IPVA
Golpe do IPVA: saiba como identificar e evitar fraudes!
Salve, Motorista! Você sabia que existem pessoas aplicando golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA)? […]
Ei, Motorista! A Tecnologia é uma coisa extraordinária, não é? A inovação constante no setor automotivo vem se tornando cada vez mais acessível.
Hoje, no Brasil, seis a cada dez carros possuem o sistema de câmbio automático de acordo com o portal quatro rodas.
Como toda ação tem uma reação, com essa revolução recente na maneira de dirigir, os cuidados com o seu automóvel também sofrem com a mudança. Por isso, neste artigo, você verá os erros mais comuns que podem danificar o câmbio automático.
A principal diferença entre o câmbio manual para o automático é na parte interna do carro.
Diferente do convencional em que o motorista precisa fazer a troca da marcha manualmente, o automático conta com os conversores de torque que medem a força e velocidade do veículo, ou seja, faz a troca sozinho sempre que necessário.
Além da “mão livre”, com a marcha automática, o motorista também não precisa ficar com o pé esquerdo no pedal da embreagem por todo o percurso, até porque não existe embreagem em carros automáticos.
Na parte externa do mecanismo (a parte visível ao motorista), o câmbio automático não tem a numeração que estamos acostumados (iguais ao do manual). Contudo, existe uma luz no painel que indica quando existe alguma irregularidade.
Agora, a separação é por letra e são somente 4 comandos bases:
Por terem nomes parecidos, é comum confundirem o câmbio automático com o que é somente automatizado. Este último, na realidade, é um câmbio manual melhorado.
Basicamente, o sistema interno é o mesmo, mas com algumas adições de um “robô” que analisa o funcionamento interno e manda os comandos para o condutor que é responsável pela troca de marcha. Dessa forma, fazendo a mudança de marcha dispensando o uso da embreagem.
O semiautomático ou automatizado é a junção dos dois mundos, é o sistema manual do qual estamos acostumados, mas dispensa a utilização da embreagem para troca de marcha do carro.
Os automatizados estão em peso nas ruas por terem uma direção mais confortável para o motorista e um aconchego para a carteira, por serem mais baratos que os automáticos.
Não é porque o câmbio automático é mais simples de usar que não existe a maneira correta, pelo contrário, o modo de uso é mais baseado no que não fazer, visto que na prática ele troca de marchas “sozinho”.
Para quem é acostumado a dirigir carros manuais, é comum que muitas ações se tornem inconscientes e ao reproduzi-las em um veículo automático, podem prejudicá-lo.
Para evitar que você cometa alguns erros bem comuns no início da troca de um carro manual para o automático, até porquê dirigir um Gol não é a mesma cosia que conduzir um Camaro, convenhamos. Fiz uma lista dos erros mais comuns a se evitar e assim preservar o seu veículo.
Para iniciar essa lista, vamos falar sobre a manutenção do carro, pode parecer óbvio, mas ressaltar a importância de sempre estar atento ao que seu veículo “pede”, pois em qualquer sinal de mau funcionamento, é fundamental procurar o seu mecânico de confiança.
Como vimos, o sistema de câmbio automático não foi feito para se mexer toda hora, entretanto, em alguns momentos será necessário, como estacionar ou dar ré.
Dessa forma, tome muito cuidado e evite movimento bruscos, pois isso a longo prazo, pode danificar os componentes do câmbio.
No câmbio automático, a marcha utilizada para estacionar é a letra “P” (Parking), que em tradução livre é “estacionar”, e essa é sua única função. Sendo assim, confira algumas dicas para usar esse comando corretamente:
Essa é uma questão muito importante para qualquer tipo de veículo, independentemente se for automático ou não.
No entanto, como cada fabricante possui um modelo de câmbio diferente nos seus projetos, o correto é conferir o tempo indicado pela marca para realizar a troca de óleo da caixa de marcha. Mas há alguns sinais dos quais valem se atentar:
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai gostar de saber disso. Confira:
Geralmente, o investimento para ter um veículo automático é bem maior que o convencional. Desse modo, cuidar do item investido é indiscutível.
As dicas a seguir, te ajudarão a manter seu bem valioso no melhor estado.
A letra “N” representa o ponto neutro, que em carros manuais seria o ponto morto.
A maneira correta de usá-lo é em pequenos deslocamentos de emergências, como por exemplo empurrar o carro para fora da via enquanto espera o reboque.
Importante pontuar que não é preciso mudar para o neutro em toda parada que o carro fizer, inclusive não é recomendado. A maneira correta de usar no dia a dia é para dar partida no motor ou desligá-lo.
Desde a chegada do câmbio automático nas ruas, ele já ganhou diversas inovações e melhorias.
É de costume que cada marca/montadora traga ao seu produto, as melhores peças possíveis dentro da necessidade do público-alvo.
Porém, alguns se destacam mais na opinião pública e, de acordo com os portais e fóruns automotivos da internet como Rk Motors, o melhor carro tanto em custo benefício, quanto em performance, considerando desempenho e preço, é o Chevrolet Onix e Onix Plus 1.0, com um câmbio automático de seis marchas.
Também vale a pena informar que, recentemente, o câmbio CVT vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro.
Podemos considerar que a chegada dos automáticos foi uma revolução automotiva e muito inspiradora, afinal, o avanço na tecnologia e na segurança do trânsito pode facilitar nossas vidas.
O câmbio automático inovou a forma que os motoristas mais experientes têm da direção, mas também trouxe mais conforto, visto que muitos condutores consideram que as marchas são o terror dos condutores.
Assim como qualquer outro bem, você deve cuidar do seu amigo automático seguindo as dicas deste artigo, além de manter a manutenção em dia, de acordo com as necessidades do seu veículo, independentemente dele ser lançamento ou seminovo.
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Para dar partida em carro com câmbio automático, pise no freio, dê partida com a marcha engatada no P (Parking); depois que o motor estiver ligado, mude para a letra D (Drive) ou R (ré).
As marchas no câmbio automático são trocadas sozinhas, então o tempo é de acordo com a necessidade que o motor terá de torque.
É um reparo bastante caro, comparado com o tradicional, o gasto é no mínimo de R$5 mil, por isso, os bons cuidados são tão importantes.
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