Viagens
Saiba as condições das estradas em tempo real com o app DNIT
Salve, Motorista! O DNIT na Estrada é um aplicativo do Governo Federal que fornece informações em tempo real sobre as […]
A hora de adquirir um carro usado deveria ser bastante feliz, já que é um bem. Entretanto, há a possibilidade de ter problemas variados se o comprador não tiver atenção a alguns pontos. Assim, aprenda a não deixar que a compra do carro usado vire uma cilada.
Como é indicado para qualquer compra, é importante que se pense no carro usado que se deseja adquirir. Refletir sobre qual é o modelo e qual o limite do ano do carro fazem com que a compra seja mais definida.
Um veículo usado pode ter uma necessidade maior de manutenção e isso precisa ser pensado no momento de planejar o que se quer dirigir. Saber das peças, se elas são importadas e também o valor encontrado é importante e pode determinar até a mudança dos planos com relação ao modelo.
Se o veículo usado for comprado em uma loja, é importante escolher bem essa loja em questão. Para isso, é bom procurar em órgãos como “Reclame Aqui” se há pessoas com problemas devido à compra ali. Vale dizer que é normal que haja algumas reclamações, mas deve-se ter alerta se muita gente já teve inconvenientes: nesse caso, é recomendado comprar em outra.
Por já ter rodado, é possível que o veículo usado tenha sido danificado de alguma forma e consertado. Para saber, o interessado em comprar precisa avalia-lo: existindo amassados, por exemplo, é um alerta. Outra coisa que deve ser vista é se o carro está alinhado ou se existem entortamentos.
Mesmo que o carro usado seja adquirido do dono é preciso fazer o test drive. Dirigindo-o, o interessado poderá perceber se todas as funcionalidades estão de acordo e se o veículo realmente é o que ele deseja. Importante: se o vendedor individual não concordar com o test drive ou se ele criar dificuldades, quem está comprando precisa ficar em alerta, já que podem haver inconvenientes sendo escondidos.
Ter uma companhia ao comprar o carro usado é eficiente por duas razões: a primeira é a opinião, já que quem está acompanhando também pode avaliar o automóvel; a segunda é haver uma testemunha das coisas que o vendedor está dizendo.
O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ajuda aquele que está comprando, a saber, se o veículo está com a placa correta e se existem pagamentos problemas e é imprescindível que se faça essa consulta para evitar adquirir um carro usado cheio de infrações. Também se deve observar como está o licenciamento.
Assim que a compra for mesmo definida, é preciso transferi-lo com rapidez, procurando o DETRAN. Importante: quando o comprador não realiza a transferência em um mês, ele pode receber multa. Para transferir, deve-se apresentar o certificado de registro e documentos pessoais, além da vistoria.
Ah, aproveite para licenciar seu carro com o DOK!
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1