IPVA
Golpe do IPVA: saiba como identificar e evitar fraudes!
Salve, Motorista! Você sabia que existem pessoas aplicando golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)? […]
Salve, Motorista! O Volkswagen Golf, lendário no Brasil e no mundo, foi aposentado por aqui em 2020, mas continua disponível e evoluindo pela Europa.
Continue a leitura e descubra tudo sobre a história do Golf, assim como notícias sobre o possível retorno do sapão para o Brasil!
A história do Golf começou oficialmente na Europa em 29 de março de 1974 e, desde então, o hatch vem conquistando o mundo com seu design, potência, tecnologia e dirigibilidade.
Com mais de 37 milhões de unidades fabricadas em 50 anos, o Golf é um dos carros mais vendidos da Volkswagen e um dos três modelos mais populares desde a invenção do automóvel.
No Brasil, a paixão pelo Golf começou um pouquinho mais tarde, em 1995, quando a primeira geração desembarcou por aqui, já na sua terceira fase global. Mas foi em 1999 que a história do Golf ficou ainda mais brasileira, com a inauguração da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
De lá até 2020, a fábrica produziu até a 8ª geração do hatch, com suas várias versões, em especial a GTI, conquistando os corações dos motoristas e sendo eternizada até mesmo em miniaturas da Hot Wheels de carros brasileiros.
Em 2020, a Volkswagen deu adeus à produção local do Golf, um modelo que marcou a história do automobilismo por 25 anos no Brasil.
Essa decisão pode ser resumida em: os tempos mudaram. Assim, continuar a produção do Golf por aqui não estava sendo mais lucrativo para a Volkswagen por uma série de motivos. Confira:
No entanto, o Golf segue rodando pelo exterior e pode ser que retorne para o Brasil em um futuro breve. E você, motorista, iria gostar desse retorno?
Enquanto o Volkswagen Golf segue aposentado em terras tupiniquins, seus fãs podem encontrar conforto com as unidades usadas que continuam disponíveis no mercado.
Saiba a melhor maneira de comprar um carro seminovo neste outro artigo do Blog.
Histórico e praticamente uma lenda, é claro que o Golf foi se transformando ao longo do tempo. Confira a linha do tempo com as gerações do Golfão:
Lançada em 1974, a primeira geração contava com motores variando de 1.1 a 1.6. O GTI 1.6 de 110 cv foi um destaque devido ao seu desempenho. Embora tenha sido aposentada na Alemanha em 1983, a linha continuou na África do Sul, onde foi comercializada como Citigolf até 2009.
De 1983 a 1991, o Golf cresceu, oferecendo mais espaço para os consumidores. Durante esse período, foi lançada a segunda geração do Golf GTI que, inicialmente, vinha equipado com um motor 1.8 de 8 válvulas e 112 cv, mas logo surgiu a opção de 16 válvulas, que alcançava 139 cv.
Além disso, foi introduzido o Golf GTI G60, equipado com um motor 1.8 de 16 válvulas e compressor volumétrico, entregando 210 cv.
A terceira encarnação do Golf foi lançada na Europa em 1991, marcando uma nova fase para o hatch, e chegou ao Brasil com um pequeno atraso de 3 anos, trazendo consigo diversas opções de motores.
Dentre elas, destacavam-se o GL de 1.8 com 90 cv e o GLX de 2.0, que entregava 114 cv, oferecendo uma variedade de escolhas para os consumidores em termos de potência e desempenho.
Em 1997, foi lançada a quarta geração do Golf, conhecida como “sapão” devido aos seus faróis arredondados.
Este foi o primeiro Golf a ser produzido no Brasil, logo em 1998. Os motores disponíveis incluíam opções de 1.6, 2.0 e 1.8 turbo, com potências variando de 150 cv a 193 cv.
Além disso, o “sapão” é um sucesso entre os fãs de carros rebaixados no Brasil até hoje.
Na Europa, o destaque em motorização foi a introdução do 1.9 TDI, o primeiro diesel de injeção direta da marca, amplamente elogiado na época.
Durante o período de 2003 a 2008, o GTI quase decolou em sua motorização. A estreia do primeiro motor 2.0 TSI a gasolina representou um marco importante, fornecendo 200 cv de potência, acompanhado por um câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas.
