Inspeção veicular é suspensa em São Paulo

Por: Gregory Packs

Publicado em 19 de maio de 2017 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

Inspeção veicular é suspensa em São Paulo
banner de blog anunciando a campanha Acelera Black Friday que oferece 25% de desconto nas taxas de 10 a 12 vezes no cartão | DOK

A cidade de São Paulo possui uma frota de veículos que fica em torno de 6 milhões. A primeira decisão tomada é de que todos esses veículos teriam de passar obrigatoriamente por uma inspeção veicular. No entanto, ficou-se decidido que os carros que tinham sido fabricados até o ano de 2002 e que poluem em quantidade maior do que os carros novos, não tinham a necessidade de passar por essa fiscalização.

Com isso, aproximadamente 59% da frota presente na cidade, o equivalente a 3,5 milhões de carros, não foram obrigados a passar por isso. No entanto, a implantação para que toda a frota passasse pela vistoria acabou sendo adiada para o ano de 2015.

Como é feita a inspeção veicular

A cidade de São Paulo foi a primeira a obrigar que os motoristas passassem pela inspeção veicular. No entanto, a meta era fazer com que os motoristas se convencessem e fizessem com que eles entendessem que esse serviço não era mero capricho, mas uma questão de necessidade da saúde pública.

Com a obrigatoriedade da inspeção, quem tivesse de fazer mas resolvesse não comparecer, teria o licenciamento do seu veículo bloqueado pelo Detran e se a fiscalização o pegasse rodando com o veículo era multado com R$ 500,00. Porém, o valor que era cobrado pela taxa era de R$ 52,73.

Quem realiza a inspeção

A inspeção veicular é realizada pelos técnicos. Nesse tipo de inspeção, os profissionais medem a emissão de gás pelo veículo e também fazem uma análise da parte mecânica do mesmo. Se tiver algo que faça com que os técnicos não aprovem o veículo, o proprietário do mesmo é orientado a se deslocar até uma oficina de confiança para que ele solucione o problema.

Feito isso, o dono do veículo tem um prazo de 30 dias ou próximo a isso para que solicite um novo agendamento a fim de que os técnicos realizem uma nova inspeção. Nesse caso, o proprietário do veículo não tem de pagar novamente pela taxa.

Mantenha seu veículo em dia!

Inspeção veicular suspensa

No ano de 2015 a realização do serviço de inspeção veicular foi suspensa por causa da demora para realizar a licitação com a Controlar, empresa que é responsável pelo serviço. No entanto, o prefeito da cidade, Fernando Haddad, possui o objetivo de inserir em todo o estado a inspeção veicular municipal. Nela, todos os municípios e cidades que pertençam ao estado precisariam fazer a inspeção veicular.

Para isso, o prefeito alegou que não tinha o porquê de somente a capital estadual, São Paulo, passar por esse processo importante para o bem estar de todos, e deixar as demais de fora desse avanço.

Por que foi suspensa?

A suspensão da inspeção veicular na cidade de São Paulo foi suspensa pelo prefeito por um período de seis meses. Segundo informações repassadas, a suspensão aconteceu por causa do contrato estar vencido entre a empresa que é responsável por realizar as inspeções, a Controlar, e a prefeitura ter vencido no mês de março de 2012.

No entanto, a empresa afirma que a duração do contrato é até 2018 e que resolveu procurar as medidas legais na justiça.

No site http://www.despachantedok.com.br/licenciamento-online você encontra uma forma muito simples de fazer o seu licenciamento online. Para acessar outros serviços basta acessar esse link http://www.despachantedok.com.br/.



Posts relacionados