignição, ou seja, a queima antecipada da mistura de ar e combustível na câmara de combustão, gerando ondas magnéticas e o som de motor fazendo “tec tec tec”.
Se o carro for flex, abastecer com etanol pode diminuir ou eliminar o problema. Contudo, caso o barulho ainda persista é recomendado fazer a regularização de motor.
Já aconteceu com você, Motorista, de frear seu veículo e ouvir um barulho agudo? Esse “hiiiiihhhhhhh” provavelmente acontece por dois motivos, sendo eles:
Não fazer a troca nesse caso pode fazer com que o metal que segura as pastilhas colida com os discos de freio e os danifique. Resultado que geralmente precisa de mecânico.
Esse barulho de carro é parecido com aquele som de sugar um líquido pelo canudo quando quase não resta nada no copo, a única diferença é que no carro ele é mais grave.
O som de fundo de copo corresponde ao barulho de rolamento de roda, que indica a necessidade de trocar a parte danificada.
Em um carro existem diversas peças metálicas que quando aquecidas dilatam e quando resfriadas contraem.
O som emitido da dilatação e contração é devido à agitação das moléculas que compõem cada peça.
Os sólidos possuem moléculas mais unidas e quando recebem energia – calor – elas se agitam e se separam um pouco, fazendo o “corpo metálico” aumentar de tamanho, isso é a dilatação.
Esse aumento (não muito grande) produz o som.
Quando essas peças dilatadas esfriam, as moléculas retornam aos seus lugares e o objeto ao seu tamanho original, fenômeno chamado de contração, que também causa barulho.
Caso ouça um barulho de sino de metal batendo (semelhante aos sinos que as vacas usam), ao dirigir, existem grandes chances de ser defeito na junta homocinética.
Essa parte do carro é ligada ao semieixo e transfere o torque da caixa de câmbio para a roda, ou seja, a força da marcha para a roda girar, independentemente das condições de direção e da via.
O barulho acontece devido a um desgaste natural na junta ou quando a borracha protetora (coifa) rasga, juntando sujeira e vazando graxa.
Para acabar com o ruído, leve seu carro para uma oficina e peça a troca da junta.
Neste artigo, vimos que nem todo barulho de carro é negativo, portanto, nem todos precisam de ajuda mecânica.
Cada barulho é uma tentativa do seu carro se comunicar com você e seria bem mais fácil se ele fosse um “Transformers” e te falasse o que está acontecendo usando o rádio, mas com o tempo você pega o jeito.
Andar com o veículo fazendo barulho só causa multa se o som automotivo ultrapassar 80 decibéis, garantindo ao motorista autuado: infração grave com multa de R$195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.
De “tec tec tec” ao sino de vaca, os barulhos são muitos, por isso, sei que as dicas e orientações desse artigo foram de grande ajuda. E aí, o que achou do conteúdo? Sabia de tudo isso que comentei?
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TAGS: barulho de carro velho/ carro zuado/ falta de oleo no cambio faz barulho/ barulho quando aumenta a velocidade
Depende. Os barulhos no motor podem indicar problemas diferentes, contudo, se seu carro está com a revisão em dia pode ser apenas a falta de lubrificante. É recomendado passar em um mecânico para checar se o barulho é realmente isso ou algo mais grave.
Barulhos que saem de perto do motor podem indicar batidas de pinos, desregulagem na homocinética, necessidade de troca de óleo ou até mesmo apenas dilatação das peças metálicas, sendo essa última normal.
O barulho que acontece quando o carro indica problemas de motor fundido é o das peças metálicas do motor entrando em choque, o que apenas se intensifica se o problema não for solucionado. É sempre recomendável fazer a manutenção do sistema de arrefecimento, que contém peças como radiador e válvula termostática.
É um motor que apresenta peças móveis que sofrem desgaste programado conforme uso. Essa deterioração excessiva gera folgas nos componentes internos do motor, causando impacto de suas peças.
Existem peças antirruído que podem ser instaladas no veículo. Entretanto, o recomendado é procurar um mecânico de confiança para checar os barulhos e sanar todas as dúvidas.
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