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Salve, Motorista! Está sentindo uma certa instabilidade no veículo? Talvez seja o momento indicado para realizar o alinhamento e o balanceamento.
Fazer as revisões periódicas no veículo é um cuidado essencial para a sua conservação, ainda mais se tratando de um bem tão caro e necessário, não é mesmo?
Para entender melhor a diferença entre o alinhamento e o balanceamento, e saber como identificar os sinais anormais do veículo, separamos as principais dúvidas sobre quando fazer as manutenções e evitar problemas futuros.
O alinhamento e o balanceamento são manutenções comuns e periódicas, e servem para corrigir falhas relacionadas à direção desalinhada e trepidação do veículo.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
A manutenção servirá para impedir a deformação de peças essenciais, que podem ocasionar problemas maiores a longo prazo, além de prevenir o desgaste irregular dos pneus.
Realizar o alinhamento e o balanceamento de forma preventiva preserva o veículo, deixa o carro mais econômico ao reduzir necessidade de idas ao mecânico e economizar gasolina, além de tornar a viagem mais segura.
O alinhamento é a manutenção do ângulo das rodas, para que fiquem niveladas em relação ao solo e paralelas entre si.
Ele impede que o motorista perca a direção, principalmente durante as curvas, e aumenta a durabilidade dos pneus.
Já o balanceamento equilibra a variação do conjunto entre as rodas e os pneus, pois mesmo os pneus da mesma marca e fabricante, podem ter alterações de diâmetro devido à flexibilidade e instabilidade da borracha. Modelos diferentes, como a roda esportiva, também devem ser considerados na hora de balancear.
O balanceamento servirá para evitar desgaste irregular de peças e perda de regulagem em outras partes do veículo.
Como vimos anteriormente, o alinhamento e o balanceamento são essenciais para a economia e segurança ao dirigir, e recomenda-se que sejam feitos de forma preventiva para melhor conservação do veículo.
Com a boa manutenção, dificilmente o carro apresentará algum sinal de instabilidade, porém, depois de fazer viagens longas ou passar por estradas irregulares, pode acontecer de o veículo precisar de alguma correção.
Veja a seguir quatro situações que necessitam das manutenções.
Segundo a recomendação geral dos fabricantes de veículos, o motorista deve alinhar e balancear o carro sempre quando se aproximar da marca dos 10mil km rodados.
Porém, esta não é uma regra. As manutenções podem ser feitas antes, se o motorista perceber anormalidades ou simplesmente por cautela.
Imagine que, ao dirigir, o veículo começa a fazer barulhos estranhos, o painel do carro e o volante começam a tremer e, sempre ao acelerar, a situação piora, como se algo fosse desmontar.
Essa situação é muito comum, principalmente em carros rebaixados, e pode ser observada depois de transitar por estradas com irregularidades e buracos que desestabilizam as rodas e a borracha dos pneus.
Esses são sinais claros de que o veículo precisa passar pelo balanceamento, que distribuirá o peso igualmente entre as rodas para reduzir a trepidação.
Nessa situação, Motorista, ao deixar o volante em linha reta, parece que o veículo adquire vida própria e começa a mudar de direção sozinho para a esquerda ou para a direita.
Brincadeiras à parte, o problema é sério, pois atrapalha a estabilidade na hora de realizar manobras e fazer curvas, podendo causar acidentes. É comum também perceber um desgaste diferente entre os pneus, devido ao desarranjo.
Geralmente, as anormalidades são percebidas após bater o carro no meio-fio e também ao passar em buracos. O problema é corrigido durante o alinhamento do carro, que ajustará a suspensão e o ângulo das rodas.
No momento de substituir os pneus antigos, o alinhamento do veículo se perde, e é preciso fazer o procedimento de novo para garantir a estabilidade da suspensão.
Se estiver tudo certo com o veículo, o balanceamento não será necessário nesse caso.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso. Confira:
Os preços variam muito entre oficinas e regiões. A média geralmente fica entre R$100 e R$250 nas principais capitais do país.
