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Olá, Condutor! Você sabe qual é a melhor opção entre proteção veicular ou seguro auto?
A escolha de um serviço deste tipo envolve muitos quesitos: custo-benefício, qualidade, tipos de coberturas, risco de sinistro e por aí vai. Muitas vezes, compreender tudo isso é cansativo e trabalhoso, pensando nisso, nós preparamos este artigo com todas essas informações.
Se você está em dúvida sobre qual serviço escolher, leia o texto até o final para saber qual é a melhor opção. Boa leitura!
Antes de saber a diferença entre seguro auto e proteção veicular, é preciso compreender o que eles são primeiro.
Começando pelo seguro, este é um contrato firmado entre uma seguradora e um proprietário de veículo em que o cliente paga uma taxa a empresa pela cobertura de prejuízos do automóvel.
Antes de contratar o serviço é necessário fornecer alguns dados pessoais e informações sobre o veículo, também é importante definir qual será o tipo de cobertura e franquia. Depois disso, será elaborada uma apólice com todos os direitos e deveres da seguradora e do cliente.
Após ter o contrato em mãos, você já conta com o seguro e pode acioná-lo caso seu veículo sofra algum sinistro. Por fim, é importante frisar que as seguradoras são regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), uma agência federal responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros.
Ao contrário do seguro auto, a proteção veicular não é fiscalizada por um órgão especializado. Trata-se de um produto ofertado por empresas sem fins lucrativos como associações e cooperativas.
Neste serviço, as pessoas possuem riscos compartilhados, isso significa que elas pagam uma mensalidade para ter as coberturas contratadas e quando há um sinistro o dinheiro para cobrir o dano sai de um fundo mútuo. Caso a reserva não tenha o valor suficiente, todos do grupo devem arcar com os custos.
Por exemplo, supomos que você tenha proteção veicular e sofra algum sinistro que o valor do conserto seja de R$3 mil. Nessa situação, a associação resgataria o dinheiro do fundo comum dos associados e quitaria o reparo.
Agora, caso o fundo não tivesse a quantia necessária, os R$3 mil seria divido entre todos os “segurados”. Em uma proteção com 30 associados, cada um contribuiria com R$100 para quitar o prejuízo.
Por fim, vale ressaltar que a proteção veicular é regulamentada apenas pela Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), uma entidade responsável por associações de diversos segmentos, entre eles a proteção veicular.
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Além de terem diferenças na regulamentação, o seguro auto e a proteção veicular também têm outras distinções como nos tipos de coberturas, análise de risco, termo de adesão, etc. Acompanhe na sequência como é realizado todos esses processos em ambos os serviços!
Neste caso, a proteção veicular costuma ser mais prática.
Enquanto que para ter adesão do seguro, é preciso fazer uma inspeção no veículo e depois aguardar a liberação da seguradora, nas associações e cooperativas o sistema é mais rápido.
Para fazer a adesão da proteção veicular, basta fazer uma inspeção e o pagamento da primeira mensalidade, não é necessário aguardar liberação.
A análise de risco é um método que as seguradoras utilizam para definir as chances de sinistro. As empresas analisam todo o perfil dos clientes e assim determinam o valor da franquia e o custo do seguro de maneira mais assertiva.
Já nas associações de proteção veicular, a análise de risco não é feita, qualquer condutor pode aderir este serviço.
A apólice é um documento que oficializa a prestação de serviço entre a seguradora e o proprietário de veículo. É um contrato bem detalhado com todos os direitos e deveres de ambas as partes.
No entanto, este documento só existe na contratação de um seguro. No caso da proteção veicular é firmado um contrato de responsabilidade mútua, no qual estabelece os riscos compartilhados entre os associados.
Neste item, não há muita diferença entre os serviços. Normalmente, tanto a proteção veicular quanto o seguro automotivo oferecem coberturas para roubo, furto, incêndio, danos a terceiro e colisão.
Entretanto, coberturas adicionais como danos elétricos, quebra de vidros, assistência 24h, etc. geralmente não estão disponíveis na proteção veicular, apenas no seguro auto.
A lei estabelece que a indenização de seguros automotivos devem ser feitas em até 30 dias.
