O que faz o profissional de SEO no DOK Despachante?

Por: Gregory Packs

Publicado em 30 de setembro de 2022 | Atualizado em 15 de fevereiro de 2024

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Ei, Motorista, o DOK está crescendo! Com isso, nossos departamentos também aumentaram! Hoje, vamos apresentar os responsáveis pelo conteúdo de SEO da empresa, quem são as mentes por trás dos nossos artigos, o que fazem e a sua importância.

Atualmente, a equipe de SEO é composta por seis pessoas, que se dividem em: três redatores, dois analistas e um consultor especialista. Até então, o DOK é a única empresa da região de Sorocaba que conta com um time presencial completo e totalmente especializado em conteúdo SEO.

O que é SEO e como fazer?

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization”, que quer dizer “Otimização de Mecanismos de Busca” em português.

Essa técnica do Marketing é usada para melhorar o posicionamento do domínio (site e blog) da empresa de maneira orgânica, ou seja, sem usar mídia paga para ficar nas primeiras posições dos buscadores.

Gostou do que viu sobre o DOK?

Os profissionais de SEO estudam os comportamentos dos posicionamentos de conteúdos nos mecanismos de pesquisa e aplicam estratégias da melhor forma no material a ser produzido. Entre eles, estão os analistas, vamos falar do papel de cada um deles a seguir.

O que um analista de SEO faz?

Os analistas de SEO realizam as pesquisas de palavras-chave e analisam os conteúdos dos concorrentes de página das ferramentas de busca mais usadas e, com base nos resultados, criam as estratégias para alcançar boas posições orgânicas na internet.

Atualmente, atuam no DOK dois tipos de analistas de SEO, o técnico e o de conteúdo, ambos precisam ter domínio das normas de escrita e conhecimento das ferramentas que são usadas para auxiliar na análise dos materiais produzidos.

Analista técnico

O analista técnico é responsável pela parte estrutural do blog ou site, garantindo que sempre sejam agradáveis ao usuário e aos mecanismos de busca. Por isso, o profissional cria estratégias de melhoria com base nas buscas feitas pelo público.

Também fica em sua responsabilidade analisar a “saúde” do site e fazer a mediação entre o conteúdo e os desenvolvedores que são responsáveis por alterar o código das páginas.

Em conclusão, o analista técnico fica com a parte de “bem-estar” da navegação e por garantir que os materiais são “encontráveis” por quem quer saber mais sobre determinado tema.

Não basta apenas ter um texto bom focado em SEO, também é preciso estar atento à parte técnica para que esse conteúdo seja encontrado nos mecanismos de buscas, garantindo uma boa performance. Há diversas coisas que ajudam um artigo indexado a ter um posicionamento relevante, seja on-page ou off-page, como a estratégia de link building, dados estruturados, estrutura de URLs etc.”– comenta Julia Veroneze, Analista de SEO Técnico do DOK Despachante.

Analista de conteúdo

Antes de falar sobre o papel do profissional, vamos esclarecer o que é conteúdo; no dicionário é “aquilo que ocupa, parcial ou totalmente, o espaço em algo”. Então, entendemos que conteúdo criado para internet ocupa o espaço de um domínio.

O analista de conteúdo SEO garante que esse espaço seja preenchido de maneira relevante ao público-alvo da empresa, fazendo a pesquisa e planejamento de pautas para a produção desses materiais que serão otimizados.

É um trabalho que exige muita análise, pesquisas (seja de palavras-chave, de SERP, concorrentes etc). E, para além disso, é preciso pensar em pautas estratégicas que solucionem a dor da nossa persona. Nem sempre os conteúdos precisam ser sobre nossos serviços, afinal, queremos ser referência para o usuário que deseja se informar. – diz Natasha Amaral, Analista de Conteúdo SEO no DOK.

Como se tornar um especialista em SEO?

Como vimos, o SEO é uma técnica de Marketing usada para otimizar o alcance orgânicos de materiais na internet, utilizando texto e outros tipos de conteúdo, levando em conta também, a experiência do usuário devido à velocidade de carregamento da página, por exemplo, a fim de evitar que o leitor saia do site antes de concluir uma ação.

Para iniciar o estudo de SEO, é recomendado ter uma base sobre Marketing Digital para que faça sentido a aplicação da estratégia. Entretanto, não é uma regra ter a formação na área para se especializar em otimização de materiais com foco nos mecanismos de busca.

No momento, não existe uma instituição presencial que ofereça a pós-graduação ou MBA especializado em SEO. Em contrapartida, as faculdades EAD focadas em Marketing Digital têm, em seu catálogo, cursos de especialização na área e outras vertentes da metodologia.


Saiba mais sobre o DOK Despachante

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Quem compõem o time SEO do DOK?

O DOK Despachante é a única empresa da Região Metropolitana de Sorocaba que mantém uma equipe totalmente presencial especializada em SEO, além do time de Marketing, que é composto por outros profissionais da área de Comunicação.

Assim, conforme mencionado no início deste artigo, nosso time é composto por seis integrantes. Todos eles têm capacitação na área de Comunicação Social e são fundamentais para os resultados alcançados pela empresa como um todo.

O que o SEO faz pelos clientes da empresa?

O time de SEO do DOK é responsável pela forma que a empresa disponibiliza artigos no blog e também nas páginas do site. Sendo assim, além de otimizados, todos os nossos textos são pensados para que sejam fáceis e confortáveis de compreender.

Fora a autenticação dos conteúdos, é verificado que todas as informações estejam atualizadas e que sejam de fontes confiáveis, garantindo que os nossos clientes tenham sempre dados “quentes” e verídicos.

Além de divulgar nossos serviços de pagamentos de débitos veiculares online, nosso papel é cuidar para que nossos clientes se sintam seguros para contratar os serviços por terem todas as informações necessárias sobre taxas e também sobre o mundo dos veículos como um todo.

Quais técnicas de SEO são usadas pela equipe do DOK?

A principal técnica do SEO é a pesquisa de palavras-chaves, as quais são usadas para dar direcionamento ao conteúdo que será produzido e publicado em nossas plataformas.

Em resumo, as palavras-chaves são o que as pessoas mais pesquisam nos mecanismos de busca. Sendo assim, o que elas mais têm dúvida sobre determinado tema. Esses termos podem ser encontrados no Google Keyword Planner, no Semrush ou em diversas outras ferramentas.

infográfico sobre o que faz SEO e suas ferramentas | DOK Despachante

Quais são as principais tarefas do setor?

Conforme citado anteriormente, o time de SEO é responsável pelos conteúdos dispostos no blog e no site do DOK para que ambos os domínios tenham um bom funcionamento e entrega nas buscas orgânicas.

Uma das muitas atividades do setor é analisar os concorrentes que produzem o mesmo tipo de conteúdo e prestam o mesmo serviço. A partir disso, são criadas estratégias para superar e se posicionar ainda melhor nas buscas.

Quais ferramentas de SEO são fundamentais para o DOK?

Existem várias recursos que auxiliam na otimização de conteúdo. No DOK, usamos muitas do que o próprio Google disponibiliza, como:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • Google Tag Manager;
  • Google Trends.

Essas ferramentas ajudam a mapear os usuários da plataforma, comportamento dos possíveis clientes e, por fim, elas auxiliam a montar as melhores estratégias para otimizar as entregas.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é, como funciona o SEO, dá para entender a importância desse setor aqui na empresa, certo? Como valorizamos essa técnica, nosso objetivo é entregar o melhor trabalho possível para você, motorista.

A adesão ao SEO vem aumentando com a comprovação dos seus resultados positivos. Assim, os profissionais estão se capacitando para utilizar ainda mais esse método. Diante disso, a gerência do DOK identifica essa necessidade e oferece a capacitação para o time.

Portanto, nosso time de SEO está repleto de profissionais que acreditam no trabalho que fazem e desejam comunicar da melhor forma o que o DOK tem a oferecer aos seus usuários e clientes.

TAGS: analista seo o que faz/ análise SEO/ SEO marketing digital/ SEO web


Perguntas frequentes sobre SEO

Qual a função de um SEO?

O objetivo de um profissional de SEO é otimizar conteúdos para que se posicionem da melhor forma nos mecanismos de busca na web, como Google, Yahoo e Bing.

O que é SEO e como fazer?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português quer dizer “Otimização de Mecanismos de Buscas”. Trata-se de uma técnica usada para melhorar o posicionamento do domínio (site ou blog) da empresa de maneira orgânica nos principais buscadores.

Qual a diferença entre CEO e SEO?

CEO é a sigla para “Chief Executive Officer”, que é o cargo executivo mais alto de uma empresa de qualquer ramo. Já o SEO é um técnica de otimização para mecanismos de busca, a qual é utilizada no marketing.



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