O modelo do carro também pode interferir no valor, então, vale pesquisar entre as oficinas de confiança antes de fechar o negócio.
Alguns seguros auto também incluem as manutenções de alinhamento e balanceamento para o cliente, dependendo da apólice contratada. Consulte o seu seguro para saber se você tem direito ao serviço.
São diversas oficinas mecânicas espalhadas pelas cidades brasileiras que prestam o serviço de alinhamento e balanceamento.
É recomendável pesquisar bem antes de escolher, para não cair em golpes ou receber uma manutenção mal executada.
Atente-se às avaliações dos clientes anteriores, procure por indicações e exija sempre a nota fiscal do serviço.
Deixar de fazer as manutenções gera um maior desgaste do veículo, aumenta o consumo de combustível, coloca em risco a segurança do trânsito e o condutor ainda pode ser penalizado.
No artigo 230, inciso 18 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), conduzir um veículo em mau estado de conservação que comprometa a segurança é considerado infração grave, com multa de R$195,23 e mais cinco pontos na carteira.
Motorista, não deu tempo de fazer a manutenção do carro e levou multa?
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Quando o veículo está desalinhado, o peso do carro fica mal distribuído entre as rodas. Para compensar a falha, o motor precisa fazer mais força para manter o veículo em movimento.
O balanceamento também faz com que o pneu tenha menos atrito com o solo, assim, a movimentação do carro fica mais “leve”, exigindo menos do motor. Além disso, o veículo estável faz o condutor economizar cerca de 10% a mais em combustível.
Alinhamento e balanceamento nem sempre precisam ser feitos ao mesmo tempo. Geralmente, o alinhamento é feito com mais frequência, devido à má qualidade das estradas e por conta da troca de pneus.
Lembrando que o balanceamento pode ser feito quando o carro atingir os 10mil km rodados ou quando o motorista sentir algum tremor ou barulho diferente.
Algumas oficinas oferecem os dois serviços em pacotes, com valores que podem ser vantajosos. Observe os sinais que seu carro está demonstrando e analise com calma o momento certo para fazer as revisões.
O ideal para evitar o alinhamento e o balanceamento seria fugir dos buracos nas pistas. Infelizmente, a situação das vias brasileiras não é favorável aos condutores, visto que os órgãos responsáveis não dão prioridade à manutenção das estradas.
Além disso, carros são máquinas complexas que precisam de manutenção periódica. Mesmo em boas condições para dirigir, pode haver desregulagem com o tempo. Por isso, é recomendada a revisão periódica para prevenir qualquer problema.
A direção defensiva também ajuda a manter o carro estável, pois pode evitar batidas e acidentes que desestabilizam o veículo.
Como vimos, estar em dia com o alinhamento e o balanceamento só proporciona vantagens ao motorista, pois preserva o veículo, a segurança e o bolso.
A manutenção deve ser feita sempre que necessária, independentemente do tempo ou da quilometragem recomendada. Assim, Motorista, você evita o desgaste em outras partes do veículo e o surgimento de novos problemas.
Cuidar para que o veículo esteja em boas condições, também evita multas e diminui as chances de causar um acidente de trânsito.
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O valor dos serviços varia conforme a região e as oficinas. O motorista encontrará uma média de valores entre R$100 e R$250 para cada manutenção.
A recomendação dos fabricantes é que o carro seja alinhado e balanceado ao atingir 10mil km rodados, ou sempre diante de algum sinal de anormalidade, como trepidações e instabilidade do volante.
O alinhamento estabiliza o ângulo das rodas e pneus entre si e em relação ao solo. O balanceamento regulariza o diâmetro dos pneus e equilibra o peso entre as rodas. A cambagem alinha a inclinação das rodas, considerando o plano vertical.
As revisões aumentam a duração do veículo, a vida útil dos pneus e a sua estabilidade, além de evitar acidentes e multas causados pela má conservação.
O alinhamento e o balanceamento podem ser feitos a cada 10mil km rodados ou sempre que surgir algum problema relacionado à estabilidade do volante, desgaste irregular das rodas e trepidações que são percebidas no volante, painel e piso.
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