Dicas
Animais em transporte público: tudo o que você precisa saber
Salve, passageiro! Viajar com seu animal de estimação pode ser uma experiência enriquecedora e divertida, mas também exige planejamento e […]
Sempre que pensamos sobre como proteger melhor o nosso veículo, algumas dúvidas acabam surgindo. Afinal de contas, com todos os riscos que existem atualmente no trânsito brasileiro, qualquer medida de precaução é, com toda certeza, a melhor escolha. Pensando sobre isso, adotar um seguro para carros que possa satisfazer todas as questões de segurança se torna imprescindível.
Atualmente existem diversos tipos de seguros que oferecem muitas vantagens em relação a segurança de qualquer veículo. No entanto, entender melhor como funciona cada tipo de seguro é primordial.
Portanto, como funciona o seguro para carros? Quais tipos de seguros o mercado oferece atualmente? Qual seria a melhor escolha em função das suas necessidades de proteção? Hoje, forneceremos informações extremamente relevantes sobre o assunto para que você possa aderir a um seguro de maneira simples e tranquila. Veja!
Quando adquirimos um veículo, pensamos nos valores que foram investidos e uma maneira de nos precaver sobre qualquer tipo de perda. Tempo e dinheiro foram investidos para que aquele bem fosse comprado e, consequentemente, precisamos pensar em maneiras de fazer valer todo o nosso esforço.
O que a maioria das pessoas não compreende, é que antes mesmo da aquisição de um carro, é necessário pensar e, principalmente, planejar a efetivação da compra do automóvel. Algumas condições precisam ser satisfeitas antes da definição do seguro de carros a ser escolhido. Essas condições são:
Depois de avaliarmos as condições para adquirir um veículo, precisamos falar sobre os reais motivos de contratar um seguro para carros. Geralmente, os seguros são contratados com a função de proteger o patrimônio contra avarias e/ou furtos. No entanto, a função de um seguro veicular é bem mais extensa do que isso.
Logicamente que, proteger o seu bem contra qualquer tipo de dano ou roubo é algo que precisa ser bem avaliado e efetivado. Contudo, o seguro precisa também ser pensado de maneira que venha proteger as pessoas que possam estar envolvidas em qualquer tipo de acidente.
Questões médicas precisam ser levadas em consideração, uma vez que o trânsito tem a capacidade de vitimar pessoas de maneira corriqueira e, algumas vezes, limitar essas mesmas vítimas de alguma forma. Por conta disso, entender a cobertura que um seguro de carros oferece é o ponto crucial na decisão de contratar uma seguradora que possa arcar com esses custos.
Uma vez entendido os reais motivos para a contratação de um seguro de carros, vamos agora entender melhor os tipos de cobertura sobre este tipo de serviço. O principal objetivo de um seguro, como você já sabe, é proteger seu veículo contra qualquer tipo de eventualidade que possa acontecer, buscando minimizar ou eliminar algum tipo de perda.
Todos os riscos envolvidos (roubo, colisões, entre outros) deverão estar garantidos de maneira individual ou em grupo, por diversas coberturas. Essas coberturas farão parte da apólice de seguro que você contratar.
Normalmente, os seguros são compostos por coberturas básicas e adicionais. No seguro sobre os danos ao carro, a apólice pode ser contratada de duas formas:
1. Incêndio, roubo ou furto: Como é de se esperar, essa apólice ira cobrir o veículo sobre os danos recorrentes de incêndio e garante uma indenização sobre roubo ou furto do carro.
2. Compreensiva: Um modelo mais abrangente. Além de incluir os itens anteriores, também acrescenta a cobertura para colisão.
Extremamente importante, caso haja algum dano ao motorista e aos passageiros, a cobertura de acidentes pessoais por passageiro (APP) garante a indenização. Ela pode ser contratada para cobrir mortes, invalidez permanente e despesas médicas. Tudo relacionado ao acidente.
As coberturas para danos a terceiros cobrem danos materiais, corporais ou morais causados a terceiros ou aos seus bens. Caso precise pagar alguma indenização, a seguradora arcará com todos os custos, incluindo os gastos judiciais.
Além das coberturas já citadas, outros itens podem ser adicionados como:
Logo após discorrermos sobre todos os tipos de cobertura, precisamos entender o que não estará incluso. Entre os principais pontos, podemos citar:
Com todas as informações aqui contidas, podemos dizer que a contratação de uma apólice de seguro veicular é de extrema importância quando se trata dos riscos envolvidos no trânsito.
Buscar informações precisas é uma ótima maneira de evitar situações que possam comprometer a integridade de um bem material. Afinal, proteger um bem, fruto de muito trabalho, é razoável no sentido de preservar todos os investimentos que foram feitos para adquirir.
O Redator é a equipe de produção do DOK, formada por redatores especialistas em marketing, jornalismo, letras e outras áreas. Nossos artigos são escritos com base em fontes oficiais, como o Detran, CTB, SENATRAN e Sefaz, para oferecer informações relevantes e atualizadas aos motoristas de todo o Brasil. Em nossos artigos, também é possível conhecer todos os serviços disponibilizados pelo DOK Despachante, como consultas e pagamentos facilitados para licenciamento, IPVA, multas, entre outros.
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1