Carros menos seguros do Brasil segundo o Latin NCAP

Por: Gregory Packs

Publicado em 07 de junho de 2024 | Atualizado em 07 de junho de 2024

Capa Artigo Carros menos seguros do Brasil segundo o Latin NCAP | DOK
banner de blog anunciando a campanha Acelera Black Friday que oferece 25% de desconto nas taxas de 10 a 12 vezes no cartão | DOK

Salve, Motorista! Está pensando em adquirir um novo carro e quer saber se é realmente seguro? Então, antes de tudo, é importante saber quais sãos os veículos menos seguros do Brasil, para evitar a compra.

Para selecionarmos esses veículos, levamos em conta os testes feitos pelo órgão independente Latin NCAP, que realiza diversos testes para avaliar a segurança dos carros vendidos na América Latina e Caribe.

Quer saber mais sobre os carros com pior avaliação vendidos no Brasil? Então, acompanhe este conteúdo até o fim e fique por dentro de quais são esses veículos considerados “não tão seguros”.

Como saber se um carro vendido no Brasil é seguro?

Como sabemos, comprar um carro é um investimento significativo, e a segurança deve ser uma prioridade. Desse modo, existem diversos fatores a serem considerados para avaliar essa condição, entre os quais a consulta aos testes de segurança do Latin NCAP.

Em resumo, esses testes simulam diferentes tipos de acidentes, como colisões frontais e laterais, e avaliam a proteção oferecida aos ocupantes do veículo. 

Os resultados dos testes são classificados com base em uma escala de zero a cinco estrelas, sendo cinco estrelas o mais alto padrão de segurança atingido.

Quer manter seu veículo em dia?

Carros menos seguros do Brasil segundo o Latin NCAP

Para te auxiliar na tarefa de saber quais os carros menos seguros vendidos no Brasil, consultamos o Latin NCAP e, a seguir, separamos os veículos com pior avaliação segundo o programa. Confira:

Infográfico sobre carros menos e mais seguros do Brasil segundo o Latin NCAP | DOK
Infográfico elaborado por Bruna Florentino | DOK

Zero estrelas: Hyundai HB20

O Hyundai HB20, um dos veículos mais vendidos no Brasil, apresentou a pior nota no crash test (teste de colisão) realizado pelo Latin NCAP, quando avaliado com apenas dois airbags.

No caso desse veículo, o programa identificou baixa integridade estrutural na cabine em colisão frontal, o que significa alto risco de lesões graves para os ocupantes.

Foto de Hyundai HB20 no teste Latin NCAP | DOK

Uma estrela: Jeep Renegade

O Jeep Renegade foi testado pelo Latin NCAP em 2023 e recebeu apenas uma estrela, um dos piores resultados possíveis. Vale destacar que o modelo avaliado vinha equipado com apenas dois airbags frontais.

Assim, airbags laterais e itens como controle eletrônico de estabilidade (ESC) estavam ausentes no Renegade testado, comprometendo sua performance em diferentes tipos de colisões, o que pode resultar em lesões graves aos ocupantes.

Foto de Jeep Renegade no teste Latin NCAP | DOK

Duas estrelas: Peugeot 208

O Peugeot 208 fabricado no Brasil, que também conta com apenas dois airbags, recebeu duas estrelas do Latin NCAP em dezembro de 2021.

Quer manter seu veículo em dia?

Uma das justificativas para a baixa pontuação é que a carroceria do 208 nacional era mais simples que a do modelo europeu, o que prejudicou seu desempenho em impactos.

As duas estrelas concedidas significam que o modelo oferece proteção marginal (básica) aos ocupantes em caso de colisão, além de maior risco de impacto estrutural e lateral.

Foto de Peugeot 208 no teste da Latin NCAP | DOK

Três estrelas: VW Novo Polo

O Volkswagen Polo (versão Track) recebeu três estrelas do Latin NCAP em agosto de 2023. Essa classificação significa que o veículo oferece um nível de segurança razoável.

O VW Polo Track testado vinha equipado com quatro airbags. Assim, a inclusão de airbags de cortina, que protegem a cabeça dos ocupantes em impactos laterais, poderia ter elevado a classificação geral.

