Salve, Motorista! Viajar de motorhome é uma aventura incrível, mas antes de pegar a estrada, é fundamental certificar-se de que você está em dia com a carteira para dirigir motorhome.
Continue a leitura e saiba tudo sobre as regras da CNH para motorhome no Brasil e no Mercosul.
O que é motorhome?
Conforme o CTB, um motor-casa (ou motorhome) é um veículo automotor com carroceria fechada, projetado para alojamento, escritório, comércio ou propósitos semelhantes.
Assim como um caracol, um motorhome é como rebocar a sua residência para onde quiser. Porém, em vez de carregar a sua casa nas costas, você a transporta sobre rodas. Isso é perfeito para quem curte rotas turísticas longas e aproveitar a liberdade das rodovias, não é mesmo?
Qual a carteira certa para dirigir motorhome no Brasil?
No Brasil, para dirigir motorhome, é preciso observar as regras da nova CNH, que determina as categorias de habilitação conforme o Peso Bruto Total (PBT) indicado no documento do veículo que será conduzido.
Confira as regras gerais sobre a carteira para dirigir motorhome:
CNH categoria B: para motorhome com PBT até 6.000 kg;
CNH categoria D: para motorhomes com PBT superior a 6.000 kg e/ou se transportar mais de 8 passageiros, além do motorista.
Vale destacar que se o motorhome for registrado como ônibus ou caminhão na documentação, é necessário possuir a categoria C ou D, mesmo que o PBT seja inferior a 6.000 kg.
Como assim a carteira da categoria B pode dirigir motorhome?
Pois é, motorista, parece estranho, mas é isso mesmo.
Afinal, segundo o Art. 143, parágrafo 2o, do CTB, os motoristas com carteira de habilitação categoria B estão autorizados a dirigir motorhomes.
Mas atenção, Motorista! Isso só vale para os motores-casa com peso de até 6.000 kg, que não estejam registrados como caminhão ou ônibus e que tenham até 8 lugares, excluindo o do motorista.
E no Mercosul, qual a carteira para dirigir motorhome?
A Carteira Nacional de Habilitação brasileira é válida para conduzir veículos nos demais países da América do Sul por períodos específicos de tempo, que podem ou não ser estendidos. Geralmente, essa autorização é de 90 dias a partir da data de entrada no país.
Isso se deve ao acordo internacional para promover a integração do continente. No entanto, essa autorização não significa que todas as leis são iguais e nem dispensa a Permissão Internacional para Dirigir (PID) quando exigida. Por isso, é essencial verificar a legislação de cada país antes de começar a viagem, viu, motorista?
Agora, quando o assunto é motorhome, existem algumas diferenças essenciais entre a lei brasileira e a dos demais países sul-americanos.
Confira quais são as categorias de habilitação necessárias para dirigir motorhome nos países fundadores do Mercosul, além do Brasil, na tabela abaixo:
Qual habilitação é necessária para dirigir Motorhome fora do país?
País
Categoria
PBT
Habilitação
Seguro Carta Verde
Uruguai
B
Até 3.500 kg.
CNH brasileira ou PID válida por 3 meses.
Exigido.
C
Entre 3.500 kg e 6.000 kg.
D
Superior a 6.000 kg ou que transportem mais de 8 passageiros.
Paraguai
B
Até 3.500 kg.
CNH brasileira ou PID válida por 6 meses.
Exigido.
C
Entre 3.500 kg e 6.000 kg.
D
Superior a 6.000 kg ou que transportem mais de 8 passageiros.
Argentina
B
Até 3.500 kg.
CNH brasileira por até 90 dias, CNH Argentina ou PID válida por 1 ano.
Exigido.
C
Entre 3.500 kg e 6.000 kg.
E
Superior a 6.000 kg ou que transportem mais de 9 passageiros.
Saiba mais sobre CNH
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Dirigir motorhome pode resultar em multa em três situações principais:
Dirigir motorhome com a carteira errada: infração grave, com multa e apreensão do veículo;
Dirigir com o veículo sem licenciamento ou com o licenciamento atrasado: infração gravíssima, com multa e retenção do veículo;
Dirigir com o exame toxicológico vencido: somente para os motorhomes que exigirem CNH D ou E, infração gravíssima com fator multiplicador de multa.
Portanto, é essencial garantir que você tenha a carteira de motorista adequada para dirigir o motorhome e que toda a documentação esteja em dia para evitar infrações e suas consequências legais.
Como e onde pagar?
Dirigiu motorhome com a CNH errada ou esqueceu de licenciá-lo e tomou uma multa durante o passeio, motorista?
Pode ficar tranquilo, o DOK é o seu melhor co-piloto nessa viagem. Regularize a situação do seu veículo agora mesmo com o DOK, afinal, deixar isso pendente pode te causar muita dor de cabeça lá na frente.
Deixe que o DOK resolva isso por você. Para isso, basta acessar o site do DOK e parcelar multas, IPVA e licenciamento em até 12 vezes no cartão, de maneira prática, fácil e totalmente livre de burocracias.
Conclusão
Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre a carteira para dirigir motorhome: quais categorias são aceitas, regras de CNH no Mercosul, bem como infrações e multas.
Além disso, também ficou por dentro da praticidade que o DOK tem a oferecer para você na hora de regularizar o seu veículo. Afinal, com o DOK você parcela multas, IPVA, licenciamento e outros débitos veiculares em até 12x, de maneira fácil, prática e segura.
Gostou do conteúdo? Então, tenho certeza que vai adorar conhecer o nosso blog. Para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e LinkedIn.
Tags: cnh para dirigir motorhome
Perguntas frequentes sobre carteira para dirigir Motorhome
Precisa de carta especial para motorhome?
Não. É possível dirigir motorhome com as categorias normais de CNH no Brasil (B, C ou D), desde que respeitando as regras de cada categoria conforme ao peso do motorhome e número de passageiros.
Qual a categoria para poder dirigir motorhome cujo peso não exceda 6mil kg?
Caso o veículo não esteja registrado como caminhão ou ônibus no documento, é permitido dirigir motorhome com menos de 6 mil kg com a CNH da categoria B.
Qual a categoria da habilitação para dirigir motorhome fora do país?
Para dirigir motorhome fora do país, é preciso portar a Permissão Internacional para Dirigir na categoria correspondente ao Peso Bruto Total do motorhome.
Formado em Engenharia Civil, Matheus Packs é um dos idealizadores e protagonistas na criação de um novo modelo de negócio dentro do DOK, onde alavancou os resultados e transformou a empresa em uma pioneira no mercado de despachante online. Focado em estratégias de venda, Matheus é apaixonado por inovação e desburocratização. Por meio do DOK, busca gerar valor aos consumidores, proporcionando simplicidade, facilidade e transparência ao regularizar débitos veiculares, como IPVA, Licenciamento e multas.
Formado em Engenharia Civil, Matheus Packs é um dos idealizadores e protagonistas na criação de um novo modelo de negócio dentro do DOK, onde alavancou os resultados e transformou a empresa em uma pioneira no mercado de despachante online. Focado em estratégias de venda, Matheus é apaixonado por inovação e desburocratização. Por meio do DOK, busca gerar valor aos consumidores, proporcionando simplicidade, facilidade e transparência ao regularizar débitos veiculares, como IPVA, Licenciamento e multas.