A visão de tendências do mercado que tanto boa parte da população quanto os profissionais do setor automotivo possuem é que os carros serão bem mais leves, elétricos e que não precisam de motoristas.
Quatro temas são tidos praticamente como certos para os próximos anos como o corte na emissão de gases que colaboram com o efeito estufa, foco voltado a segurança de uma sociedade que está envelhecendo, desejo de conveniência para que o tempo e o espaço sejam otimizados e a necessidade de ter preços mais acessíveis.
Para que tudo isso fique junto é preciso muita inovação. Por isso, a indústria automotiva necessita abraçar a mudança tecnológica com mais urgência.
De acordo com isso, algumas tendências do mercado podem ser identificadas como os descritos a seguir:
Carros autônomos
Os carros autônomos são os que não necessitam de condutores para se deslocarem pelas vias terrestres. Inúmeros projetos já estão em andamento e alguns já estão sendo testados nas ruas.
Essa necessidade surgiu pelo fato dos motoristas passarem várias horas, no ano, dirigindo seus automóveis o que acarreta num cansaço físico e mental que, quando acumulados, podem provocar acidentes.
No entanto, ninguém sabe ao certo como o estado irá regular esses veículos mas vale a pena lembrar que, apesar de ser possível os acidentes nos veículos autônomos, eles são considerados bem mais seguros do que os que são conduzidos pelos seres humanos.
Inovação no motor
Uma forte tendência no mercado dos automóveis é a regulação da poluição e a eficiência dos motores afinal, elas estão ficando cada vez mais rígidas no âmbito internacional. Isso acaba exigindo que as montadoras inovem constantemente para melhorar e diminuir os motores o que possibilita o surgimento dos modelos híbridos e elétricos.
Carros compartilhados
Esse serviço é muito semelhante ao aluguel de veículos no entanto eles são muito mais baratos e práticos. A ideia é que o acesso ao carro seja facilitado sem que o individuo tenha que adquirir um.
No nosso país, o serviço de carros compartilhados funciona por dois modelos principais: o P2P que é o compartilhamento de carro entre pessoas e o B2C que é o compartilhamento de carros de empresas.
Gigantes da informática invadindo o mundo automobilístico
Tanto a Google quanto da Apple resolveram investir em sistemas que podem ser usados nos automóveis. Ao que parece, os carros terão suporte para os dois sistemas. Segundo alguns relatos de uso, os benefícios de ter esses sistemas no computador de bordo trás vários benefícios muito interessantes como atender uma ligação e ouvir música, por exemplo, tudo apenas utilizando o comando de voz.
Carros conectados
Com a internet das coisas, os objetos são capazes de gerar um fluxo de dado inédito que permite mais eficiência e conveniência que nunca se pensou. De acordo com o crescimento que está acontecendo nas conexões dos automóveis, acredita-se que até o ano de 2024 as conexões de rede sem fio entre as máquinas terá um crescimento de 10 vezes. No entanto, até o ano de 2020 de cada 5 carros 1 terá a conexão com rede sem fio.
Mais dicas? Aqui >> www.despachantedok.com.br
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
Navegue pela matéria utilizando o índice abaixo: