Você sabe como calcular o frete de transporte rodoviário? Saber precificar corretamente um produto ou serviço é essencial para gerar lucro e ter sucesso no seu ramo. Tendo isso em vista, é muito importante que você, motorista de carga, saiba como calcular frete de transporte rodoviário.
Segundo o governo nacional, o modal rodoviário é o principal meio de transporte utilizado para movimentar cargas no Brasil. Além disso, no setor privado, a logística costuma representar cerca de 50% dos gastos de uma empresa.
Sendo assim, o valor do frete do transporte rodoviário torna-se um fator muito importante para as empresas, transportadoras e principalmente para os condutores de cargas.
Pensando nisso, nós separamos um material completo para te ajudar a precificar este serviço. Leia até o final para entender todos os fatores que influenciam no valor do frete em vias urbanas.
A função da ANTT é regularizar, fiscalizar e supervisionar os serviços prestados por transportes terrestres, tanto de carga quanto de pessoas, aplicando as penalidades para infrações cometidas por ônibus e caminhões de carga.
Além disso, a ANTT é encarregada de emitir o Registro Nacional dos Transportes Rodoviários de Cargas (RNTRC). O documento serve para controlar e regularizar a movimentação de cargas e pessoas, além de delimitar as áreas em que os condutores certificados atuam.
Por fim, a agência também criou uma tabela com valores mínimos para fretes, uma resolução muito importante para caminhoneiros, pois, regulamenta o valor do serviço sem que o condutor sofra prejuízo.
Diferente do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a ANTT não faz a diferenciação das multas por natureza. A Agência determina o que é considerado uma infração e qual será a penalidade para cada uma.
O que é frete rodoviário?
O transporte rodoviário é essencial para a vida da maioria das pessoas, no entanto, nem todas sabem a importância e o funcionamento desse serviço.
O frete rodoviário nada mais é do que o valor cobrado pelo serviço de transporte. Ele engloba a coleta, o transporte e a entrega da carga.
Como calcular o custo de transporte rodoviário?
Há muitos fatores envolvidos na hora de calcular o custo do transporte rodoviário, como o tipo de carga que será transportada, a distância percorrida, o número de eixos do veículo automotor, entre outros.
Hoje em dia, a ANTT criou a calculadora de frete, desse modo, tornando mais simples o cálculo de piso mínimo de frete, sem fugir dos padrões estabelecidos pela Agência.
A Política Nacional de Pisos Mínimos de Transporte Rodoviário de Cargas, busca orientar custo do transporte rodoviário por meio de valores prefixados e manter o equilíbrio entre empresas e trabalhadores do setor.
Mesmo com a calculadora de frete, ainda é preciso que você entenda algumas partes do processo para que não haja erros na cobrança do transporte rodoviário. Continue lendo para descobrir!
Tipos de cargas – ANTT
Como dito anteriormente, a ANTT estabeleceu uma tabela de valores mínimos para frete. Conforme a legislação, o contratante que pagar ao condutor um preço menor que o da tabela estará sujeito a multa.
O objetivo é promover condições razoáveis para a realização de fretes no território nacional, de forma a proporcionar a adequada retribuição ao serviço prestado.
Assim, o art. 2º da Resolução ANTT nº 5.867/2020 estabeleceu 12 categorias de cargas, conforme definições a seguir:
Carga geral: a carga embarcada e transportada com acondicionamento, marca de identificação e contagem de unidades;
Carga geral perigosa: carga geral que contenha produto classificado como perigoso para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
Carga líquida a granel: a carga líquida embarcada e transportada sem acondicionamento, marca de identificação e contagem de unidades;
Carga líquida perigosa a granel: a carga líquida a granel que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
Carga sólida a granel: a carga sólida embarcada e transportada sem acondicionamento, marca de identificação e contagem de unidades;
Carga sólida perigosa a granel: a carga sólida a granel que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
Carga frigorificada: a carga que necessita ser refrigerada ou congelada para conservar as qualidades essenciais do produto transportado;
carga frigorificada perigosa: a carga frigorificada que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
Carga neogranel: a carga formada por conglomerados homogêneos de mercadorias, de carga geral, sem acondicionamento específico, cujo volume ou quantidade possibilite o transporte em lotes, em um único embarque;
Carga conteinerizada: a carga embarcada e transportada no interior de contêineres;
Carga conteinerizada perigosa: a carga conteinerizada que seja classificada como perigosa para fins de transporte ou represente risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente;
Carga a granel pressurizada: a carga sólida embarcada e transportada sem acondicionamento, marca de identificação e contagem de unidades, com a descarga pressurizada.