Já nos casos de proteção veicular, não existe uma regra que regulamenta isso. Sendo assim, o ressarcimento é feito conforme o fluxo de caixa da cooperativa, logo o prazo pode ser maior.
As bonificações ocorrem apenas no seguro auto. Quando um cliente não aciona a seguradora com frequência, ele acumula pontos a cada ano. Desta maneira, quando seu serviço é renovado, esses pontos podem se transformar em descontos.
Infelizmente, isso não acontece na proteção veicular. Se um associado não sofrer nenhum sinistro durante um ano, ele não terá desconto na hora de renovar o contrato.
O cancelamento de proteção veicular, geralmente, exige que o associado tenha permanência mínima de 180 dias, caso ele decida encerrar o serviço antes, deverá pagar multa.
Já para finalizar o seguro, não existe um período mínimo de uso, o contrato pode ser cancelado a qualquer momento. Porém, é preciso ter quitado o valor referente aos meses em que o serviço foi utilizado.
Agora, que você já sabe as principais diferenças entre os serviços, é importante fazer a análise das vantagens e desvantagens de cada um deles, veja nos tópicos abaixo quais são elas:
Por último, e mais importante, confira a tabela com todas as diferenças entre os serviços!
Seguro Auto | Proteção Veicular |
É regulamentado pela SUSEP | Não é regulamentado um órgão específico, apenas a OCB |
A adesão é concedida após inspeção e liberação da seguradora | Para ter a adesão só é preciso realizar a inspeção e primeiro pagamento |
É feita análise de risco por meio do perfil dos segurados | Não é feita análise de risco |
É oficializado através de uma apólice | É firmado um contrato de responsabilidade mútua |
Além das coberturas normais, existe a possibilidade de serviços adicionais | Normalmente, só são disponibilizadas coberturas normais sem a possibilidade de incluir serviços adicionais |
A indenização é feita em até 30 dias | Não existe um prazo para receber a indenização |
Caso o segurado não sofra nenhum sinistro ele recebe bônus que podem se converter em descontos | Não há bônus |
Pode ser cancelado a qualquer momento | Geralmente, para cancelar o serviço é necessário permanência mínima de 180 dias |
Caso você tenha se decidido pelo seguro auto é importante que saiba como consultar o serviço antes de contrata-lo.
Compreendemos que fazer esta escolha não é uma tarefa fácil. Por isso, o ideal é facilitar ao máximo este processo. Ainda bem que atualmente já existem corretoras online, nas quais é possível contratar um seguro em poucos cliques, como o DOK Seguros.
E ah, é importante destacar que para contratar um seguro e também rodar com tranquilidade, é imprescindível regularizar os débitos com o DOK em até 12x com até 6 cartões diferentes.
Se você ficou com dúvidas de como funciona a cotação online, nós montamos um passo a passo que pode te ajudar, confira:
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Enquanto a proteção veicular é um serviço de responsabilidade mutua, ou seja, os associados pagam uma mensalidade e caso alguém sofra um sinistro o valor do reparo sairá do fundo arrecadado com os pagamentos. O seguro costuma ser mais confiável, pois não depende de um fundo, quem arca com os custos do sinistro é a seguradora.
Tendo em vista que a proteção veicular não é fiscalizada por um órgão específico, é mais confiável optar pelo seguro, pois é mais fácil recorrer se houver algum problema.
Existem valores a partir de R$29,90, mas os preços podem variar conforme a cooperativa e as coberturas do serviço.
Formado em Análise de Sistemas e Marketing Digital, Gregory Packs é o fundador do DOK Despachante, o primeiro despachante online do estado de São Paulo. Com uma visão inovadora, ele revolucionou a maneira que as pessoas fazem seus documentos veiculares, disponibilizando uma plataforma 100% online que facilita e agiliza esse processo, oferecendo diversos serviços de forma simples, segura e eficiente, como consulta e pagamento de licenciamento, IPVA, multas, entre outros. Atualmente, o DOK já atendeu mais de 200 mil motoristas e está sempre em busca de oferecer os melhores serviços e experiência aos seus clientes.
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