Dívida Ativa
PGE Dívida Ativa: parcelamento, prazos e consequências
Salve, Motorista! Você já recebeu aquele envelope branco assustador de Dívida Ativa com o carimbo da Procuradoria Geral do Estado […]
Salve, Motorista! Você sabia que é possível pagar suas multas de trânsito sem precisar sair de casa? Fizemos este artigo para te ensinar a pagar os débitos do seu veículo e responder todas as dúvidas sobre esse assunto.
Existem vários fatores que podem levar você a ser multado, alguns casos são bem conhecidos, como a multa por empinar moto, mas outros não são tão populares. No decorrer deste texto, vamos citar alguns deles, para que você, condutor, possa ficar mais atento na direção.
No momento em que o motorista comete uma infração, é feito o registro dela, e muito em breve, chegará uma notificação por meio de carta no endereço registrado no Detran; ou se você tiver o cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o aviso aparecerá na tela do seu dispositivo móvel.
A primeira notificação será para informar que houve uma infração e qual a sua gravidade. Vale lembrar que, caso julgue que a penalidade foi aplicada de maneira injusta, você poderá recorrer.
Dessa maneira, a segunda carta que chegará à sua casa contará com os detalhes da multa, incluindo valor e prazo para pagamento.
Em alguns casos, a multa pode entrar no fator multiplicador e ter o seu valor multiplicado em até 60x.
Com o boleto em mãos, você pode fazer o pagamento em: lotéricas, bancos físicos e digitais, despachantes credenciados e o próprio aplicativo do SNE – disponível para Android e iOS.
Caso você tenha perdido a carta, jogado fora sem querer, molhado ou tenha acontecido qualquer imprevisto e seja necessário emitir a segunda via da sua multa, você pode acessar o site do Detran e gerar o arquivo em PDF para imprimir a segunda via da multa.
No entanto, nem todos os estados precisam que o boleto seja impresso. Em São Paulo, por exemplo, você pode pagar os débitos do seu veículo apenas com o número do Renavam em bancos conveniados ao Detran ou casas lotéricas.
Dessa forma, não é necessário imprimir a guia de regularização, a não ser que você não seja do estado de São Paulo.
No DOK, é ainda mais fácil acessar a multa, pois você só precisa informar a placa do seu veículo para fazer uma consulta gratuita, além de poder fazer o pagamento com o cartão de crédito, sem precisar imprimir o boleto.
Além dos bancos digitais credenciados pelo Detran, o DOK, primeiro despachante online do Brasil, também permite a regularização de multas online.
A diferença é que os bancos só aceitam pagamento à vista, enquanto o DOK oferece várias formas de pagamento, para te ajudar a manter suas contas em dia.
Ao pagar uma multa pelo site do DOK, é possível parcelar em até 12x e utilizar diferentes cartões de crédito para isso.
Além disso, você também pode pagar por meio de:
Para regularizar multas do estado de São Paulo, você tem a opção de fazer a consulta no próprio site do órgão responsável com o número da Renavam e pagar da forma que achar melhor.
Agora, se prefere fazer uma consulta rápida, gratuita, intuitiva e ainda parcelar em até 12x, você pode acessar nosso portal de “multas online”.
No Paraná, não é possível consultar as multas apenas com a placa do veículo, pois é preciso informar o Renavam também. Contudo, os demais procedimentos são semelhantes aos de SP.
Vale ressaltar que o DOK é um despachante credenciado nos estados de São Paulo e Paraná. Então, você, paranaense, também tem a chance de desfrutar da eficácia dos nossos serviços.
Ei, Motorista! Se você chegou até aqui, achamos que também vai precisar saber disso, confira:
As multas do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estão ligadas às rodovias federais. Portanto, essas informações valem independente do estado em que a multa foi aplicada.
No portal do órgão, você consegue consultar os débitos. Para isso, é preciso informar o número do Renavam e a placa do veículo. As regras de pagamento são iguais as citadas acima, você pode escolher a que melhor te atender.
Deseja saber mais sobre o DNIT? Temos o artigo perfeito para você:
Sabemos que cometer uma infração não está incluso no planejamento financeiro de ninguém e o valor das multas gravíssimas, como a Multa de celular, por exemplo, pode fazer falta no fim do mês.
E você sabia que pagar uma multa de trânsito antes da data de vencimento, é possível obter de 20% a 40% de desconto do valor total? Aliás, ao fazer isso, você já ganha 20% de desconto automático.