Tipos de fretes – ANTT
Outro fator que a ANTT considera, são as categorias de fretes. Atualmente, a tabela de fretes é dividida em quatro categorias, são elas:
Tabela A – Transporte Rodoviário de Carga Lotação — Frete mínimo;
Tabela B – Operações em que haja a contratação apenas do veículo automotor de cargas;
Tabela C – Transporte Rodoviário de Carga Lotação de Alto Desempenho;
Tabela D – Operações em que haja a contratação apenas do veículo automotor de cargas de alto desempenho.
O transporte de carga lotação é uma modalidade na qual a capacidade de carga do veículo é preenchida completamente ou quando o carregamento é de apenas um cliente; nesse tipo de frete a entrega é feita diretamente ao destinatário.
Já quando falamos de operações de alto desempenho, estamos nos referindo aos serviços que levam menos tempo de carga e descarga.
Por fim, é bom lembrar que as tabelas são atualizadas até os dias 20 de janeiro e 20 de junho de cada ano, ou quando o preço do combustível diesel sofrer variação superior a 10%.
Custos fixos e variáveis
Para os caminhoneiros, há custos fixos que estarão envolvidos em todas as viagens e que serão incluídos no valor do transporte — por exemplo, os impostos (como IPVA e DPVAT) que são cobrados anualmente.
Também existe a depreciação (desgaste e desvalorização de um veículo ao longo do tempo) e os valores pagos por tecnologia como rastreamento, GPS, softwares, etc.
Já no caso dos custos variáveis, se referem à manutenção preventiva e corretiva, à troca de pneus, ao combustível, aos gastos com pedágio e ao seguro da carga, que também é chamado de seguro de responsabilidade civil e é obrigatório para todo serviço de frete.
Despesas administrativas
O gestor também deve considerar o salário pago aos profissionais que trabalham no galpão, despachando as entregas, e ao responsável pela administração dos fretes.
Além disso, deve-se incluir o valor do aluguel, da luz e dos impostos da empresa.
Saiba mais sobre ANTT!
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também gostará de saber disso. Confira:
Como calcular frete de transporte rodoviário por quilômetro
O cálculo disponibilizado pela ANTT é uma boa forma de regulamentar as condições de pagamento, porém ele estabelece apenas os valores mínimos que os contratantes devem quitar pelo transporte.
Sendo assim, existem outras maneiras de calcular a remuneração, considerando outros fatores como a quilometragem, os custos fixos e variáveis. A fórmula final utilizada pra chegar ao piso mínimo de frete é a seguinte:
Piso Mínimo do Frete (R$/viagem) = (Distância x CCD) + CC
CCD: representa a variável referente aos custos de deslocamento;
CC: significa a variável referente à carga e descarga.
Vamos pegar um exemplo de como fazer esse cálculo? Temos um caminhão que fará o transporte de soja de Sinop-MT para o Porto de Santos-SP.
Aplicando a fórmula, teremos o piso mínimo do frete:
Piso Mínimo do Frete = (2.090 x 4,4012) + 357,60
Piso Mínimo do Frete = R$ 9.556.10
Consulta ANTT
É através da consulta ANTT que uma transportadora consegue saber a situação do registro de toda sua frota. Assim, fica fácil saber se o RNTRC está vigente, prestes a vencer ou se há alguma dívida em relação ao registro.
Como já vimos, o RNTRC é essencial para que veículos de transporte de pessoas, ou de cargas que recebem frete, possam circular de forma regular pelas vias públicas.
O Consulta Pública é um site da ANTT onde é possível fazer a consulta do RNTRC. Para realizar a consulta, basta preencher os dados necessários. O processo é rápido e simples e o resultado sai na mesma hora, sendo possível ver a situação do Registro.
Conclusão
Lembre-se: O principal e mais seguro método de calcular o valor mínimo de frete é através dos dados da ANTT. E, caso você ainda tenha alguma dúvida, basta acessar nossa página completa de ANTT.
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Perguntas frequentes sobre ANTT
Qual o piso mínimo do frete segundo a ANTT?
Para calcular o valor mínimo do frete, você precisa definir a categoria de carga que será transportada, a distância que será percorrida e o número de eixos carregados do veículo. Então, é só acrescentar os dados a calculadora de frete da ANTT.
Como tirar o RNTRC?
Existem três etapas para tirar o registro, sendo elas: cadastro de informações, identificação visual e identificação eletrônica de veículos.
O que acontece se o embarcador não usar a tabela de frete ANTT?
O não cumprimento da tabela de frete instituída pela ANTT pode gerar multas para o contratante (R$ 550 a R$ 10.500), o transportador (R$ 550) e o anunciante (R$ 4.975) do frete.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
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