Além disso, uma estrutura mais reforçada poderia melhorar a absorção de impactos e proteger melhor a integridade da cabine.

Foto de Volkswagen Novo Polo no teste Latin NCAP | DOK

Quatro estrelas: Fiat Toro

A Fiat Toro recebeu quatro estrelas do Latin NCAP em testes realizados em março de 2018. A avaliação considerou tanto a proteção de ocupantes adultos quanto a de crianças.

Quer manter seu veículo em dia?

Apesar do bom resultado, o Latin NCAP recomendou à Fiat a ampliação dos itens de segurança oferecidos no modelo para alcançar a pontuação máxima de cinco estrelas.

Foto de Fiat Toro no teste Latin NCAP | DOK

Cinco estrelas: Volkswagen Virtus

O Volkswagen Virtus fabricado no Brasil conquistou a classificação máxima de cinco estrelas do Latin NCAP em julho de 2023.

Esse resultado positivo deve-se ao bom desempenho do carro em testes de colisão frontal, lateral e traseira, além da avaliação da proteção para pedestres.

Vale ressaltar que itens de série como seis airbags e controles de tração e estabilidade também contribuíram para a conquista da nota máxima.

Foto de Volkswagen Virtus no teste Latin NCAP | DOK

Saiba mais sobre veículos

Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:  


Perigos dos carros menos seguros do Brasil

Como você pôde ver anteriormente, carros que recebem entre zero e duas estrelas apresentam um risco maior de segurança, especialmente para os ocupantes em caso de acidentes de trânsito.

Mantenha seu veículo em dia!

Alguns desses perigos específicos incluem:

  • Maior chance de lesões graves ou fatais para os ocupantes devido à estrutura menos resistente do veículo;
  • Menor proteção em impactos laterais;
  • Falta ou menor número de airbags, dispositivos de segurança fundamentais para amortecer impactos.

Além dos perigos citados para os ocupantes, vale lembrar que o Latin NCAP também avalia a segurança para pedestres em seus testes.

Por isso, é fundamental considerar a avaliação na hora de escolher um carro. Optar por veículos com notas mais altas significa que você estará oferecendo maior segurança para si mesmo, seus passageiros e pedestres.

Dicas para manter seu carro mais seguro no Brasil

Além de analisar as notas dos testes realizados pelo Latin NCAP, para evitar que seu automotor fique menos seguro nas vias do Brasil, também é importante complementar essa proteção com a contratação do melhor seguro veicular (seja para carro ou moto).

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre o seguro RCF, de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos, que vai além da proteção básica obrigatória. 

Além disso, é importante, para a sua segurança, realizar a consulta de débitos do veículo antes da aquisição. Por meio dessa consulta, você poderá verificar se o veículo possui multas e outros débitos em aberto, incluindo licenciamento e IPVA em atraso. Aqui no DOK, essa verificação é totalmente gratuita e online.

Mantenha seu veículo em dia!

Conclusão

Motorista, como você pôde notar, escolher um carro seguro é fundamental para garantir a sua segurança e a dos seus passageiros no trânsito.  

Os carros menos seguros do Brasil, segundo o Latin NCAP, são aqueles que receberam entre zero e duas estrelas em seus testes. Esses veículos apresentam um risco maior de lesões graves ou fatais para os ocupantes em caso de acidentes.

Portanto, ao escolher um carro, opte por modelos com notas mais altas (quatro ou cinco estrelas). Isso significa que o veículo oferece maior segurança para você, seus passageiros e pedestres.

Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que adorará conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn

Tags: carros menos seguros do Brasil


Perguntas frequentes os carros menos seguros do Brasil

Quais são os carros menos seguros do Brasil?

Os carros menos seguros do Brasil são aqueles que receberam entre zero e duas estrelas nos testes feitos pelo Latin NCAP, como o Hyundai HB20 (2 airbags), Citroën C3 (2 airbags) e Fiat Argo/Cronos (2 airbags).

Qual é o automóvel menos seguro do mundo?

É difícil dizer qual carro é o menos seguro do mundo, pois a segurança depende do órgão regulador e região. Porém, o Latin NCAP aponta que carros com zero estrelas oferecem o pior nível de segurança.



Posts relacionados