Sim, é possível pagar sua multa com 40% de desconto. Até o primeiro semestre de 2021, esse serviço só estava disponível para os condutores cadastrados no SNE e não atendia todos os estados brasileiros.
Entretanto, após a atualização no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), esse desconto se tornou obrigatório! Pois o cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica não é mais um serviço opcional aos órgãos.
Para ganhar esse desconto automático de 40%, o condutor precisa emitir seu boleto pelo app do SNE. Porém, se você tiver solicitado o pedido de recurso contra multa, o desconto volta a ser de apenas 20%.
Ficou com dúvida sobre o passo a passo de como pagar multa com desconto? Este artigo que separamos para você explica detalhadamente sobre o porque o benefício passou a valer em todos os estados.
No DOK, a consulta é completa, você tem acesso aos débitos do seu veículo e também consegue saber quando já foram quitados. Para pagamentos feitos conosco, o comprovante e atualizações do pedido são enviados no e-mail cadastrado durante a compra.
Contudo, também há como consultar a situação do veículo no portal do órgão referente ao seu estado. Inclusive, no portal do DNIT, está disponível um serviço em que você consegue declarar a ausência de dívidas veiculares.
Entretanto, vale lembrar que esses procedimentos são muito mais complicados, pois exigem cadastro e uma série de dados.
Existem ocasiões em que o condutor já sabe que cometeu uma infração, como quando excede a velocidade permitida das vias. Nesses casos, há como se antecipar e não esperar a notificação chegar para fazer o pagamento.
Para isso, basta acessar os portais já indicados e, se sua multa já estiver disponível, você pode realizar o pagamento adiantado.
O pagamento atrasado não é o recomendado, mas ainda pode ser feito. Isso porque, nesses casos, o motorista perde a possibilidade de pagar a dívida com desconto de antecipação.
Por isso, se você esqueceu de pagar a multa dentro do prazo, fique tranquilo, pois vamos te ensinar a fazer agora.
Para quitar a multa após o vencimento, você precisará emitir a segunda via do boleto com data atualizada pelo portal do órgão responsável por seu estado, conforme mencionado no início deste texto.
Já com o DOK, você paga as multas e outros possíveis débitos em atraso sem precisar emitir guia, é só acessar nosso site, informar o número da placa do veículo e um e-mail válido, no horário e onde quiser.
A resposta é sim! Você pode parcelar suas multas em até 12x no cartão de crédito com o DOK!
E tem mais, você ainda consegue parcelar em até seis cartões diferentes, caso não tenha limite suficiente em um único cartão, além de poder dar uma entrada no Pix e dividir o restante do valor.
Dessa forma, ficou bem mais fácil ter os débitos veiculares em dia, não é mesmo? Nós facilitamos a regularização das dívidas do seu veículo, seja para multas, licenciamento ou IPVA. Então, conte com o DOK na hora de escolher o método ideal de pagamento.
Pagar multas não é mais aquele processo demorado e burocrático que um dia já foi. Agora, o Sistema Nacional de Trânsito tem se atualizado para facilitar a vida do motorista e otimizar os próprios serviços.
E junto ao sistema, os prestadores de serviços veiculares também estão inovando nos seus serviços, como o DOK, que é o primeiro despachante online do Brasil e busca incansavelmente ajudá-lo ainda mais.
Assim, ao invés de recorrer aos métodos tradicionais de pagamento que só aceitam pagamentos à vista, você pode contar com o DOK Despachante para parcelar não só as multas de trânsito, mas todos os débitos veiculares em até 12x.
Vale lembrar que o pagamento pode ser feito pela internet, ou seja, não é preciso sair de casa para manter o veículo em dia.
TAGS: como pagar multa de trânsito online/ como tirar multa de trânsito para pagar/ como gerar guia para pagar multa de trânsito/ como fazer para pagar multa de trânsito
O condutor tem o prazo de 30 dias corridos para pagar a multa, a partir da data de emissão da notificação.
Caso seja necessário emitir a segunda via da sua multa, você pode acessar o site do Detran do seu estado e imprimir o arquivo em PDF. Para fazer isso, é necessário efetuar um cadastro no portal.
Além dos bancos digitais credenciados pelo Detran, Você pode pagar suas multas online pelo site do DOK, basta informar o número da placa e seu e-mail. É possível parcelar as multas em até 12 vezes com o DOK.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo:
Despachante DOK - Copyright © 2012 - 2020 | Todos os direitos reservados (CNPJ: 27.838.743/0001-91) | Credencial CRDD 004130-1