Além disso, durante esse período, foi introduzido o GTI W12, um protótipo único equipado com um motor 12 cilindros em W montado na posição central traseira. Com um propulsor de 6.0 litros capaz de gerar 650 cv, fazendo o modelo atingir 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
Já a sexta geração, de 2008 e 2013, conquistou reconhecimentos importantes, como cinco estrelas no teste de impacto do EuroNCAP e o título de “Carro Mundial do Ano” em 2009.
Com destaque para segurança e desempenho, o Volkswagen Golf manteve o câmbio DSG de seis velocidades, já presente em seu antecessor.
A sétima geração do hatchback chegou em duas versões: o modelo esportivo GTI 2.0 e o Highline 1.4 TSI, disponível com câmbio automático de dupla embreagem de seis ou sete marchas.
Mais tarde, o câmbio de sete marchas foi substituído pelo Tiptronic automático de seis velocidades.
O Golf 8, lançado em 2019, apresenta uma ampla gama de versões para atender às diferentes necessidades dos consumidores. Desde a versão econômica 1.0 TSI, ideal para quem busca economia de combustível e um preço acessível, até o esportivo GTI e R, que oferecem uma experiência de condução dinâmica e visual diferenciado.
Além disso, o Golf também inclui opções híbridas, como o GTE, que combina eficiência energética com tecnologia inovadora, proporcionando uma autonomia elétrica impressionante.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Considerado a evolução turbinada do Golf 8, o Novo Golf mantém a originalidade desse clássico que tanto amamos e é ideal para:
Porém, a má notícia, motorista, é que o Novo Golf só está disponível na Europa. Embora haja estudos em andamento sobre o retorno do Golf para o mercado brasileiro, ainda não há previsão de chegada, configurações e nem preços do Volkswagen Golf 2024 no Brasil.
O que se sabe até o momento é que a Volkswagen está considerando trazer de volta a versão GTI ou a R, com maior desempenho e tração integral.
Enquanto o nosso “sapão” não volta para cá, que tal conferir as vantagens e desvantagens do modelo europeu?
Conheça as principais vantagens:
Conheça as principais desvantagens:
Neste artigo, você pôde conhecer e relembrar a história do Volkswagen Golf no Brasil e no mundo, suas versões, além de notícias sobre o retorno do “sapão” ao Brasil, que segue ainda sem previsão.
Motorista, se você adquiriu um Volkswagen Golf ou está pensando em comprá-lo, lembre-se da importância de mantê-lo regularizado. Para fazer isso de forma prática, fácil e sem burocracia, basta acessar o site do DOK e conhecer as opções de pagamento que se adequam ao seu orçamento.
Aqui no DOK, você pode realizar o licenciamento online e ficar em dia com IPVA, multas e outros débitos veiculares sem pesar no bolso, tudo isso sem sair de casa.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: volkswagen golf configurações, vr6 volkswagen golf, notícias sobre volkswagen golf
Os preços médios no mercado de seminovos para o Golf são: cerca R$ 70 mil a R$ 85 mil, para a versão 1.0 TSI 2020, e em torno de R$ 85 mil e R$ 100 mil, para a versão 1.6 MSI 2020.
As médias de consumo para o Golf 1.0 TSI 2020 é de 8,7 km/L, na cidade, e 11,8 km/L na estrada quando movido a gasolina.
O Volkswagen Golf 2024 apresenta novos faróis dianteiros e luzes traseiras de LED, um assistente de voz integrado, desenvolvido em parceria com a Cerence, além de interior renovado com uma nova central multimídia e motor híbrido plug-in, oferecendo cerca de 100 km de autonomia elétrica. Esse modelo não está disponível no Brasil.
Formado em Engenharia Civil, Matheus Packs é um dos idealizadores e protagonistas na criação de um novo modelo de negócio dentro do DOK, onde alavancou os resultados e transformou a empresa em uma pioneira no mercado de despachante online. Focado em estratégias de venda, Matheus é apaixonado por inovação e desburocratização. Por meio do DOK, busca gerar valor aos consumidores, proporcionando simplicidade, facilidade e transparência ao regularizar débitos veiculares, como IPVA, Licenciamento e multas.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1